Microfone sem fio: o que você precisa saber antes de comprar um

O microfone sem fio pode ser uma boa solução em quesito de mobilidade, quando o locutor ou cantor fica se movimentando pelo palco de forma bastante enérgica. Porém, este tipo de tecnologia exige muitos cuidados, e por ter preços um pouco mais elevados, pode fazer com que a compra se torne uma decepção.

Confira, neste artigo, o que você precisa saber antes de comprar um microfone sem fio.

Se posso ter um microfone sem fio, por que preciso do fio?

Pode parecer um raciocínio bobo, mas é uma linha de pensamento que pode aparecer se não pensarmos como funciona exatamente um microfone. Sempre precisamos lembrar que o microfone é um equipamento transdutor, ou seja, que transforma um tipo de energia em outro tipo.

No caso do microfone, ele transforma a energia da pressão sonora gerada pela nossa voz em energia elétrica, ou sinais elétricos. Esses sinais são interpretados por receptores e amplificados em caixas de som ou fones de ouvido, por exemplo.

Então, você percebeu que existe um caminho para o sinal percorrer entre o microfone e a caixa de som. E este caminho pode ser feito através do fio, ou por sistemas sem fio, que funcionam com ondas de rádios (eletromagnéticas).

Por isso que uma pessoa desavisada pode pensar que, se existe uma tecnologia que dispensa o fio, ela deve ser melhor e mais prática. Mas isso não é uma verdade por completo. É preciso analisar os prós e contras.

A principal vantagem do microfone sem fio

Os microfones sem fio são comumente vistos em apresentações ao vivo. São muito utilizados em apresentações não musicais, como cultos religiosos, cursos e aulas. Portanto, a principal vantagem dele, em relação aos microfones com fio, é a liberdade de movimento. Em certas ocasiões, a mobilidade pode ser uma característica indispensável.

Além disso, é comum o uso dos microfones sem fio em atividade audiovisual e jornalística, em que gravações acontecem na rua e a dispensa do fio pode ser uma vantagem.

Tipos e como funcionam os microfones sem fio

Como dissemos antes, o microfone sem fio se comunica com um pequeno transmissor de ondas eletromagnéticas, atuando em conjunto com um receptor programado para receber este sinal.

Existem os microfones sem fio de mão, os de lapela e os “headset”. Nos de mão, a antena transmissora pode estar acoplada no corpo do microfone, ou em um pequeno transmissor que fica preso na roupa, geralmente no cinto.

Existem também os microfones sem fio de lapela, muito menores e que podem ser presos na camisa. Por fim, os “headset” ficam presos na altura das orelhas, dando total liberdade de movimentos.

Então, os modelos de mão são mais potentes e tem melhor qualidade sonora. Já os de lapela são indicados para gravações em que o microfone não deva aparecer. Também podem ser opção para quando a mobilidade for indispensável, como no caso de pessoas que precisam cantar e dançar ao mesmo tempo, por exemplo.

Pensando assim, pode parecer difícil entender qual desvantagem pode haver nesse tipo de equipamento. É justamente sobre isso que vamos falar na sequência.

Principal desvantagem do microfone sem fio

Falamos neste artigo que o microfone é um equipamento que envia sinais para serem interpretados por um receptor, e que esse sinal precisa atravessar um caminho. Indo direto ao ponto: o melhor caminho para esse sinal percorrer sempre será um meio físico. Com a tecnologia que temos atualmente, os fios seguem sendo o meio mais estável para a transmissão de informações, sendo muito menos sujeitos a interferências.

Portanto, sistemas de transmissão sem fios podem facilmente sofrer interferências de outros equipamentos emissores de ondas que sejam mais potentes. Essas intererências podem vir de estações de rádio próximas e principalmente das modernas televisões digitais, por exemplo.

Como dissemos antes, este tipo de tecnologia depende de uma conexão que acontece através de ondas eletromagnéticas. É um processo relativamente parecido com o que acontece quando conectamos nosso celular ao nosso modem de internet, por exemplo. Assim, tendo em vista a quantidade de emissores de ondas e sinais eletromagnéticos que temos hoje em dia nas nossas cidades, é muito provável que um sistema esteja sujeito a interferências de um emissor mais potente.

Se o local onde você pretende usar um microfone sem fio for próximo a grandes emissoras de rádio, delegacias de polícia ou corpo de bombeiros, por exemplo, pode ter certeza que a utilização deste tipo de equipamento estará prejudicada (para dizer o mínimo).

Equipamentos deste tipo, quando de baixa qualidade e baixa capacidade de emitir sinal, podem sofrer interferência até mesmo de telefones celulares que recebam chamadas enquanto estejam sendo utilizados.

Para entender bem os tipos de frequência que um microfone sem fio pode apresentar, e quais os riscos decorrentes, confere aqui este artigo do Carlos Pinto.

Outros pontos importantes 

Dependendo da acústica do ambiente, o eco e a reverberação podem ser uma constante. Agora, imagine esses problemas potencializados, por um microfone em movimento pelo palco, passando repetidamente na frente dos altofalantes e indo de encontro com as ondas sonoras que ele mesmo produziu. Por isso, cuidado com o local onde utilizar esses equipamentos.

Ademais, existe o quesito do preço. No geral, os microfones sem fio possuem preços elevados em relação aos com fio, sem que haja uma paridade na questão da qualidade do equipamento. Ou seja, com o preço que se pretende pagar em um microfone sem fio, é possível comprar um microfone com fio com qualidade consideravelmente superior.

É uma tendência que as pessoas acreditem que um equipamento de áudio, por ser mais caro, consequentemente será melhor, mas isso não é uma regra. O transmissor sem fio é o que torna o equipamento mais caro. Ou seja, não significa que a qualidade de áudio será melhor. Preste atenção nisso.

Conclusão

No geral, os microfones sem fio apresentam uma qualidade sonora inferior aos correspondentes com fio, o que deve ser considerado sempre.

Importante dizer que os microfones com fio também podem sofrer interferências de sinais, porém muito menos. O meio físico é muito mais estável. Além disso, os fios por onde passam os sinais elétricos são revestidos por material isolante eletromagnético, o que diminui quase totalmente as interferências.

Nosso conselho é: só invista em um microfone sem fio se a questão da mobilidade for imprescindível. Estamos falando sério! Portanto, analise bem. Muitas vezes, se o caso é dar mais possibilidades de movimentos para quem vai usar o microfone, um fio maior facilmente resolve o problema.

Pense bem antes de investir o seu dinheiro em um equipamento que, talvez, possa lhe trazer mais dores de cabeça do que soluções.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau