Transmissão ao vivo: aprimorando seu áudio

Ao encararmos a tarefa de transmissão ao vivo de algum evento, muitas vezes não nos damos conta de que cada parte do processo deve ter uma atenção especial.

Minha internet está OK, com o fluxo de informação que será trafegado? Tenho câmeras em quantidade e qualidade compatíveis com o nível de qualidade visual que pretendo para a minha transmissão? A iluminação está de acordo com meu ambiente e suficiente para a captação de toda a informação visual necessária? E o áudio?

A resposta a essas perguntas, dependendo do evento, talvez seja a de maior variação em estrutura dependendo do que será transmitido. Serão palestras com um ou dois microfones para entrevistador e entrevistado? Ou o show de uma banda? Pode até ser os dois universos ao mesmo tempo, no caso de uma transmissão de cultos de uma igreja.

Neste texto, discorreremos sobre quais aspectos devemos prestar mais atenção para que que não tenhamos surpresas negativas durante nosso evento.

Microfones

No caso de uma igreja em pleno funcionamento, esse assunto não terá muito mistério e nem será algo que o operador já não tenha passado a cada culto. Só que, desta vez, teremos mais um output no sistema para ele cuidar: a transmissão.

Logo, a microfonação continua idêntica, mas, talvez, devido às outras referências que usaremos para verificar a qualidade do áudio, aquele microfone simples (que dava para o gasto na voz do pastor) mereceria um upgrade.

Microfones de mão

Às vezes é uma tarefa difícil segurar o microfone no lugar certo, colocá-lo em uma posição que favoreça a captura homogênea do som tanto em intensidade quanto em resposta de frequência, ter um controle razoável da dinâmica ao falar.

É bem possível que problemas de vazamento sonoro ou de altos e baixos de som que não eram notados na tarefa de cuidar do P.A. passem a ser bem mais evidentes quando ouvirmos o som na transmissão.

Então, será fundamental entender a dinâmica de uso do orador e escolher o microfone mais adequando em relação à sua diretividade (padrão polar cardioide, super cardioide…) e saber se um microfone mais sensível (condensador) seria mais interessante do que um microfone mais duro (dinâmico) para o uso.

Microfones Headset

O microfone headset pode ser uma boa alternativa para dar mais liberdade gestual ao orador. Também o fato de ser um microfone que, em tese, ficará sempre na mesma posição em relação a boca, melhora bastante alguns aspectos que oradores sem muita noção de uso se microfones de mão costumam complicar a vida do operador.

Contudo, o fato da grande maioria destes ser de microfones condensadores e omnidirecionais (captam som de todas as direções) o uso em palcos, púlpitos e altares com retornos em caixas acústicas podem ser um problema quanto aos ruídos gerados pela caixa e a facilidade de acontecer microfonias.

Existem microfones direcionais e, até mesmo, dinâmicos do tipo headset (o modelo “Sandy & Junior”), porém, não costumam ser muito discretos se comparados aos miniaturizados condensadores headsets. Os dinâmicos podem ser uma alternativa, sim, mas não costumam ser muito vistos para essa aplicação.

Microfones de Lapela

Têm um uso muito semelhante aos microfones headsets, porém, com o agravante do afastamento em relação microfone/boca. O fato de estar em sua “lapela”, como o próprio nome sugere, torna mais perigoso ainda o uso em conjunto com caixas de monitores e em ambientes ruidosos ou com acústica sem tratamento.

Logo, ele serviria perfeitamente para uma entrevista ou bate papo (um por participante) ou, até mesmo, para a fala de alguém sozinho em uma sala com acústica medianamente controlada.

Olhando para todos os possíveis problemas que esse tipo de microfonação poderia proporcionar em uma transmissão de uma igreja, arriscamos dizer que seu uso deveria até ser evitado.

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Sistemas sem fio

Insistimos sempre: o melhor transmissor de áudio de um microfone para um console ainda é o cabo! Mas, na necessidade de ampliar a mobilidade do orador proporcionando confronto em sua missão de comunicar, é inevitável nossa vontade, como técnicos, de retirar o cabo do microfone e/ou substituí-lo por um microfone sem fio.

Este tópico de sistemas sem fio serve para qualquer tipo de microfone descrito acima. Sejam eles os handhelds (bastões de mão), ou mesmo os body pack (caixinha preta usada no bolso ou presa em alguma parte da roupa).

Qualidade neste assunto está ligada diretamente ao investimento. Temos microfones sem fio de R$ 400,00 à R$ 30.000,00. E, acredite, tem mercado para todos. Quanto mais qualidade no áudio e segurança na transmissão de RF (Rádio Frequência) mais alto será seu custo.

Imagine um estalinho ou falha de RF em um dos microfones dentre vários em um culto presencial para 50 pessoas. Agora, imagine essa mesma falha em uma transmissão para 100.000 pessoas. Se a responsabilidade fosse sua? Quanto você investiria?

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Interfaces de Áudio

Mas eu já tenho todo meu sistema montado com um bom console analógico que recebe todos meus sinais de áudio. O que me falta?

Uma interface de áudio!

Quiséramos nós ser tão simples. Não, também não ser muito difícil se o vídeo já estiver definido.

Vai usar o celular e só precisa melhorar a chegada de áudio até o aparelho? Se o smartphone é compatível com entrada de sinal de linha pelo conector TRS (T2), basta conectar um cabo de uma das saídas do console ao aparelho. Esse cabo deverá ser curto, pois a entrada do aparelho não será balanceada. 

Agora, se eles estão preparados para receber somente sinal de microfone, há interfaces dedicadas a essas entradas para proteger seu querido smartphone.

Vou usar um software em um computador para gerenciar a minha transmissão (Ex.: o OBS).

Então, uma placa de áudio USB de dois canais já faz o trabalho com louvor. Basta conectar a saída do console a ela, e esta ao computador via porta USB. Instale driver de comunicação da interface quando necessário e configure seu software para usar a placa como uma das fontes de áudio. Pronto.

Console de Áudio Analógico com interface USB

Acreditamos que nunca houve tanta procura por esses equipamentos como agora, em época de pandemia. Desde as menores produções com dois ou três canais de áudio até a necessidade de grandes consoles analógicas com mais de 20 canais, nunca foi tão procurada essa possibilidade: enviar um par de canais em L e R para o computador para transmitir via software a todas as plataformas.

Nem precisam ser as mais sofisticadas com mandadas multitrack, basta dois canais por USB que o serviço já estará concluído. Podemos até ligar nossa grande console analógica, já adquirida há longo tempo, em um par de canal, em nível de linha, no nosso novo console USB.

Então, é melhor que uma interface de áudio pura?

Depende! Se você procura grande resolução de sample rate, as interfaces dedicadas ainda levam larga vantagem podendo chegar a 192 KHz. Um console analógico com interface USB embutida, costumeiramente, usa 48 KHz de sample rate.

É pouco? Para esse tipo de transmissão, não. O próprio codec de áudio e vídeo, possivelmente, fará uma compressão bem maior para viabilizar a transmissão.

Console de Áudio Digital com conectividade USB

Se você é o feliz proprietário (ou operador) de uma console digital que já tem essa função de transmissão de áudio via USB, você somente precisará conectá-la ao seu computador, instalar os driver, se necessário, e configurá-la como entrada de áudio de seu software de transmissão.

Devemos lembrar sempre de fazer a escolha adequada do que mandaremos pelo USB. Como há a possibilidade de mandar, às vezes, dezenas de canais para o computador, não podemos correr o risco de mandar somente o canal um e dois de um console de 32 canais, tendo em vista que a necessidade será uma mixagem dos 32 canais.

Então, basta um domínio mediano do console do seu software de transmissão, que estará tudo pronto para sua live.

Pequenos consoles com aplicações para transmissões

Detectada uma tendência de mercado pelo crescimento de Vlogs, Podcasts, e incontáveis canais de YouTube, muitas marcas já atentas a este mercado criaram ferramentas (consoles) de uma forma bem facilitada.

Com nomenclaturas acessíveis a quem não é da área, mas também não se contenta com a “entradinha” TRS (P2) ou microfone embutido do computador, chegam ao mercado consoles com conectividade USB e canais na medida para essas produções.

É praticamente o que já se tinha com as consoles analógicas USB com uma outra roupagem. Lógico, com mais ferramentas internas (que podem até ser digitais controladas por software) e muitas outras funções para ajudar o “youtuber”.

A mixagem

Hora de parar e pensar em um novo tipo de trabalho. Certamente, é até uma função que já existe, o operador de áudio para boardcasting. Mas o tradicional operador de PA ou operador de monitor das igrejas terá mais uma função adicional: garantirá a qualidade sonora na transmissão.

É importante ter consciência de que sempre serão diferentes as percepções da mixagem ao vivo local e da mixagem que será transmitida. Quando estamos no local, o “cara do PA” está ouvindo o seu sistema (1), o que vem do backline em direção ao seu ouvido de forma direta (2) e a acústica do ambiente (3). Agora, imagine, como um passe de mágica, desligar 2 e 3. Isso será sua transmissão.

É certo que retorno e acústica do ambiente já influenciarão o que os microfones captam para a transmissão, mas, acredite, será um grande susto se você imagina que tudo o que ouves no local, o público em casa ouve também.

Agora com esse novo “ouvir” para a mixagem, imagine que tudo o que você vê no vídeo deverá sair em uma caixa de som que você não sabe qual é. Talvez até o som original de uma televisão com um alto falante de duas polegadas.

Com sorte, o telespectador terá um bom fone de ouvido, um sound bar ou, até mesmo, um home theater. Mas pense de forma realista: qual percentual de pessoas terão um som descente para ouvir todo o seu trabalho?

Ahh… então eu posso mandar de qualquer jeito!

Muito pelo contrário. Você terá que ajustar a mixagem para essa nova realidade da melhor forma possível. Se operar P.A. é fazer o melhor possível para seu público, este público só mudou de endereço. Na verdade, agora, ele tem muitos endereços.


Esta nova realidade de transmissão já era uma tendência, fato. Mas, sem dúvidas, a pandemia de Covid-19 que assola o nosso planeta acelerou muito esse processo de levar informação, entretenimento e alento espiritual a todas as pessoas.

O Mundo da Música tem um compromisso em ajudar você em todas as etapas deste assunto. Por isso, estamos recheando nosso blog de informações, fazendo eventos sobre o assunto e preparando o mais completo marketplace para ajudar você a encontrar o produto que precisa com informação técnica confiável.

Fique bem e, se possível, fique em casa.


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Nerau