5 documentários sobre músicos para assistir, cantar e se emocionar

O artigo de hoje é feito especialmente para quem, assim como nós, se interessa e acompanha a história da música. Vamos citar 5 documentários sobre músicos imperdíveis, trazendo curiosidades e informações que vão deixar você ansioso para assistir. 

Documentários sobre músicos

Nina Simone, Amy Winehouse, Whitney Houston, The Rolling Stones e Quincy Jones foram as personalidades que escolhemos para indicar os melhores filmes sobre suas vidas e trajetórias. Imagens inéditas, shows inesquecíveis e, muitas vezes, a dura realidade desses artistas são mostrados sem censura nas obras abaixo.

What Happened, Miss Simone?

Com direção de Liz Garbus, o documentário sobre a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone não só tem gravações inéditas e imagens raras da artista, como também é repleto de depoimentos de quem viveu bem próximo a uma das mais incompreendidas cantoras de todos os tempos.

Para quem não sabe, Nina foi referência mundial na luta pelos direitos civis, discursando sobre violência e preconceito racial. Garbus teve ajuda da filha da cantora, Lisa Simone Kelly, para contar os detalhes, desde a sua infância até a morte em 2003. Você pode assistir ao filme pela Netflix ou em outras plataformas de streaming.

A trajetória de sucesso, dor escândalos de Amy

O documentário “Amy”, dirigido pelo polêmico Asif Kapaida e vencedor do Oscar 2016, é uma boa oportunidade para matar a saudade dessa cantora que nos deixou tão cedo, inegavelmente. O timbre potente e a postura sem limites no palco, sempre em companhia de seus irreverentes backing vocals, colocaram a artista britânica entre as maiores vozes do mundo.   

Com muitas imagens inéditas, a obra conta a história da infância de Amy Winehouse, bem como sua ascensão à fama internacional, seu violento relacionamento com Blake Fielder-Civil e a luta contra o vício antes de sua morte por intoxicação alcoólica em 2011, aos 27 anos.

Whitney Houston: drogas, brigas e casamento tóxico

Considerado um documentário oficial, ou seja, o primeiro liberado pelos filhos da cantora Whitney Houston, o filme mostra a vida difícil dessa que foi uma das maiores artistas de todos os tempos, de fato.  

Cenas de bastidores e entrevistas inéditas contam que Whitney tinha uma relação difícil com a mãe dominadora, de tal forma que fez com que se entregasse ainda mais ao mundo das drogas pesadas. Segundo muitos, a cantora teve um romance secreto com sua assistente pessoal Robyn Crawford e um casamento tóxico, quase mortal, com Bobby Brown. Assista aqui.   

Muito rock em The Rolling Stones Olé! Olé! Olé!

Outro documentário imperdível para assistir na Netflix é sobre o rock dos Stones, incluindo o show inédito em Havana. Apresentações eletrizantes, clássicos da banda e a vida fora dos palcos são os temas do longa-metragem, que pode ser assistido aqui.

O Brasil está presente no documentário e abre a obra com um morador de uma favela subindo na laje para tocar Rolling Stones. Outro ponto forte do filme, além da excelente presença brasileira, é Mick Jagger passeando por um cemitério argentino completamente deserto.

Quincy Jones: carreira invejável aos 85 anos

O documentário traça um panorama inédito da vida privada e da carreira do ícone da cultura e mestre da música pop americana: Quincy Jones. O filme já é uma das obras sobre músicos mais assistidas na Netflix.

Jones segue fazendo shows e lotando estádios por onde passa, mesmo no auge dos seus 85 anos. A obra sobre sua vida é resultado de três anos acompanhando o mestre na estrada. A filha do cantor, Rashida Jones, e o diretor Alan Hicks são os responsáveis pelo documentário. 

A história da música em documentários

Estima-se que a música tenha surgido há 50 mil anos, com as primeiras manifestações no continente africano, expandindo-se pelo mundo e dividindo-se em estilos, tons, instrumentos e vasta criatividade. Então, tem muita história para contar, não é mesmo?

Assim sendo, citamos cinco documentários sobre músicos com personagens inesquecíveis da música, mas muitos outros conteúdos sobre a vida dos nossos artistas preferidos estão disponíveis online. Só para ilustrar, Com a Palavra: Arnaldo Antunes é um deles. Lançado em 2019, a obra é autobiográfica sobre o respeitado poeta, cantor e compositor brasileiro Arnaldo Antunes.

Os fãs do saudoso Raul Seixas também podem matar a saudade do artista no O início, o meio e o fim, documentário que conta a vida do irreverente cantor e compositor.

Por fim, e não menos importante, A Batalha do Passinho – O Filme é o primeiro longa do diretor Emílio Domingos e está disponível na Spcine Play, plataforma de streaming com foco no cinema nacional. Na obra, a cultura funk é apresentada para além das comunidades. 


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau