Como comprar mesa de som prevendo o crescimento da igreja

Antes de falar sobre como comprar mesa de som prevendo o crescimento da igreja, quero deixar dois versículos e espero que estes deem norte a todas as suas atividades a partir de hoje: Filipenses 4:8 e 1 Coríntios 15:58.

Agora, vamos lá?

Primeira análise

Primeiramente, você precisa fazer um levantamento de quantos canais de entrada você precisa, isto é: quantos microfones, instrumentos e outras fontes sonoras (computador, DVD, celular, etc.) você tem. Logo, essa será a quantidade mínima de canais que você precisa. 

Porém, e se vier uma banda de fora? E se tiver um côro? Se a igreja crescer? E se vierem mais instrumentos/vozes? Para isso, é muito importante que você tenha alguns canais de entrada sobrando na mesa.

Então, quando você for fazer esse levantamento, se o total for algo perto de 8, indico uma mesa de som com 12 canais. Se o total for 12 canais, indico uma mesa com 16 canais ou 18 canais. Se for uns 18, indico uma mesa de 24 canais. E daí por diante, sempre deixando uma margem de, pelo menos, uns 4 canais para qualquer tipo de eventualidade.

Outro ponto extremamente importante é analisar a quantidade de saídas (auxiliares) necessárias. Os auxiliares, como o próprio nome já diz, são saídas auxiliares que você pode controlar individualmente. Elas são usadas, principalmente, para monitoração (retorno) tanto por caixas de som quanto por fones, e também podem ser utilizadas para enviar o som para algum ambiente secundário – ou transmissão ao vivo, ou gravação. Há diversas formas de utilização.

Da mesma forma que os canais de entrada, os auxiliares também precisam sobrar para alguma eventualidade. É importante ter, ao menos, um auxiliar sobrando.

Recursos da mesa de som

Agora entramos em um dos pontos mais importantes deste artigo: a escolha dos recursos que a mesa precisa ter.

Vou citar aqui alguns recursos que são comuns em mesas de som:

  • Inversor de polaridade: é muito utilizado quando microfonamos bateria. Ele serve para inverter a polaridade das ondas sonoras captadas pelo microfone. Geralmente, é necessário acionar esse recurso no microfone que capta a parte de baixo da caixa da bateria (conhecido como microfone de esteira). Como saber se deve usar? Escute e teste.
  • Filtros HPF (High Pass Filter – Filtro passa alta) e LPF (Low Pass Filter – Filtro passa baixa): servem para evitar sons indesejados naquele canal. Por exemplo, podemos evitar aqueles sons de PUFF quando o pastor ou padre fala palavras com P, B, T, utilizando um filtro HPF configurado em uns 120Hz. Mas também podemos evitar sons muito estridentes ao usarmos o filtro LPF.
  • Gate/expander: é um recurso de mesas digitais que serve como um portão que fica fechado quando tem um ruído de fundo ou algum barulho de vento. Podemos evitar microfonias utilizando esse recurso. Quando o nível de som aumenta, o “portão” abre e o som passa.
  • Compressor: muito importante nas mesas de som digitais para segurar intensidade de som muito alta, evitando de o canal clipar (distorcer). Como o próprio nome já diz, o compressor comprime o som para que este não prejudique seu console ou os outros equipamentos.
  • Equalizador: um dos recursos principais em uma mesa de som é o equalizador, feito para corrigir sons que não estão agradando ao ouvinte. Nele, você pode deixar a voz mais aguda, o bumbo mais grave, o violão mais definido, etc. Geralmente, são divididos em grave, médio (que pode ser dividido em médio grave e médio agudo) e agudo. Existe uma tabelinha que ajuda bastante a você equalizar, veja abaixo:
  • Panorama (Pan): outro recurso bastante importante para o ouvinte entender o posicionamento de cada voz ou instrumento no altar, palco, plataforma, púlpito, etc. Ele serve para levar o som mais para a direita ou mais para a esquerda. Muito utilizado em bateria, teclado e guitarra estéreos, e vozes. Observação: este recurso só dará bons resultados se suas caixas de som estão instaladas no modelo estéreo.
  • Efeitos: este talvez seja um dos pontos de mais dúvida e curiosidade. Existem inúmeros tipos de efeitos, os mais comuns de serem utilizados em mesas de som são o reverb, delay e chorus. Clique aqui para entender um pouco melhor sobre os efeitos.
  • VUs: este recurso, sem dúvidas, é o principal em uma mesa de som. Esse carinha, mesmo que simples, ajuda você a ter um nível sonoro satisfatório, para que o canal e/ou a saída não distorça ou fique com nível muito baixo. Ideal sempre trabalhar com o VU “batendo” em torno de 0 dB em mesas analógicas e em -18dB em mesas digitais. Importante: nunca deixe sua mesa de com clipar ou chegar ao peak (vermelhinho).

Algumas dicas básicas de regulagens desses recursos você pode encontrar clicando aqui.

Tecnologia da mesa de som: analógica, digital ou amplificada?

Existem alguns tipos de mesas de som: as analógicas, as digitais e as amplificadas. Porém, qual é a melhor mesa para a sua necessidade?

Pois é, não devemos olhar pelo que fulano ou ciclano tem, mas pensar na nossa necessidade. Alguns são fãs fiéis de mesas de som analógicas, outros são loucos por mesas de som digitais, outros utilizam mesas de som amplificadas. Qual é a que você precisa?

Vou falar um pouquinho sobre cada uma aqui embaixo, deixando claro que é o básico do básico sobre elas, ok? A decisão de compra de uma ou outra deve ser tomada por você considerando as suas necessidades e a quantidade de recurso disponível para investimento. Fizemos um guia de compras especial para isso, leia aqui.

Mesas de som analógicas

Sem dúvida a presença das mesas analógicas nas igrejas é gigante, principalmente porque grande parte delas não precisam ou não têm interesse em utilizar recursos de áudio avançado.

Costumam ser mesas de som mais simples de operar, com menos recursos e menos auxiliares, se comparadas às mesas de som digitais. No entanto, costumam ter um som mais “quente” e mais forte, a ser mais toleráveis a erros. Porém, cuidado para não deixar ela clipar, pois pode acabar queimando.

Costumam ser comercializadas por valores a partir de R$ 900,00. Neste valor, costumam ser mesas de qualidade inferior e com pouquíssimos recursos, o que pode ser suficiente em algumas situações, mas um problema enorme em outras.

Mesas de som digitais

Com total certeza, foi uma das maiores revoluções do áudio. Essas mesas de som costumam ter muito mais recursos, se comparadas a mesas analógicas e amplificadas. 

Com a popularização delas, os valores estão cada vez mais baixos para aquisição, sendo possível encontrar mesas de som digital com 12 canais de entrada a partir de R$ 3.300,00 no mercado.

Outra praticidade dos consoles digitais é a possibilidade de controle por meio de aplicativos de celular e/ou programas de computador, a distância.

Um ponto negativo desses equipamentos é que o operador não pode “dar mole” e deixar a mesa clipar, pois pode acabar queimando, assim como as analógicas. Para ouvidos mais criteriosos, também percebe-se um som menos quente do que o som das mesas analógicas.

As mesas citadas acima precisam de amplificadores para enviar o som para as caixas de som.

Mesas de som amplificadas

Falamos bastante sobre elas aqui.

São mesas de som, geralmente analógicas, que possuem amplificador na própria saída da mesa, não necessitando de amplificadores externos para seu uso. Elas podem ser muito legais para uso em retiros ou eventos de rua das igrejas que possuem caixas de som passivas.

No entanto, esse tipo de console costuma não ter uma qualidade de áudio muito satisfatória e, muito menos, recursos de áudio muito bons.

Conclusão

  1. Então, primeiramente busque saber quais os recursos você precisa e quantos canais de entrada e saída. Lembre-se sempre de trabalhar com margem.
  2. Busque saber o valor máximo que você pode investir. Lembre-se também: no áudio, o mais caro, 99% das vezes, é melhor…
  3. Pesquise, pesquise e pesquise!

Se você está montando um sistema de som a partir do zero, clique aqui para tirar todas as suas dúvidas! E pode contar com o Mundo da Música! Estamos perfeitamente capacitados para tirar as suas dúvidas!

* Otávio Ricardo Góes (@o.goess) é FOH e técnico de monitor da banda de música cristã Ministério Matheus Oliveira, que caminha por igrejas e eventos da região norte fluminense. Faz parte da equipe de áudio da Igreja Batista do Parque Universitário, é baterista e redator do Mundo da Música

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau