Cuidados na medição de pressão sonora (nível de SPL)

Como em absolutamente em todos os aspectos de nossa vida, temos que obedecer a algumas regras. A medição de intensidade sonora se não for feita com critério, poderá achar problema onde não há – ou, pior ainda, esconder um problema latente que pode prejudicar a audição de pessoas ou dar uma bela dor de cabeça. Talvez as duas coisas.

Primeiramente, o correto sempre será contratar uma pessoa qualificada para avaliar os problemas que você encontrou em sua vida sonora, mas o Mundo da Música não quer simplesmente “terceirizar” a resolução de problema. É questão de honra da empresa. Abaixo, vamos ajudar você a, pelo menos, não chegar de mão vazias, sem fazer ideia do que acontece, como um ouvinte passivo quando o assunto for tocado perto de você.

O som e nossos ouvidos

O som é tudo aquilo que ouvimos. Geralmente, com range entre 20Hz e 20.000Hz. Abaixo disso, temos o infrassom e, acima disso, o ultrassom. Concentremo-nos, então, no som.

Nossos captadores de som, que chamamos carinhosamente de ouvidos, não são perfeitos na captação desse range de vinte a vinte. Além de não ouvirem todas as frequências nas mesmas intensidades, essa variação acontece de acordo com o nível médio escutado.

Para quantizar essas diferenças, foram criadas de forma empírica as curvas que Fletcher e Munson, ou curvas de audibilidade, ou curvas isofônicas. Elas descrevem o comportamento de nossa audição em diferentes intensidades médias chamadas de Curva Phon.

Pressão Sonora: Curvas de Fletcher e Munson
Curvas de Fletcher e Munson

Ok, mas o que isso tem a ver com as medidas? Tudo. O medidor desse tipo de dB tem variação entre curva “A”, “B”, “C”, que são compensações que ajustam o número de decibel mostrado com nossa percepção auditiva. Assim, a curva “A” costuma ser a curva legal. Legal de legalidade.

O sonômetro

Se você jogar no Google “decibelímetro”, certamente encontrará o tal do sonômetro. Sim, muitas vezes somos viciados em termos que não são técnicos.

O decibelímetro é o responsável por medir a intensidade sonora em dB SLP. O “dB” vem da décima parte do Bell (exato, o inventor do telefone). E o SPL é “Sound Pressure Level”, ou nível de pressão sonora. Em literaturas destinadas à parte técnica de áudio e equipamentos, mesmo na língua portuguesa é comum o uso do “SPL” da mesma forma. Textos acadêmicos com foco em acústica até usam o “NPS”, mas são mais raros.

Trata-se de um equipamento indispensável para quem responde por esse assunto, seja na empresa de sonorização, teatro, igreja, etc.

As normas

O Brasil é cheio de normas e você já sabia disso. Abaixo, citaremos as mais importantes que têm alguma relevância em relação a este texto.

NR 15 (Tempo de exposição ao som/ruído)

Dentre vários outros aspectos trabalhistas, a NR15 também traz uma tabela que relaciona o nível de decibel em um determinado local em relação ao tempo de exposição que um indivíduo pode permanecer sem proteção auditiva.

Se você olhar essa tabela, pode até achar que estão de brincadeira, mas palcos e muitos locais que usam música como entretenimento estão muito, mas muito fora desse requisito de segurança auditiva.

NBR 10151 (procedimentos para medição)

Atualizada em 2019, a NBR 10151 é a mais importante norma para este texto. Quando tiver um tempinho em sua vida, leia-a na íntegra!

Ela descreve a forma de medição para os mais diversos tipos de sons (contínuos, intermitentes, total, residual, tonal, impulsivos, entre outros), para que o resultado seja coerente entre ambientes diferentes e, principalmente, para que possam mensurados e comparados com os limites da legislação.

NBR 10152 (Conforto acústico)

Também recentemente atualizada, a NBR 10152 tem por maior objetivo colocar o som dentro de um padrão saudável para a saúde física e mental, bem como proporcionar melhor convívio social a todos.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a norma estabelece:

procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso; prover valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações.

Ou seja, o que é considerado tecnicamente confortável aos nossos ouvidos.

NBR 15575 (Norma de desempenho)

A NBR 15575 leva em consideração a habitabilidade residencial nos mais diversos âmbitos. O que nos serve para esse texto? O Desempenho Acústico.

Ela é praticamente muitas normas em uma só. Inclusive, citando as normas NBR 10151 e NBR 10152 em seu texto. Como o assunto deste subtítulo é norma, e esta é uma das mais atuais, achamos por bem citá-la aqui também.

Medições de pressão sonora em Estúdio ou Home Studio

A NR 15 diz qual é o volume máximo para garantir a sua segurança auditiva. Já a NBR 10151 ajuda a medir o que pode estar motivando o seu vizinho querer dar um soco em você, devido às suas tentativas de gravar uma bateria acústica em seu quarto.

Estúdios profissionais costumam ter acompanhamento técnico e investimento para que esses problemas não ocorram. Os home studios, nem sempre.

Medições de pressão sonora em Igreja, Auditório, Teatros, Casas de espetáculos, etc.

Com finalidade semelhante do estúdio e mesmas normas regentes, buscamos objetivos muito parecidos: conforto, segurança e não incomodar ninguém. Só que, aqui, estamos tratando de audição de muito mais pessoas. E, com isso, a responsabilidade aumenta.

Há casos simples: vizinhos que não incomodam (muito); local da cidade em que é permitido ruído mais alto do que em outros; pessoas que estão despreocupadas com a pressão sonora que as afetam, entre outros.

Todavia, temos casos em que nada da linha de cima se aplica. E, neles, precisaremos de conhecimento para saber medir ou, até mesmo, para compreender o que foi medido.

O mais importante é respeitar leis e, em primeiríssimo lugar, respeitar as pessoas.

Conclusão

O estúdio, igreja, auditório, pub, para quem gosta de som, é um lugar especial. Entretanto, ele precisa obedecer às mesmas leis que qualquer outro espaço. Sabemos que é difícil gabaritar tudo o que foi descrito acima, mas, caminhando com esse objetivo, proporcionamos qualidade e carinho aos ouvidos de quem escuta nosso trabalho.

Sabemos que o texto foi um apanhado generalista sobre o assunto, justamente por ele ser grande e multidisciplinar. Quem precisar de mais do que isso, certamente vai buscar.

Ficamos na torcida para que este post possa ser um bom pontapé para quem quer se aventurar a fazer medições.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau