Review: Focusrite Scarlett Solo

Se você busca uma interface de entrada para suas produções musicais, mas não abre mão de qualidade de conversão e as características de som de uma marca de renome, a Scarlett Solo pode ser uma boa opção. A Focusrite já é uma velha conhecida de quem trabalha em estúdio há muito tempo. Assim, a marca lançou a linha Scarlett como alternativa mais em conta para quem está começando.

A Scarlett Solo está em sua terceira geração e utiliza o protocolo USB do tipo C para se conectar com seu computador. Ela contém duas entradas analógicas (uma de microfone e uma de instrumento) e duas saídas analógicas em nível de linha.

Uso indicado

Esta é uma interface de entrada para um home studio que não abre mão do uso de marcas mais conhecidas no meio da gravação de áudio e produção musical.

A interface tem conversores de 24 Bits de Resolução e até 192KHz de Sample Rate. A sua alimentação pode ser via USB, ou seja, você não precisará de fontes externas.

A limitação desta placa em termos de quantidade de canais impede a gravação com dois microfones para uma captação estéreo, por exemplo. Entretanto, ela serve perfeitamente se você quer gravar algo similar a um violão e voz simultaneamente. Instrumentistas que usam seu instrumento em canal único e que recebem o trabalho pré-pronto para gravar sua parte em casa, pode ser um ótima alternativa.

Visão 360º da interface de áudio Focusrite Scarlett Solo
Visão 360º da interface de áudio Focusrite Scarlett Solo

Descrição visual do equipamento

No painel frontal, ela possui uma entradas de microfone balanceado, com conector XLR e controle ganho com um LED que circunda seu potenciômetro, piscando em verde quando recebe sinal e piscando em vermelho quando o canal entra em Clip. Temos uma chama de acionamento de Phantom Power no canal para alimentar seus microfones condensadores e uma chama AIR que simula os famosos pré-amplificadores ISA da marca.

No segundo canal, temos uma entrada de instrumento com o conector TRS (P10) , um controle de ganho com o LED no mesmo formato do canal um. Também para esse canal, há uma chave que comuta o sinal entre instrumento e linha.

Do controle geral da interface, há um potenciômetro que controla o volume master juntamente com a saída de fone. E, por falar em fones, seu conector é o TRS (P10). Para encerrar o painel, temos um chave de monitoração direta que joga em suas saídas as suas entradas sem passar por processamento de sua DAW.

Seu painel traseiro não poderia ser mais simples. Um par de saídas com conectores do tipo TRS (P10) e o conector do tipo USB-C para ligação com seu computador. Inclusive, essa nova conexão pode ser usada ligada a Smartphones e Tablets que tenham o mesmo protocolo. Isso pode ser considerado um grande diferencial dessa nova geração.

Tópicos importantes sobre a Scarlett Solo

  • Ponto que mais chama atenção: os recursos obtidos através do novo protocolo USB. 
  • O que poderia ser melhorado: um controle separado para o volume dos fones poderia ser bacana.
  • Na embalagem do produto temos: a própria placa, manuais e termos de garantia, e um cabo USB para a conexão no seu computador.
  • Quem está acima e quem está abaixo deste modelo dentro de sua marca? Ela é o modelo de entrada da linha e da marca. Acima dela, temos a Scarlett 2i2 que possui um par de entradas de microfone e controle de volume de fones separa do volume do monitor.

Conclusão

Em conclusão, para quem busca uma interface de entrada e não abre mão de uma marca de renome, a Scarlett Solo pode cair como uma luva em seu setup. Seu preço está bem dentro do que é oferecido no mercado ultimamente, e tem atributos superiores aos de algumas concorrentes. Inclusive, tem acesso a um pacote de software bem recheados.

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Comprar interface de áudio Focusrite Scarlett Solo

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Nerau