Review: Focusrite Scarlett 2i2

Se você busca uma interface de áudio para suas produções musicais, mas não abre mão de qualidade de conversão e as características som de uma marca de renome, a Focusrite Scarlett 2i2 pode ser uma boa opção. A Focusrite já é uma velha conhecida de quem trabalha em estúdio há muito tempo. A marca lançou a linha Scarlett como alternativa mais em conta para quem está começando.

A Scarlett 2i2 está em sua terceira geração e utiliza o protocolo USB do tipo C para se conectar com seu computador. Ela contém duas entradas analógicas em nível de microfone e duas saídas analógicas em nível de linha.

Uso indicado para a Scarlett 2i2

Esta é uma interface para um home studio que não abre mão do uso de marcas mais conhecidas no meio da gravação de áudio e produção musical.

Aa interface que tem conversores de 24 Bits de Resolução e até 192KHz de Sample Rate. A sua alimentação pode ser via USB, ou seja, você não precisará de fontes externas.

Interfaces de dois canais são a grande sensação do mercado. Com elas, você pode gravar desde uma orquestra em “L e R” até uma banda usando o processo de Overdub, que é a gravação de todos os tracks de uma produção, canal a canal. Muito além disso, ela pode ser a companheira ideal de um instrumentista (cujo instrumento não extrapole esses dois canais disponíveis) para gravações de trabalhos externos que chegam pré-prontos em sua mão, apenas para gravar a sua parte. Legal, não é?!

Review: Focusrite Scarlett 2i2

Descrição visual do equipamento

No painel frontal, a Scarlett 2i2 possui um par de entradas de microfone, balanceadas, com conector do tipo Combo (XLR e TRS-P10) ao mesmo tempo). Possui controle ganho com um led que circunda seu potenciômetro, piscando em verde quando recebe sinal e piscando em vermelho quando o canal entra em Clip, ou seja, distorção.  Também, tem uma chave que comuta o sinal entre instrumento e microfone, e uma chave chamada AIR, que simula os famosos pré-amplificadores ISA da marca, em ambos os canais.

Na seção “master” da pequena interface, encontra-se a chave de acionamento de Phantom Power para alimentar seus microfones condensadores, e uma chave de alimentação direta que joga os canais de entrada diretamente na saída de monitoração sem passar pela sua DAW. Há, também, um potenciômetro para controle de volume de suas saídas principais e um Potenciômetro para controle de volume da saída de fone, que fica logo abaixo, com um conector do tipo TRS (P10).

Seu painel traseiro é extremamente simples. Um par de saídas com conectores do tipo TRS (P10) e o conector do tipo USB-C para ligação com seu computador. Inclusive, essa nova conexão serve para usá-la ligada a Smartphones e Tablets que tenham o mesmo protocolo. Isso pode ser considerado um grande diferencial dessa nova geração.

Tópicos importantes sobre a Scarlett 2i2:

  • Ponto que mais chamam a atenção: Os recursos obtidos através do novo protocolo USB. 
  • Na embalagem do produto temos: a própria placa, manuais e termos de garantia e um cabo USB para a conexão no seu computador.
  • Quem está acima e quem está abaixo deste modelo dentro de sua marca? Abaixo desta Interface temos sua irmã menor Scarlett Solo, que perde uma entrada de microfone e o controle independente de fones de ouvido. Acima dela, temos a Scarlett 4i4 que ganha duas entradas de linha, duas saídas de linha, entrada e saída MIDI.

Conclusão

Para quem busca uma interface de duplo canal de entrada em nível de microfone e não abre mão de uma marca de renome, a Scarlett 2i2 pode cair como uma luva em seu setup. Seu preço está bem dentro que é oferecido no mercado ultimamente e tem atributos superiores aos de algumas concorrentes. Inclusive, tem acesso a um pacote de software bem recheado.

Se você já está seguro de que este é o equipamento perfeito para você, clique no botão abaixo.

Porém, se você está um pouco perdido em alguns dos parâmetros descritos nesse texto, meia nosso Guia de Compras: Interfaces de áudio. Nele, você vai passar pelos pontos mais importantes e significativos para a escolha do seu equipamentos.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau