10 dicas para fazer um projeto de som de igreja

Este artigo visa encorajar você a fazer ou, pelo menos, começar um projeto de som de igreja!

Nosso costume aqui nos meus artigos é deixar uma passagem bíblica para vocês, então aí vai: Romanos 5:1-11.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que é extremamente importante que o projeto de som da igreja seja feito juntamente com o projeto de construção ou reforma dos templos religiosos, visando o futuro, visto que ninguém quer quebrar uma parede depois de pronta e, muito menos, pendurar um PA na frente da tela de projeção.

Dica 1: Seja sincero e detalhista no seu projeto

No projeto, é necessário que constem todos os pontos dos quais seu sistema depende – e estes pontos precisam ser detalhados, pois, quando todas as informações possíveis estão expostas, a tomada de decisões é muito mais fácil e certeira.

Dica 2: Parte Elétrica

Nesta parte, é necessário fazer o dimensionamento dos cabos elétricos, planta do cabeamento elétrico e distribuição dos pontos elétricos (tomadas). Escolha do local onde será instalado o quadro elétrico do sistema de som. Deve-se pensar sempre com sobra para evitar possíveis problemas futuros.

Não se pode desassociar a parte elétrica do restante dos cabeamentos. O cabeamento elétrico, se passado de forma errada, pode causar interferências, perdas de sinal, ruídos, dentre outros, devido a seu campo eletromagnético. Portanto, sempre projete a parte elétrica considerando os demais cabeamentos e tubulações.

Dica 3: Dimensionamento e escolha das caixas de som

Este ponto é de suma importância, visto que um mal dimensionamento e uma má escolha das caixas pode significar o fracasso do seu projeto. Cada templo tem suas particularidades ou necessidades e, para isso, necessita de caixas de som com potência específica, posicionamento específico e modelos de caixas específicos.

Para isso, existem alguns softwares que simulam os possíveis cenários, por exemplo: EASE Focus. A partir das simulações, todas as decisões a respeito das caixas de som são tomadas de forma eficiente.

Dica 4: Escolha do tipo de monitoração (retorno)

O tipo de monitoração precisa ser decidido de forma definitiva no projeto de som de igreja, a fim de não causar confusão.

A monitoração por fones é importante aos músicos. Já para os vocalistas e ministros, é importante que o sistema de fone seja sem fio, diferentemente dos músicos, visto que os vocalistas precisam de mais mobilidade no altar. No entanto, é mais seguro utilizar a monitoração por caixas de som para vocalistas, pastores e dirigentes.

O tipo de monitoração deve ser decidida em conjunto com a equipe de louvor e adoração da igreja, mas a palavra final deverá sempre ser a do técnico de áudio responsável.

Clica aqui para um artigo específico sobre mix de monitor.

Dica 5: Disposição da House Mix

Para quem não sabe, a house mix é o local onde fica a equipe técnica (equipe de som, projeção, iluminação, etc).

É importante a house mix ficar “no meio” do público, pois o operador ouve o mesmo que as pessoas presentes no culto. Mas também é importante que o operador se desloque pelo ambiente, a fim de ouvir um pouco de cada parte do templo e, com isso, tomar a melhor decisão possível para sua mix.

Dica 6: Escolha dos equipamentos de áudio

Um dos principais equipamentos e o que tem que ser melhor ajustado a sua necessidade é  a mesa de som. Se você quer dicas mais detalhadas sobre como comprar mesa de som prevendo o crescimento da igreja clique aqui.

Outra preocupação é a compra do cabeamento. Não economize com os cabos e conectores. Um dos problemas mais frequentes nas igrejas é com cabeamento, cabos e conectores de baixa qualidade, soldas mal feitas, etc. Então, deve constar no projeto, também, o cabeamento e um plano de manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos.

Dica 7: A acústica do ambiente

O projeto acústico também deve ser feito a fim de evitar problemas com reflexões, reverberações, cancelamentos de fase desnecessários.

Então, deve-se projetar como será feito o tratamento e isolamento acústico do ambiente. Contrate uma empresa ou profissional especializado. Clique aqui para um artigo mais detalhado.

Dica 8: A documentação do projeto

Todo o projeto deve ser documentado por escrito e armazenado em local seguro para que a qualquer momento possa ser consultado.

Além disso, é importante dizer que o projeto deve prever toda a documentação de responsabilidade técnica, liberação dos órgãos responsáveis, etc. 

Deve-se documentar, também, as normas, diretrizes e determinações internas da igreja, para que sirva como um padrão a ser seguido pela equipe. Todos os manuais e informações técnicas dos equipamentos utilizados devem ser anexados, para possíveis consultas futuras.

Importante ser anexado um diagrama de interligação de todos os sistemas e equipamentos, planilha com a nomenclatura dos cabos, listagem dos equipamentos da igreja, etc.

Dica 9: Treinamento

O projeto deve conter um programa de treinamento para novos integrantes, mesmo que estes sejam experientes na área.

Dica 10: Cronograma

É muito importante possuir cronogramas para planejamento, execução, revisão, pós-revisão, manutenções, para que não se perca no tempo!

Texto por Otavio Goes.


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