Veja como escolher os melhores cabos para instrumentos

Você sabe a importância de escolher os melhores cabos para instrumentos?

Para um músico, poucas coisas são mais valiosas que seu instrumento. Seja sua primeira guitarra, baixo, bateria ou teclado ou os milésimos, a alegria de ter um instrumento novo à disposição, poder tocá-lo e extrair o que nele há de melhor, é sempre motivo de extrema felicidade para qualquer um que aprecie fazer música.

Entretanto, em se tratando principalmente de instrumentos elétricos – mas não só deles – é também preciso se atentar a outros periféricos essenciais. Pois são eles que tornarão a experiência a melhor possível para que você possa com tranquilidade demonstrar seu conhecimento e talento. Seja ela de caráter mais íntimo e pessoal, seja uma aparição pública.

Caixas de som e amplificadores, mesas de som, interfaces de áudio, pedais. Todos esses equipamentos podem fazer a diferença entre cumprir ou não seus objetivos. No entanto, guardam entre si uma similaridade: todos se conectam ao seu instrumento através de cabos.

Por isso, hoje é vital que o músico, além do conhecimento e do estudo da teoria musical, também entenda toda a engrenagem que torna possível a execução do seu melhor som. E como você já deve ter adivinhado, nesse artigo nós daremos dicas de como escolher os melhores cabos para seu instrumento. Essa peça tão coadjuvante, porém tão importante!

Como escolher os melhores cabos para instrumentos: confiabilidade

A primeira e mais importante característica de um cabo é que ele deve ser confiável. Não é uma sensação nada agradável, por exemplo, ter que fazer uma apresentação ao vivo com constantes falhas nos cabos.

É interessante que, muitas vezes, esse é um problema que sequer é culpa do músico, que tomou todos os cuidados e sim da própria falta de qualidade do cabo utilizado. Então, problemas com cabos são bastantes comuns e se você ainda não foi vítima de algum, com certeza presenciou algo do tipo.

Os cabos são, essencialmente, condutores de energia. Por isso, quanto melhor o cabo utilizado, mais límpido e fiel será o som que o seu instrumento transmitirá. 

Entendendo os cabos

São três as partes principais de um cabo as quais você deve prestar atenção, para evitar ruído e sons desagradáveis ao se tocar um instrumento: condutor, isolamento e os plugs.

O condutor está ligado à transmissão de energia. Ele necessita possuir uma maior quantidade de fios entrelaçados para que o cabo tenha uma maior durabilidade e resistência. Escolha um cabo com um condutor de no mínimo 0.30mm², pois quanto mais espesso for o condutor, mais limpo o som passará por ele.

Já com relação ao isolamento, a característica principal é o material usado para revestir o condutor ou condutores. As opções no mercado são o emborrachado e o polietileno. O emborrachado possui uma maior resistência devido à sua composição, já os revestimentos em polietileno podem sofrer mais com o contato extremo com o calor, pois são feitos de materiais plásticos.

Finalmente, os plugs presos nas extremidades do cabo, são os responsáveis pelo contato dos condutores a outras conexões. Justamente por isso, são as partes que mais sofrem danos. Existem vários tipos de plugs, mas os ideais para conectar sua guitarra são os feitos de metais, pois ajudam a prevenir acidentes elétricos. Então, via de regra, os plugs de instrumentos profissionais são aqueles do tipo P10.

Cabo P10
Cabo P10

Marcas dos melhores cabos para instrumentos

Há no mercado diversas marcas de renome que prezam pela qualidade dos seus cabos. Todas elas são boas marcas, o que não quer dizer que seus cabos também não falham, às vezes.

Como nós sempre colocamos aqui, quando se trata de equipamentos musicais, grande parte do trabalho é testar, conversar com outros músicos, dividir experiências e descobrir o que é o mais confortável para VOCÊ. Por isso não hesite em, antes de adquiri-los, testar, também, os cabos que você pretende comprar.

Cuidados

Sabendo como escolher os melhores cabos para instrumentos, você precisa saber cuidar deles. Com relação aos cuidados que você deve ter no trato com os cabos, eles são básicos. 

Limpe as pontas de isolamento. Isso é necessário porque como os plugs são conectados e desconectados com frequência, o metal das pontas é afetado e aos poucos vai se oxidando e perdendo aquela cor brilhante de quando novos, além de prejudicar a saída de som. O resto, ou seja, a parte externa do cabo, você pode limpar sempre que necessário com uma toalha úmida e um pouco de detergente neutro.

Evite deixar seus cabos todos emaranhados, porque isso também aumenta as chances de quebra nos fios condutores. Portanto, enrolá-los da maneira correta é a melhor opção. Para isso, basta esticá-lo por completo no chão e depois ir enrolando em círculos em sua mão. Nesse aspecto, velcros separadores também podem ser seus aliados. Dessa forma, antes de colocá-los juntos aos outros cabos, você pode prendê-los a um velcro para que não se misturarem.

Além disso, outros cuidados simples como não deixar que eles se molhem, impedir dobras, principalmente próximas aos conectores, guardá-los em local arejado, evitar puxões e não deixar que eles caiam no chão. Isso porque a queda pode deteriorar as soldas e os plugues. Ou seja, todas essas práticas garantirão a maior vida útil dos seus cabos.

Dicas finais

Finalmente, uma dica importante é que caso você vá fazer uma apresentação ao vivo, se possível, tenha um ou mais cabos de reserva consigo, no caso de uma eventual falha. Essa é uma medida de segurança que garantirá a sua tranquilidade e o melhor do espetáculo.

Tomados esses cuidados, basta se concentrar e deixar a sua música falar por si!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau