Se você está lendo um texto com esse título, neste momento, é porque está em dúvida de qual microfone escolher, certo? 

Então, relaxa! O intuito do Mundo da Música é, justamente, desatar esses nós para que você chegue ao final desta leitura com uma listinha ao seu lado. De microfones? Talvez, se você tiver intimidade com algumas marcas e modelos. 

Porém, se você está chegando agora no áudio profissional, você terá uma lista dos tipos de microfones que servem para você. Assim, poderá filtrar o que vai ser mais adequado.

De qualquer forma, dentro de instantes, sua probabilidade de errar na compra do seu microfone será muito menor.

O que é um microfone?

Tecnicamente, o microfone é um transdutor, ou seja, um equipamento que foi construído para transformar uma energia acústica (o som) em um sinal elétrico análogo ao acústico (o áudio). Então, esse áudio poderá ser manipulado pelos demais equipamentos que vêm adiante na cadeia, até chegar a uma caixa acústica em algum momento.

Transdução
Transdução

O fato é que existem muitas formas de fazer essa conversão, que entregam diferentes resultados. O melhor, em definitivo, ninguém sabe. Porém, sobre o melhor para você, podemos ajudar.

Aplicações

A construção de um microfone para uma aplicação não impede de usá-lo com outro objetivo se o equipamento resolve seu problema. Se você está usando o microfone dentro dos parâmetros técnicos do produto, por que não?

O que acontece comumente é que a experimentação e experiência de quem os usa há muito tempo, já é ponto de partida para nossas escolhas e, de fato, isso é um ótimo atalho.

Também comum é vermos o uso de um determinado modelo em palcos de eventos ao vivo e o mesmo produto em estúdios de gravação. Não que existam somente essas duas aplicações, mas nas outras (rádio, TV, cinema, teatro, podcasts, YouTube, Instagram, etc.) pode-se usar os mesmos conhecimentos colocados abaixo.

Eventos Ao Vivo

Vamos fazer inicialmente uma análise espacial. É um evento ao vivo, mas qual é o ambiente em que ele acontece? Um grande show de Rock em ambiente aberto? Uma peça em um teatro com pessoas sentadas e quietas como público? Um evento da cidade que a prefeitura decidiu fazer no ginásio municipal? Acho que você entendeu onde queremos chegar. O mundo à nossa volta influenciará sobre qual microfone deveria usar.

Os palcos (por vezes, um ambiente hostil) pedem um microfone que suporte uma possível queda, vento, chuva, um músico demasiadamente empolgado. Logo, os microfones mais resistentes a essas intempéries seriam a garantia de tê-los para o evento seguinte. Um microfone que suporta a pressão sonora do instrumento e responde bem às frequências que ele emite também é uma boa pedida. 

Vemos uma tendência do uso de microfones dinâmicos nessas situações, mas teremos que ir por partes.

Estúdio de Gravação

O estúdio de gravação é um ambiente controlado. Tem um isolamento acústico que impede que sons indesejados entrem estragando a sua gravação e que ruído saia incomodando seus vizinhos. Ele deverá ter um condicionamento acústico adequado com tempo de reverberação controlado e resposta de frequência plana, ou seja, não adicionando nem tirando sons do seu instrumento original. Pelo menos, deveria ser assim.

Todo esse controle abre um leque que possibilita utilizar qualquer tipo de microfone nessas situações. Entretanto, é um universo muito mais exigente, em que os ruídos dos próprios circuitos dos microfones são abominados. Dois microfones distintos que soavam praticamente iguais, passam a ser diferentes pois estamos ouvindo-os em uma situação muito privilegiada, e possivelmente em monitores de estúdio de alta qualidade.

Há uma tendência forte ao uso de microfones condensadores, mas vemos estúdios de gravações repletos de dinâmicos também. Com isso, vemos que há mais elementos por trás disso tudo.

O que preciso saber para escolher meu microfone?

Vamos fazer o seguinte, pensemos em que perguntas você terá que responder para chegar ao microfone que precisa. Então, imagine um microfone qualquer e pergunte o seguinte:

Este microfone tem capacidade de captar todas as frequências que meu instrumento emite?

O que responde a esta questão é o entendimento do que o gráfico de resposta de frequência nos mostra. Esse gráfico tem no eixo vertical uma quantidade de dB’s que o microfone consegue “ouvir” se comparado a um sinal perfeitamente plano em zero dB, conhecido como Pink Noise (Ruído Rosa). Pelo eixo horizontal, temos as frequências sonora que ouvimos (20 Hz @ 20KHz).

Resposta de frequência de microfone
Resposta de frequência de microfone

Então, se o instrumento ou voz que você quer captar está dentro do range de frequência captado pelo microfone, ele pode servir pois você terá a garantia de que todo som emitido pela fonte poderá ser captado pelo microfone.

É claro que existe muito gosto pessoal na aquisição de microfones, principalmente no que se refere a timbre (frequências), mas também é certo que, se o gráfico for analisado, será um ótimo ponto de partida.

O microfone vai suportar a pressão sonora emitida pela minha fonte?

Quanto melhor o microfone, mais ele sabe lidar com os sons altos e baixos dos instrumentos. Por exemplo, compare o som de um violino com um trompete, um piano com uma bateria. São sinais com intensidades muito diferentes.

O som baixo, de certa forma, nem seria tão problemático, mas o som alto pode causar distorções e, em casos extremos, pode gerar dano ao microfone. E é isso que não queremos.

O parâmetro sensibilidade máxima do microfone nos indica o quanto ele suporta de pressão sonora em sua cápsula sem distorção tecnicamente significativa. O mercado indica essa significância em percentual, mas não é nosso foco no momento.

Na prática, é buscamos uma resposta simples que: se suporta o nosso instrumento. Se não suporta, você deve procurar outro. Graças às tecnologias aplicada à esses equipamentos, quase todos esses microfone no mercado podem receber mais de 130 dBs em média sem muitos problemas, mas não custa verificar se o que você deseja suporta também. Talvez essa seja a decisão mais técnica que tomaremos.

O microfone vai servir para um palco com caixa de retorno sem muito problema com microfonias?

Separamos aqui os microfones direcionais dos omnidirecionais (que captam som de todas as direções). Neste momento, preste atenção ao padrão polar do microfone. O gráfico mostra o quanto o microfone capta de som em relação a para onde é apontado.

Um microfone omnidirecional capta som de todas as direções: não importa para onde o aponte, ele capta tudo à sua volta. Isso é muito comum a microfones de lapela, alguns microfones headset e, até mesmo, o microfone de seu smartphone. 

Ao usar um microfone desse tipo em um palco que usa caixas de retorno, você terá problemas, pois a microfonia é, justamente, o loop gerado pelo fato de o microfone conseguir ouvir o som da caixa e mandá-lo novamente para ela. Logo, você deve evitar esse tipo de microfone nesses casos – o equipamento não consegue escolher de que direção “escuta” o som, então, ele escuta de todos.

Os microfones direcionais serão os mais indicados para a aplicação em um palco com caixas de retorno. Eles podem ser cardióides, supercardióides, hipercardióides – e, até mesmo, os superdirecionais costumeiramente usados em áudio para cinema, os shotguns. Estes sempre terão algum ponto (ângulo em relação ao seu eixo principal) em que não conseguem captar os som, e é justamente aí que deverá estar sua caixa de retorno.

Portanto, entre esses tipos de microfones escolha o que atende à sua necessidade. A maioria dos microfones presente em cima de palcos é de cardióides, mas essa não é sua única utilização. 

Preciso de um microfone Dinâmico ou Condensador?

Como quase tudo no áudio, depende. É notório que um microfone condensador tem um som mais rico em detalhes, da mesma forma que também se nota que ele capta até os ruídos que nós não gostaríamos que fossem captados. É notório que o microfone dinâmico é mais “robusto e confiável” para qualquer intempérie, mas também notamos que os dinâmicos de melhor som são “caros” e pode-se comprar um condensador com uma sonoridade melhor no lugar.

O fato que é eles são, simplesmente, diferentes. Escolha o que mais resolve seus problemas pelo valor investido dele.

Para um cantor de MPB que sempre faz duetos com pianos ou violões, um bom condensador de mão ficaria maravilhoso. Nas mãos de um cantor de rock sempre em meio a guitarras, contrabaixos e baterias, o melhor seria um bom dinâmico. Para gravar de tudo um pouco em um home studio, um condensador de cápsula grande talvez seja o mais versátil.

Resumindo, pense em o que você vai captar com ele, em que ambiente, e opte por aquele que cabe no seu bolso.

Dinâmicos X Condensadores

Preciso de um microfone com ou sem fio?

Precisa de mobilidade e pode investir uma graninha? Sem fio pode ser uma opção. Não precisa tanto de mobilidade e está com o orçamento apertado? Com fio, sem dúvidas.

Infelizmente, o processo de compra de um microfone sem fio é um universo à parte dentro dos microfones. Se isso realmente é um problema para você, temos um post em nosso blog que fala especificamente sobre essas diferenças, com ou sem fio.

Se não há dúvidas de que você precisa de um microfone sem fio, acesse o Guia de Compras: Microfones sem fio, que vai solucionar o seu problema.

Tipos especiais de microfones

  • Headset: conhecido por alguns como “microfone de cabeça”, podem ser dinâmicos direcionais que costumam ser utilizados em eventos ao vivo. Também, podem ser condensadores omnidirecionais discretos e muito usados em TV e, até mesmo, teatro.
  • Lapela: um microfone para lapela de um paletó (ou qualquer vestimenta) fixado com uma presilha e muito utilizado em TV e teatro. Normalmente, é encontrado como condensador omnidirecional. 
  • PZM (Boundary): microfones de superfície que podem ser posicionados em cima de uma mesa e gravar uma reunião ou ser usado para videoconferências. Alguns modelos específicos também são usados para captação de alguns instrumentos (por exemplo, bumbo de bateria).
  • Microfones de Fita (Ribbon): como os dinâmicos e condensadores, é uma forma diferente de transformar ondas sonoras em sinais elétricos. Têm construção e colorações (de som) bem características que tornam uma possibilidade diferente de sonoridade dos demais.
  • Shotgun: microfone extremamente direcional pelo uso de tubos canceladores, muito usado em captação de áudio para cinema. Há diferentes níveis de diretividade que são proporcionais ao tamanho do tubo cancelador.
  • USB: microfones como qualquer outro, com o diferencial que possuírem uma saída do tipo USB para conexão direta com computadores. Muito utilizados por quem produz podcasts e todo tipo de conteúdo para internet.

A compra de um microfone passa por gosto pessoal, mas, logicamente, deve obedecer a todos os seus atributos técnicos.

Conclusão

Caso consiga responder com um mínimo de exatidão às perguntas acima, você já pode acessar o nosso site na página de Microfones e usar os filtros à esquerda da tela para que o Mundo da Música apresente todas as possibilidades. 

Se você já conhece alguns modelos de microfones, preparamos uma lista de equipamentos mais vendidos. Clicando nas opções, você acessa o produto diretamente, verá preços e condições nas melhores lojas, com produtos oficiais e garantia de mercado.

Vitrine de microfones

Microfones dinâmicos até 400 reais
Microfones condensadores até R$ 1000 reais
Microfones USB
Kit de Microfones de Bateria
Comprar microfones com fio