O que é uma DAW e como pode ser usada na igreja – Parte I

Você já ouviu falar em DAW?

Se você, até ontem, era apenas mais um fiel e hoje se deparou com a função de cuidar do som da igreja é bem possível que você não conheça uma DAW.

E tudo bem, porque neste artigo você irá entender o que é uma DAW e como ela pode ser utilizada na sua igreja.

Mas, antes de começarmos, preencha o formulário abaixo e receba mais dicas interessantes como esta no email!

Para que serve uma DAW?

Um dos desafios do técnico de som é ter em mãos os equipamentos necessários para trabalhar…

Em um mercado que movimenta 4,5 bilhões de reais por ano, não são todos que podem contar com todos os itens. Ainda mais se pensarmos que todas as semanas são lançados novos produtos no mercado. 

Uma das soluções econômicas para vencer essa dificuldade foi a invenção, por volta dos anos 80, das DAWs (Digital Audio Workstations) ou ‘Estações de Trabalho com Áudio Digital’.

Tratam-se de programas de computador com uma grande quantidade de ferramentas para audio. Tais ferramentas podem ser usadas juntas em um notebook e até mesmo em tablets e smartphones.

Isso facilitou muito a vida dos profissionais de áudio, como veremos nos tópicos abaixo.

foto de um computador antigo para representar o início das DAWs

Os computadores passam a conversar com equipamento de áudio

A história das DAWs tem passagens interessantes e até divertidas, como o uso de gravadores de fita cassete; e até consoles de games Atari para armazenar os dados de áudio, quando os computadores pessoais – os PCs – ainda estavam na sua infância.

Essa popularização aconteceu porque algumas DAWs têm versões gratuitas para usuários iniciantes e intermediários.

Nos anos 80, trabalhar com áudio no computador era um assunto chamado Computer Music. A princípio eram gravadores de som, chamados sequenciadores, que usavam o recém inventado sistema MIDI – Musical Interface for Digital Instruments (Interface Musical para Instrumentos Digitais), logo aceitando gravações de áudio também.

As notas e acordes eram inseridos via um teclado musical controlador. Não demorou muito até que foi inventado um sistema de inserir notas com guitarras digitais e até mesmo instrumentos digitais de sopro estão disponíveis, hoje em dia.

Sistemas de guitarra MIDI, que antes custavam milhares de dólares hoje estão disponíveis em aplicativos que custam 100 dólares e, algumas vezes, são até mesmo gratuitos.

exemplo de guitarra midi: um instrumento de que misturava digital e analógico, possuindo cordas de aço e, ao mesmo tempo, sintetizadores.
Guitarra MIDI

Soluções gratuitas para iniciantes em DAWs

Você pode se tornar um técnico de som com apenas um computador e uma interface. Logo de cara terá na sua frente uma mesa de som com até 2 mil canais, plug-ins equalizadores, compressores e todos os efeitos imagináveis. Além de timbres de orquestras sinfônicas inteiras. Com isso, você poderá transformar seus trabalhos em partituras com um único clique do mouse!

As mais caras oscilam na casa dos 1 mil a 2 mil reais, caindo progressivamente – de preço e de recursos – até uns 500 reais.

Há inúmeras DAWs no mercado brasileiro, com preços para todos os bolsos, inclusive os bolsos furados…

Abaixo você irá encontrar algumas opções gratuitas, para computadores. Mas, há também versões para smartphones e tablets.

Guia do técnico de áudio de igreja

DAW Studio One

A DAW Studio One, da PreSonus, tem a versão Prime com algumas limitações, mas totalmente gratuita, bastando criar um cadastro no site e baixar o programa.

Com o tempo você pode adquirir as versões Artist e Professional, sendo que esta última é capaz de criar um CD inteiro, da composição até a masterização.

Foto demonstrativa: a imagem exibe a interface do software Studio One.

GarageBand

Se você tem um computador Apple, tem a DAW GarageBand gratuita, que roda também em iPads e iPhones. Assim você pode começar uma produção nesses dispositivos e mais tarde exportar para aprimorar sua criação na DAW Logic Pro, a mais barata e fácil de usar dentre todas as DAWs disponíveis no mercado.

Foto demonstrativa: a imagem exibe tablets e smartphones com a interface do software Garageband em suas telas.

Pro Tools First

Existe também uma versão gratuita, com limitações, da DAW mais usada nos estúdios, o Pro Tools First. Bastando também fazer um cadastro no site e baixando o programa.

Muitos trabalhos que você ouve em CDs e nas plataformas digitais foram criados desta maneira e, se você for estudioso e competente, alcançará bons resultados.

Foto demonstrativa: a imagem exibe um monitor com a interface do software Pro Tools First em sua tela.

Mas lembre-se que, para produzir um trabalho musical, é preciso conhecer a estrutura da música e suas matérias teóricas como composição, harmonia, etc.

Atualmente muita gente tem se iludido, achando que aplicativos e plug-ins vão substituir a criatividade musical. Tanto no áudio, quanto na música, é preciso estudar e se atualizar sempre!

Conclusão

Como vimos acima, as DAW são uma mão na roda. Elas podem lhe fazer poupar dinheiro e tempo na hora de produzir os louvores, gravar CD’s e uma infinidade de ações.

No começo utilize versões gratuitas e procure estudar sobre a interface para melhorar seu desempenho. E quando sentir que elas não são mais suficientes para o seu nível de experiência, vale a pena investir um pouco em uma versão paga.

E claro, não esqueça de compartilhar esse material com seus colegas e irmãos de áudio na igreja (sejam eles a banda, os pastores, etc.). Quanto mais você ensina sobre áudio para eles, mais fácil ficará o seu trabalho!

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau