Softwares e computador para home studio: conheça

Décadas atrás, gravar, mixar e masterizar um disco era uma tarefa realizada exclusivamente por pessoas ou empresas que tivessem os equipamentos necessários para tal produção musical. 

Os avanços da computação e a redução nos custos dos equipamentos e instrumentos virtuais trouxeram novidades importantes para a música e seus adoradores. Ou seja, por meio de máquinas mais potentes, softwares e a internet, hoje é muito mais fácil ter um home studio.

Além dos equipamentos necessários para a produção musical, como placas de som externas, microfones e caixas de monitoração, é necessário garantir que seu computador tenha uma configuração adequada para montar um home studio. 

As principais características para a boa escolha desse equipamento dependem da necessidade de cada um. Por isso, é preciso levar em consideração fatores como o custo e manutenção das máquinas, assim como quais hardwares e softwares utilizar. 

Configurações do computador para home studio

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona seu computador e como cada um de seus componentes pode influenciar no desempenho e qualidade da produção musical. Entre as configurações mais importantes, podemos destacar a velocidade da CPU e sua quantidade de núcleos de processamento, a memória RAM e o tipo de armazenamento. 

É na CPU que ocorrem as operações principais do seu computador, portanto, quanto maior for a quantidade de núcleos de processamento, mais rápida poderá ser a velocidade de leitura das informações. As principais ferramentas de produção musical ou DAWs (Digital Audio Workstation) demandam enorme processamento de faixas sonoras, por isso, você deve procurar por componentes com, no mínimo, dois núcleos e velocidade superior a 2,2 GHz para que sua experiência seja satisfatória. 

Outro fator determinante é a memória RAM do computador, mecanismo de armazenamento temporário de dados que é também responsável pelo desempenho das operações. Hoje, o mercado oferece opções com até 64 GB, mas é possível iniciar sua produção com 4 ou 8 GBs e alcançar excelentes resultados. 

Por fim, o armazenamento diz respeito ao local onde são gravados os arquivos e programas do seu computador para home studio. Essa tecnologia pode ser uma parte interna ou externa do seu computador, como, por exemplo, nos casos dos discos rígidos tradicionais HDDs ou nas unidades de estado sólido SSDs. 

Se você optar pela primeira opção, é muito provável que seu armazenamento de volume de arquivos seja maior. Enquanto isso, na segunda, sua velocidade de leitura e gravação serão superiores. 

Conheça algumas DAWs

A redução dos custos de equipamentos de produção musical acompanhou os avanços tecnológicos e dos computadores, permitindo que uma nova categoria de softwares fossem criados: os Digital Audio Workstations – ou DAWs. Ferramentas como esta facilitam a organização e modificação de suas faixas com recursos musicais praticamente ilimitados. Abaixo, trazemos uma lista dos programas de áudio mais utilizados. Confira!

Pro Tools

Pioneiro no mercado, o software Pro Tools, pertencente à empresa Avid, surgiu em 1991 como uma das primeiras opções de programas para áudio. Atualmente na versão 12, a ferramenta permite controlar todas as fases da produção musical e se destaca como uma das principais alternativas de programas de áudio pagos. Para compensar a dificuldade exigida para a sua boa utilização, a empresa também oferece uma versão para iniciantes chamada Pro Tools First.

Ableton Live

Outra excelente ferramenta é o Ableton Live, atualmente em sua 9ª versão. O programa se destaca como uma das mais poderosas plataformas de gravação e edição para musicistas de todos os tipos, porque sua utilização possui padrões mais intuitivos e de fácil entendimento quando comparados a softwares como o Pro Tools. Através da extensa variedade de pacotes de som, efeitos e instrumentos, o Ableton Live se coloca como uma referência entre as ferramentas de áudio pagas.

Reaper

Mais simples e, por consequência, mais barato, o REAPER é uma ferramenta de áudio versátil e intuitiva que oferece 2 meses de experimentação gratuita. Além da excelente interface que permite uma melhor organização e flexibilidade das funções, o REAPER oferece instrumentos de edição muito úteis para quem está iniciando e deseja experimentar, sem gastar. 

Seu trial não expira nunca por ser de origem open source. É disparado o mais barato entre todos (não MAC).

FL (Fruity Loops) Studio

Muito utilizado por DJs e produtores de todo o mundo, o FL Studio teve seu lançamento em 1997 e, atualmente, apresenta sua 12ª versão. Como uma interface simples, a ferramenta oferece enorme diversidade de plugins que incluem samplers, efeitos e sintetizadores que permitem a construção de faixas em minutos. A Image-Line, dona do software, oferece opções de assinatura vitalícia que agregam atualizações sem exigência de custo adicional. 

Logic Pro

Aplicativo para MAC, sua interface permite fazer composições e arranjos por meio de gravações, loops e samples. Assim, você pode criar quase que instintivamente e da maneira que achar melhor, controlando inúmeras faixas e efeitos. A versão Logic Pro X promete ser ainda mais fácil de usar.

Cubase

Criado pela Steinberg, pertencente à Yamaha, promete gravação e produção de maneira descomplicada e confortável. Dezenas de efeitos e instrumentos virtuais facilitam seu processo.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau