Saiba como escolher a melhor caixa de som para banda

Escolher caixa de som para banda é tão importante quanto escolher os instrumentos. Aliás, o equipamento pode ser um companheiro ideal na busca pelo som perfeito. Muitas bandas em início de carreira negligenciam esse ponto. E, então, o que acontece? Ao subir em um palco, se deparam com brinquedos desconhecidos e a coisa fica feia. 

É normal que os guitarristas e baixistas possuam seus próprios amplificadores. No entanto, raramente os vocalistas tem caixas para projetarem seus belos cantos. Isso porque, na prática, ou seja, em shows e ensaios, a voz é ligada diretamente no sistema de PA. O mesmo sistema que amplifica o áudio oriundo dos amplificadores dos instrumentos  e a captação da bateria. Geralmente esse sistema é instalado em estúdios de ensaio e palcos para shows.

Mas várias bandas optam por ter um equipamento próprio, o que pode ser positivo em termos de independência. Além de contribuir para o resultado artístico do trabalho. 

Engenharia de som

Você não precisa se tornar um técnico de som profissional para montar uma banda. Mas saber um pouco sobre frequências, compressão, equalização e efeitos vai te ajudar a chegar no som que você mesmo busca. No mínimo, vai contribuir para que você explique com maior precisão ao técnico de som local, em um ensaio ou show, o que você quer. 

Espaços e equipamentos variam, de show para show. Mas não há nada melhor do que sair de uma passagem de som após alcançar exatamente o som da sua banda. 

Nesse sentido, possuir sua própria caixa de som para banda e aprender a se ouvir pode ser uma boa opção. Ademais, a coesão e entrosamento da sua banda terão um baita ganho em qualidade. 

Finalidade da caixa de som para banda

Ensaio ou show? Algumas bandas e, principalmente, artistas solo e duplas que se apresentam em bares e espaços pequenos, usam o mesmo equipamento para ambos. A ideia pode garantir qualidade e evitar imprevistos, mas demanda esforços com transporte e logística. 

Uma dica é incluir esses custos no cachê pedido ao contratante! Essa é a sua ideia? Então aposte em modelos de sistemas de PA portátil. Entretanto, se a pretensão for grandes palcos, lembre-se do Subwoofer. Além disso, uma opção bastante comum entre duplas e cantores solos é a caixa portátil

Escolhendo caixa de som para banda

Voz

Como dito acima, a voz costuma ser amplificada no sistema de PA. Assim como instrumentos em linha (teclados e violão) e outros instrumentos microfonados – bateria, teclados e sopros, por exemplo. O sistema de PA envolve:

  • Mesa de som: o número de canais deve corresponder à quantidade de instrumentos usados na banda. Nela, você pode equalizar e equilibrar os volumes de tudo que será ligado na caixa.
  • Caixas de som: podem ser passivas – quando precisam de uma potência complementar, ou ativas – quando a amplificação já é integrada na própria caixa. As caixas de som amplificadas permitem até a conexão em algumas caixas acústicas, mas costumam sempre ser uma solução fechadas a uma aplicação e para ambientes pequenos. 

Ainda não tem mesa de som? Então, temos indicações para todos os gostos: 

Entretanto, vamos combinar: amplificadores e bateria não precisam ser microfonados no ensaio, não acha? Na verdade, a depender do tamanho da banda e do espaço, nem metais (saxofone, trompete, trombone, tuba) precisam. Assim, o sistema de PA de um ensaio geralmente vai receber as vozes e instrumentos em linha.

Aliás, uma outra opção – para ensaios – é adquirir uma caixa amplificada exclusiva para a voz. Sua potência deve corresponder ao volume sonoro do restante da banda, claro. Então, ela oferece menos risco de embolar instrumentos e voz. 

Caixa de som para banda para instrumentos de linha

Violões e teclados também podem ser ligados diretamente em caixas amplificadas separadas. Nelas, o músico pode ajustar os timbres de acordo com preferência e estilo. 

Interessou em montar o sistema de PA exclusivo da sua banda? Então, confira essas opções de caixas e amplificadores de potências:

Amplificadores de guitarra e baixo

Esses costumam ser de posse exclusiva dos respectivos instrumentistas. Isso porque trazem características fundamentais para o som pretendido. Em ensaios, não exigem microfonação. No entanto, em shows em espaços grandes, sim. O tamanho, modelo e potência dos amplificadores deve ser compatível com a situação em que ele será usado: estudo, ensaio, gravação, show…

Seja para guitarra, seja para baixo, os amplificadores estão disponíveis nos seguintes modelos: 

  • Cubo (combo): unidade integrada que junta potência, painel (EQ, volume) e alto falante. 
  • Cabeçote (amplificador) + Gabinete (caixa acústica): o cabeçote separado traz mais opções de efeitos e equalizador. Deve ser compatível com a potência da caixa. Modelo majoritariamente empregado quando se busca mais volume, em gravações e shows em grandes espaços.                                                    

Lembre-se: você precisa se ouvir!

A caixa de som para banda ensaiar (retorno de palco) tem o objetivo de projetar a música tocada apenas entre seus integrantes. Portanto, pense nisso ao escolher o tamanho e potência das caixas usadas. Considere também o tamanho do local de ensaio, assim como o isolamento e tratamento acústico. 

Em palcos, o retorno será necessário, com monitor de chão, side ou fones de ouvido. O mesmo costuma ser aplicado a estúdios de ensaio.

Dê uma passada nas nossas sugestões de monitor:

Acessórios 

  • Direct boxes
  • Cabos, cabos e mais cabos
  • Suportes e pedestais
  • Sub Snake (Medusa)
  • Racks para equipamentos

Por fim, módulos periféricos de equalizadores, compressores e efeitos também são bem vindos. Mas, claro, a mensagem aqui é: comece por uma boa caixa de som para banda. É lá que sua arte será ouvida.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau