Como fazer uma transmissão de culto ao vivo

A transmissão de culto ao vivo é considerada uma ótima inovação. Também conhecida como live streaming, é uma maneira de transmitir o evento para pessoas que não podem comparecer ao local, independentemente do motivo.

As lives são ferramentas de extrema importância atualmente, pois são uma maneira de facilitar a realização do culto e atingir uma maior quantidade de pessoas. A transmissão é feita por meio da internet, pelas redes sociais.

Existe uma praticidade por trás desse tipo de live, principalmente em momentos em que precisamos ficar em casa. Esse é o caso das quarentenas que vêm sendo realizadas por conta do Covid-19, conhecido também como coronavírus.

Caso a sua igreja transmita ao vivo, escolha por essa opção. É importante que todos tomem cuidado durante esse período, para evitar a contaminação e a multiplicação dos casos. 

Pensando nisso, vamos ensinar maneiras de fazer uma transmissão de sucesso, com chances de aumentar o seu público, e o mais importante: evitar aglomerações!

Como fazer a sua transmissão de culto ao vivo

São quatro passos necessários para realizar a sua transmissão com sucesso. Os passos são:

Equipamentos necessários para transmissão de culto ao vivo

1. Ter bons equipamentos para a captação de imagem e som

Câmera

Antes de qualquer coisa, para realizar uma transmissão você irá precisar de uma câmera. A escolha da sua câmera pode ser definida pelo seu orçamento, pela sua necessidade e pela sua preferência. Sempre haverá uma que vai agradar você!

Deve ser levado em consideração o tipo de transmissão de culto ao vivo que você deseja fazer. Portanto, você pode usar desde uma webcam até as filmadoras com saída limpa.

Uma das principais dicas é optar por uma câmera que tenha saída HDMI limpa (clean output). Dessa forma, se torna possível observar o que está sendo gravado tanto na câmera, quanto pela tela do computador. 

Além disso, outra forma de garantir uma boa qualidade em sua transmissão é utilizar as câmeras Full HD.

Mesa de corte de vídeo

A mesa de corte de vídeo é essencial para quem pretende utilizar mais de uma câmera ao mesmo tempo.

Esse equipamento, conhecido como switches ou mixer de vídeo, é usado para selecionar as câmeras que aparecerão na transmissão ao vivo. É uma ótima maneira de oferecer mais alternativas de exibição no streaming.

Um computador com boa conexão de internet e uma placa de captura são necessários para transmissão de culto online

2. Um computador com boa conexão de internet e uma placa de captura

A segunda etapa é garantir que a preparação permita que seu vídeo seja transmitido em tempo real. Mas, para isso, você precisa de uma boa conexão de internet e de um conjunto de equipamentos. 

A necessidade pode variar de acordo com a quantidade de pessoas que frequentam a sua igreja, por isso, a qualidade da rede de internet pode interferir na sua transmissão.

O primeiro passo é adquirir uma placa de captura, pois é ela que vai fazer a transferência da imagem + som da câmera / VCR para o computador. 

As câmeras apresentam saídas como a HDMI, RCA ou SDI, que podem ser ligadas por uma dessas conexões à placa de captura. Essa placa de captura é ligada ao computador utilizando-se um USB 3.0 ou um Thunderbolt.

Caso o seu computador não possua placas de captura nativas, existem placas de captura externas que podem ser ligadas diretamente na câmera e no PC por meio da mesma entrada FireWire ou cabos HDMI.

Para o seu computador realizar uma transmissão ao vivo, é necessário que ele realize dois processos: o de encoding e o de broadcasting.

3. Transformação do formato do arquivo e fazer o Broadcasting

Nesse momento, para o seu computador realizar uma transmissão ao vivo, é necessário que ele realize dois processos: o de encoding e o de broadcasting

O encoding é o ato de transformar o formato do sinal para que seja adequado para a transmissão na web. Dessa forma, o som e a imagem chega para o telespectadores.

Em seguida, o broadcasting entra em ação para complementar a live. Através de servidores de streaming, o sinal preparado pode ser transmitido ao vivo pela internet.

Geralmente, o software de broadcasting consegue fazer o processo de encoding. Após iniciar a sua transmissão, os logs do encoder são exibidos e o embed do player será gerado. 

A partir disso, é só inseri-lo no destino final onde sua transmissão irá acontecer. O script do embed já será gerado com as configurações pré-determinadas pelo encoder.

Configure suas redes sociais para fazer transmissão do seu culto online

4. Página de destino para a transmissão de culto ao vivo

A página de destino para o conteúdo pode ser seu próprio site, sua hotpage ou até mesmo seu Facebook. Você só precisa colocar o embed gerado pelo software de encoder onde desejar!

No entanto, alguns dos players possibilitam que você crie botões de sharing (compartilhamento), para divulgação em outras redes, como forma de aumentar o alcance de seu público!

Guia do técnico de áudio de igreja

Os programas mais utilizados para transmissões

As transmissões são um meio moderno de se aproximar do seu público e além disso, atrair novas pessoas. Ela já é uma medida adotada pela maioria das pessoas que tem a possibilidade de realizá-la. 

Pensando no melhor para a sua transmissão, separamos os 10 melhores programas para fazer seu livre streaming:

  • LiveStream Studio
  • Xsplit BroadCaster
  • StreamLabs OBS
  • OBS Studio
  • Ciclano
  • Wirecast
  • Be.Live
  • Reflector 3
  • Liveleap
  • Crowdcast

As principais plataformas usadas em transmissões

Hoje em dia, está cada vez mais fácil realizar a sua transmissão de culto ao vivo. Existem algumas plataformas de redes sociais, como o Facebook, Instagram e YouTube, que já disponibilizam esta opção. 

Com apenas um celular, você consegue transmitir o culto em tempo real para os seus seguidores das redes sociais – e se preferir, pode fazer isso simultaneamente! 

Saiba mais como realizar transmissões simultâneas nas redes sociais clicando aqui

Transmissão de culto ao vivo utilizando celular e mesa de som

Fazer uma transmissão não precisa ser tão difícil quanto parece. Para facilitar, você pode realizar a sua live utilizando apenas um celular e uma mesa de som!

  1. Em primeiro lugar, você precisa ajustar a sua mesa de som, plugando nela o microfone escolhido para a sua transmissão.
  2. Depois, conecte o cabo de comunicação OTG com o seu celular para garantir que seu áudio funcione. Obs: o cabo OTG pode ser micro usb ou usb-c, dependendo do modelo de seu dispositivo.
  3. Em seguida, conecte um fone de ouvido na saída indicada a ele.
  4. Geralmente, sua mesa de som será reconhecida automaticamente pelo seu programa escolhido para a transmissão.
  5. Para a entrada do playback, utilize o cabo P2. Uma ponta será conectada na entrada auxiliar, e a outra pode ser conectada ao seu notebook ou no próprio smartphone. 

Você consegue assistir a esse tutorial clicando aqui


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau