Microfone condensador com custo-benefício para estúdio: 6 exemplos

O microfone condensador é um tipo específico de equipamento de captação. Diferente dos dinâmicos, que possuem uma bobina que interage com a pressão sonora, os condensadores possuem um sistema similar a um capacitor que cria um campo elétrico. A variação da pressão sonora atinge esse campo, o microfone interpreta esta pressão e manda o sinal correspondente. Devido a essa diferença, é um tipo de microfone muito mais sensível, captando inclusive sons que não se pretendia. Do mesmo modo, são mais sensíveis também na sua estrutura, exigindo mais cuidados com relação a quedas, e a umidade para garantir boa vida útil.

Os condensadores, por possuírem este sistema, precisam de alimentação elétrica, provido normalmente pela mesa som ou interface de áudio. Essa alimentação, em outras palavras, é o “phantom power” ou “+48v”.

É muito útil em diversos tipos de aplicações, devido à sua fidelidade de áudio e resposta estendida dos graves aos agudos – tanto para vocais, quanto para instrumentos. Por isso, o Mundo da Música fez uma lista desses equipamentos, com exemplos de melhor custo-benefício para estúdio.

Vale lembrar, também, que alguns equipamentos são vendidos juntamente com alguns acessórios, tais como case ou saco para transporte, “shock mount” e/ou pedestal, até mesmo, o filtro de “pop”. Confira na descrição do produto, enquanto faz a compra, quais destes acessórios estão na caixa do microfone, diretamente na plataforma de vendas ou com o seu vendedor de confiança.

Confira, em seguida, a lista que preparamos.

Behringer B1

O modelo B1 da Behringer é um microfone condensador com resposta de frequência ampla, reproduzindo tecnicamente todas as frequências audíveis do espectro humano (20Hz até os 20.000Hz), com uma leve acentuação de uma região de agudos. É mais próxima da característica de um microfone “flat”, ou seja, tentando reproduzir os graves e agudos da forma mais fiel possível.

Microfone Condensador Behringer B1
Microfone Condensador Behringer B1

Possui saída XLR e tem padrão polar cardioide, captando bem as fontes direcionadas no eixo frontal, rejeitando as laterais. Possui um botão atenuador de intensidade (-10 dB), fazendo-o propício para captar aqueles que têm a voz muito potente ou, até mesmo, instrumentos com muito ataque, sem que haja distorções. Da mesma forma, busca “domesticar” frequências ultrabaixas, sem que estas distorçam a captação.

AKG P220

Microfone Condensador AKG P220
Microfone Condensador AKG P220

Este modelo de microfone condensador também tem um padrão polar cardioide, e um botão atenuador de intensidade. Porém, este modelo da AKG atenua em -20 dB, garantindo a captação até dos vocais mais agressivos de um cantor, ou mesmo de instrumentos de sopro que emitem grande intensidade sonora. Possui também um filtro de corte de graves ajustável, e suporta pressão sonora de até 155 dB SPL. Este microfone possui uma relação sinal/ruído relativamente alta, proporcionando qualidade em execuções dos instrumentos, mesmo com grande dinâmica.

Possui saída balanceada XLR, também responde a todo o espectro audível do ouvido humano. 

MXL 990

Microfone Condensador MXL 990
MXL 990

Segundo a fabricante, a Marshall Eletronics, este microfone tem uma aparência vintage, imitando alguns modelos antigos de estúdios de rádio. De fato, é um modelo bastante interessante não somente para a música e o canto, mas também para podcasts. Possui uma resposta de frequência um pouco menos ampla (30 Hz até 20 kHz), padrão polar cardioide e um pouco de reforço nos agudos. Porém, ao contrário da maioria dos microfones cardioides, não há um cancelamento total das fontes sonoras advindas do eixo traseiro, podendo haver mais retornos indesejados, o que exige um ambiente de produção acusticamente melhor tratado.

Ele aguenta um máximo de 130 dB de intensidade, o que não é muito se tivermos em mente um bumbo de percussão ou um instrumento de sopro. Por isso, prefira este equipamento para captações de voz ou instrumentos de corda. Como dissemos antes, definitivamente é uma boa escolha para gravação de podcast.

Samson C01

Este microfone da Samson possui padrão polar cardioide. É um equipamento, de certa forma, versátil, pois, além do uso com cordas e vocais, também pode ser usado para captar percussões – não diretamente, mas suspenso sobre a bateria como over head, por exemplo.

Samson C01
Samson C01

É um microfone com padrão polar hipercardioide, portanto, aceita bem as fontes sonoras do eixo frontal. Dessa forma, a resposta de frequência fica entre os 40 Hz até os 18 kHz.

Audio Technica At 2020

Audio Technica At 2020
Audio Technica At 2020

Este microfone é bastante conhecido por ser muito utilizado por streamers e canais de vídeos. É um modelo projetado para a relação custo-benefício, responde a toda a faixa de frequência audível, aguenta até 144 dB de pressão e, também, possui boa relação sinal/ruído. As saídas são XLR, e é um equipamento bastante leve, com menos de 400 gramas. Não confunda com o modelo At2020USB+, que possui saída USB e alguns botões de controle.

O diafragma do equipamento é pequeno e possui um revestimento de plástico. Como resultado, pode retirar um pouco da fidelidade de frequências bastante graves. Para voz e outros instrumentos, não se notam maiores diferenças, entretanto. É um microfone de resposta flat.

Skp Sks-220

Skp Sks-220
Skp Sks-220

Segundo a Skp, este microfone condensador cardióide possui resposta de frequência plana, sem coloridos ou atenuações. Atende à faixa de frequência entre os 20Hz e os 20 KHz, aguentando até 135 dB de pressão sonora. De acordo com o fabricante, possui uma resposta flat, ou seja, não atribui características para as diferentes faixas de frequência.

Conclusão

Esta lista de microfones deve ajudar tanto músicos iniciantes, quanto entusiastas da produção musical. Confira atentamente as especificações de cada um e compare com suas expectativas de uso. Essa simples pesquisa, certamente, evitará compras erradas, lembrando que decepções com produtos mal escolhidos muitas vezes levam não somente a perdas financeiras, mas a um desestímulo à produção audiovisual.

Em conclusão, pense nisso, de fato, e escolha bem.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau