Review: Behringer U-Phoria UM2

Se você busca uma interface para iniciar seu home studio, criar seu podcast ou, até mesmo, para melhorar a qualidade de áudio de seus vídeos, a Behringer U-Phoria UM2 pode ser uma boa opção para você.

Para começar, a UM2 é uma interface de entrada da marca, que utiliza o protocolo USB para se conectar com seu computador. Ela contém 2 entradas analógicas (uma de microfone e outra de instrumento) e 2 saídas analógicas em nível de linha.

Um cuidado importante que você precisa tomar é que essa interface utiliza um drive genérico chamado ASIO4ALL. Isso significa que sua latência costuma ser bem alta se comparada com as interfaces que têm seus drives feitos de forma mais exclusivas. Se isso, definitivamente, é um problema para você, aconselhamos escolher uma interface que tenha um driver nativo, ou seja, preparado para ela, para não ter tanta latência.

Uso indicado para a Behringer U-Phoria UM2

A UM2 é uma interface de áudio que tem conversores de 16 Bits de Resolução e até 48 KHz de Sample Rate. É resolução suficiente para quem quer começar os trabalhos de gravação de áudio em um pequeno home studio.

Por se tratar de uma placa de entrada da marca, o uso mais indicado para esta interface costuma ser em home studios para iniciantes no mundo da produção musical, locutores e todos os trabalhos mais simples. Se você produz música, vai fazer guias para futura gravação em outro sistema, não precisa gravar bateria acústica, ela pode ser uma boa interface.

Descrição visual do equipamento

No painel frontal, ela possui uma entrada de microfone balanceado com conector combo (XLR e TRS-P10 de forma simultânea). Possui, também, uma entrada de instrumento com o conector TRS (P10) e uma chave de monitoração direta, que envia o sinal plugado nela diretamente para saída, sem passar por qualquer processamento interno.

Na sequência, como é comum a praticamente todas as interfaces de hoje em dia, uma saída de fones estéreo com conector TRS (P10). Tem, também, LEDs que indicam a chegada de sinal e um LED de clip indicando a saturação em ambos os canais. Há um LED indicador de que ela está ligada e outro para indicar quando o Phantom Power está acionado.

Behringer U-Phoria UM2

No painel superior, tem controles de ganho dos dois canais de entrada e um corte unificado de volume das saídas juntamente com o volume dos fones.

Já no painel traseiro, que é bem simples como o restante da interface, ela possui um par de saídas em L e R com conectores do tipo RCA. O sinal de saída é desbalanceado, mas acreditamos que não seja um problema, pois, o uso desse tipo de interface costuma ser bem próximo aos monitores de referência.

Além disso, possui uma chave para ativação da alimentação Phantom Power, que servirá para seus microfones condensadores ou, eventualmente, um direct box ativo, por exemplo.

E, para completar, a sua saída USB 1.1 tipo B faz comunicação com seu com seu computador. Sua alimentação é justamente pela conexão USB, ou seja, você não precisará de fonte para usá-la.

Tópicos importantes sobre a UM2

  • Os pontos que mais chamam a atenção: tamanho compacto e baixo preço. 

Conclusão

Em conclusão, esta é uma interface realmente para quem está começando no áudio. O preço pago por ela é compatível com sua versatilidade. Todavia, para trabalhos mais elaborados, seria interessante um investimento em uma de suas irmãs maiores dentro da própria linha UMC da marca.

Se você está um pouco perdido em alguns dos parâmetros descritos neste texto, leia o Guia de Compras: Interfaces de Áudio. Nele, você vai passar pelos pontos mais importantes e significativos para a escolha do seu equipamento.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau