Review Soundcraft UI24R: principais destaques

A Soundcraft UI24R chega ao mercado para esquentar uma briga que já estava acalorada com outras consoles compactas (compactas mesmo) presentes no mercado há mais tempo. Chega com tecnologias mais atuais e algumas vantagens de quem aprende com as “falhas” dos outros. Então, tem uma certa obrigação de oferecer mais ao técnico.

Primeiramente, esse tipo de console tem se tornado uma boa alternativa a pequenas sonorizações e, até mesmo, a artistas. Os músicos, cansados de passar dificuldades ao tocar em lugares sem muita estrutura adequada, optaram por adquirir uma console própria para, ao menos, garantir segurança de se ouvir nos retornos de forma minimamente confortável.

Além de caber em qualquer lugar, esse tipo de console contém características muito semelhantes a qualquer outro tipo de console digital, exceto pelo fato de não existir nenhum tipo de controle de seus atributos. Tudo deverá ser feito por dispositivos à parte.

Vejamos algumas das principais características do equipamento.

Controle sem necessidade de instalação de aplicativo

Costumeiro em outros sistemas, neste não é necessária a instalação de softwares em desktops e notebooks, nem mesmos APPs em tablets e smartphones. A console é controlada via browser. Ou seja, qualquer browser disponível em seu dispositivo de controle poderá se conectar a ela por meio de seu WiFi integrado. Tecnicamente, para o operador é a mesma coisa, mas é um app a menos para instalar, visto que cada linha de produtos de todas as marcas costuma ter controles diferentes. A Soundcraft que podemos conectar ao seu sistema a até dez dispositivos.

Caso queira, poderá usar um roteador mais potente de forma externa conectado pela sua entrada de rede (RJ45) para fornecer uma conexão confiável.

Saída USB e HDMI

Isso vale se você não tem um computador ou tablet à disposição para o controle da Soundcraft Ui24 e acha muito difícil operá-la com uma minúscula tela de smartphone. Basta um monitor de vídeo (com conector HDMI) e um simples mouse (com conector USB) para que você possa acessar tudo que precisa no console. Sim, ele identifica e processa estes dispositivos de forma direta, sem a necessidade de computadores externos. Lá, você poderá fazer suas mixagens tendo acesso aos seus compressores, efeitos e equalizador paramétrico de 4 bandas, salvar suas cenas e outras funcionalidades.

De uma forma mais sofisticada, o uso de um monitor de computador com recursos de sensibilidades ao toque (touchscreen) pode ser um grande facilitador na dinâmica do dia a dia. Se tudo isso estiver montado no mesmo rack de transporte, fica muito fácil!

Studer, Lexicon, Dbx e Digitech “inside”

Um dos pontos mais positivos das grandes companhias de áudio, como a Harman (fabricante da Soundcraft), é a integração de tecnologia de diferentes marcas para diferentes partes dos processos do áudio. Isso enriquece o console com o melhor do que cada um sabe fazer. Temos os pré-amplificadores da famosa Studer, os processadores de efeitos da Lexicon, além dos equalizadores, dbx, emuladores e efeitos para instrumentos da DigiTech.

Essa combinação traz a expertise da engenharia de cada marca em função de um único produto. Marcas que não têm essa relação, possivelmente deverão ter mais dificuldades e mais tempo de envolvimento no projeto de um produto que usa de tantas aplicações diferentes, como os consoles de áudio.

dbx afs2

Advanced Feedback Suppression 2, este é o nome dado pela dbx a esta tecnologia que tem a pretensão de ser um “eliminador de microfonias automático”. Em um sistema de boas caixas acústicas, em um ambiente acusticamente controlado, e que se tenha tempo razoável para uma passagem de som completa, talvez esse sistema não seja tão útil. Bons sistemas com bons operadores dificilmente “realimentam” com muita facilidade. Pode acontecer? Pode, mas tende a ser raro.

Ao não garantir as facilidades do parágrafo acima, ter uma ferramenta como o AFS2, por segurança, pode até ser desejável. Puristas dirão que, se tudo estiver ok, não teremos problemas. Mas quando no nosso dia a dia está tudo ok? Em produções menores em que não temos nem caixas, nem ambientes, nem tempo adequado, certamente deve-se usar.

Gravação multipista (22in/22out)

Por meio de umas de suas saídas USB, você poderá conectar um computador com sua DAW (Digital Audio Interface) preferida e gravar pista a pista cada entrada da Soundcraft Ui24r. Cabe a você decidir se isso seria suficiente para substituir uma placa de som em seu estúdio de gravação, mas é inegável a versatilidade obtida com essa possibilidade.

Por que não uma passagem de som virtual (Virtual sound check)? Você pode fazer isso gravando o som da banda que trabalha em multipista e usar essa gravação para futuras passagens de som. Talvez não substitua a presença do músico ou roadie neste momento tão importante, mas já será um ótimo ponto de partida se alguns detalhes forem observados. Os detalhes podem ser: o instrumento é o mesmo da gravação? A regulagem tende ser a mesma? O microfone que está captando o instrumento é o mesmo? O tamanho e a acústica do ambiente gravado são parecidos do que vai ser executado? Quanto mais “sim” nas respostas, mais próxima será a passagem de som virtual da real e, consequentemente, do show!

Devo comprar a Soundcraft Ui24r

A mesa de som Soundcraft Ui24r já é um sucesso de vendas no Brasil. Porém, lembre-se de que sua compra não deverá ser pautada pelo volume de vendas, mas pela sua necessidade. Sempre. Caso tenha alguma dúvida na compra de seu console, o Mundo da Música preparou para você um completíssimo Guia de Compras para Mesas de Som. Use-o sem moderação.

O uso destes tipos de consoles de rack tem uma função específica: ser portátil. Portanto, se for fazer qualquer comparação futura, lembre-se de compará-los com os seus semelhantes. O investimento em controles físicos no console mudará muito a faixa de valor, tornando-os incomparáveis, ainda que com a mesma função prática.


Leia mais:


Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau