10 instrumentos musicais diferentes. Você conhece algum deles?

Quando você escuta falar sobre instrumentos musicais, em qual deles você pensa primeiro? Provavelmente, a sua resposta será violão, guitarra, piano ou, até mesmo, bateria, não é? Isso ocorre porque alguns deles aparecem em nosso cotidiano com mais frequência, o que nos faz esquecer da enorme quantidade de instrumentos musicais diferentes que existem no mundo.

É verdade que nem todos os instrumentos são populares, mas isso não significa que eles não sejam usados. Eles estão presentes em diversas produções musicais de artistas renomados e que já fizeram parte da nossa vida de alguma maneira. Temos como exemplo as músicas de David Bowie, Robbie Williams e até da banda indie Foster The People. 

Além deles fazerem parte de grandes shows e composições, e da vida de grandes entusiastas da música, como é o caso de Raphael Taira. Com apenas 35 anos de vida, o músico aprendeu a tocar sozinho 55 instrumentos diferentes, entre eles a flauta chinesa hulusi, a balalaica russa e o charango boliviano. 

Apesar de serem considerados desconhecidos, eles produzem uma quantidade de sons e efeitos cuja origem nem ao menos imaginamos. É por isso que, neste artigo, vamos apresentar 10 instrumentos musicais diferentes.

Os tipos de instrumentos musicais 

Os instrumentos musicais são encontrados em suas diferentes formas. Devido à grande quantidade de variações musicais que existem no mundo, passou-se a dividir os seus tipos por categorias. A primeira classificação foi criada pelos chineses, no século IV antes de Cristo, e separava os instrumentos pelo material que eram fabricados: seda, madeira, pedra e entre outros. 

Hoje em dia, a classificação mais comum a ser usada no Ocidente foi proposta por Hornbostel-Sach. A tradicional orquestra sinfônica tem um sistema parecido, que os divide em instrumentos de cordas, sopro e percussão. O modelo de classificação de Hornbostel-Sach também conta com uma categoria para os equipamentos eletrônicos. No entanto, esta classificação pode ser diferente em outras culturas, mas levando sempre em consideração a maneira em que o som é produzido.

Conheça 10 instrumentos musicais diferentes

Harpa eólica

Harpa Eólica

A harpa eólica — ou harpa de vento — apesar de ser um instrumento de cordas, precisa do vento para produzir som, como o próprio nome diz. Seu conjunto de cordas, cada uma de diferente espessura, produz determinados sons quando o vento passa por elas. Por isso, ela é geralmente colocada em algum local em que passe muito ar para que ela seja “tocada sozinha”.

As cordas são montadas em uma armação que funciona como caixa de ressonância. Quando colocado em uma janela e direcionado a uma corrente de ar, as cordas, que têm espessuras diferentes, vibram formando acordes aleatórios. 

Este instrumento se tornou muito famoso no período do Romantismo. No entanto, com o passar do tempo, elas passaram a ser utilizadas como amuletos ou como decoração. 

Harmônica de Vidro

Harmônica de Vidro

A harmônica de vidro foi uma das invenções do estadunidense Benjamin Franklin, que também foi criador do para-raios e das lentes bifocais. Entre tantas invenções, Franklin construiu esse instrumento musical com pedaços de vidro semi-esféricos e de diferentes tamanhos. 

Foi inspirado pelo som que os nossos dedos molhados fazem ao passá-los pela superfícies das taças de vidro, o copofone. A harmônica de vidro funciona no mesmo esquema: os vidros semi-esféricos são distribuídos em um eixo de rotação, afinados de acordo com o tamanho de cada taça. Para tocar o instrumento, basta molhar os dedos e deslizá-los levemente pela superfície. Compositores como Mozart, Beethoven e Tchaikovsky a utilizaram na produção de suas músicas. 

Violão Pikasso

Violão Pikasso

O violão pikasso faz jus ao seu nome: apesar de parecer um violão, ele não é tão comum quanto pensamos, assim como as obras do artista cubista Pablo Picasso. É por isso que o instrumento leva o nome de violão pikasso! 

Sua fabricação demorou dois anos para ser finalizada, sendo mais de mil horas de trabalho. Esse violão, de 4 braços e 42 cordas, foi criação da mestre luthier canadense Linda Manzier, que criou o instrumento em 1984 especialmente para o guitarrista Pat Metheny. 

Stylophone

Stylophone

Imagine um instrumento musical tocado com uma caneta. Imaginou? Ele existe! É o caso do Stylophone, inventado em 1967 por Brian Jarvis. O stylophone é um pequeno instrumento eletrônico, formado por um teclado de metal que deve ser tocado usando uma caneta stylus. 

Caso esteja interessado em adquiri-lo, a empresa Re:creation voltou a comercializá-lo, após 32 anos de ter sua fabricação interrompida. Você pode até pensar que não conhece o stylophone, mas é possível que você já tenha ouvido o som seu som: o instrumento foi utilizado em músicas como “Space Oddity”, de David Bowie. 

Harpa laser

Harpa laser 

A harpa laser, além de ser considerada de alta tecnologia, também tem uma aparência muito chamativa e bonita. O instrumento proporciona um show de luzes, que também é a base do seu som. 

Quem teve a ideia de sua concepção foi Bernard Szajner, em 1981. A harpa laser é formada por uma série de feixes de laser enquanto se liga a um sintetizador, sampler ou ao próprio computador. O som é produzido quando as linhas luminosas são interrompidas pela mão do músico. 

É possível olhar a harpa laser de perto nos shows do músico francês Jean Michel Jarre, responsável por popularizar o instrumento. Ela já faz parte dos seus shows há mais de três décadas. 

Ukelin

O nome já diz tudo: ukelin é a mistura do tradicional ukelele havaiano mais o violino. A invenção foi patenteada em 1926, por Paul F. Richter, e produzida por empresas americanas até a década de 1970. 

Para tocar o ukelin, é necessário posicioná-lo em cima de uma mesa. O instrumento de 16 cordas é tocado com um arco, como o do violino, que alcança todas as cordas. Enquanto a mão direita balança o arco pelas cordas, a mão direita é a responsável por tocar as notas. 

Esse tipo de instrumento costumava a ser vendido porta em porta, já que foi fabricado na intenção de ser um objeto direcionado às pessoas que não tinham formação educacional em música, de forma que elas pudessem tê-las em seus lares. 

Sanfona

Sanfona

A sanfona é frequentemente confundida com o acordeão, sendo este o seu nome popular. Mas não se engane! A sanfona é o nome de um outro instrumento, muito menos comum do que imaginamos.

A sanfona, ou viela de roda, é um curioso instrumento de cordas criado por volta do século 9. Ela se parece com um violino, misturado com um pequeno teclado, e que emite um característico zumbido. Para que os sons sejam produzidos, é necessário girar uma pequena manivela ao mesmo tempo em que as teclas de madeira são pressionadas. Haja habilidade!

Omnichord

Omnichord

O omnichord, por mais que tenha um nome difícil e nada convidativo, foi um instrumento dedicado principalmente a iniciantes. Para tocá-lo, é simples: basta apertar botões enquanto movimenta o dedo por uma placa sensível ao toque. 

Lançado no início dos anos 1980, ele também marcou presença nos palcos de grandes artistas como Robbie Williams, Björk e Foster The People. Outro cantor famoso, David Bowie, também utilizou o omnichord para dar um ar diferente aos seus shows ao vivo. 

Teremin

Teremin 

O teremin foi um dos primeiros instrumentos completamente eletrônicos a serem criados. Quem deu vida a sua criação foi o russo Léon Theremin, em 1919.

O aparelho contém duas antenas de metal, que detectam a posição relativa da mão do músico. Assim, ele controla os sons e os volumes, sem ao menos precisar encostar no instrumento! Os sons produzidos pelo teremin podem ser ouvidos em faixas de bandas clássicas, como o Led Zeppelin, e da banda brasileira Pato Fu

Cimbalon

Cimbalon 

O cimbalon é um instrumento antigo, que, provavelmente, teve a sua origem no período medieval. Hoje em dia, ainda continua sendo muito popular na Hungria e em outros países do leste europeu, como Romênia, Ucrânia e Eslováquia, principalmente entre as etnias ciganas.

É possível ouvir o som do cimbalon no famoso grupo da Orquestra Filarmônica Cigana, ou também no Oriente Médio, com ênfase no Irã.

Além desses que citamos, ainda há uma infinidade de instrumentos musicais diferentes que nem imaginamos, mas que, com certeza, já ouvimos em algum momento.

Os instrumentos musicais existem, em suas mais variadas formas, há mais tempo do que pensamos. Descobrir a origem de cada um e saber desde quando eles fazem parte do nosso mundo, só nos faz perceber o quanto a música é necessária para o bem estar em nossas vidas. 


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau