Os 10 melhores guitarristas do mundo

Técnica e feeling são algumas das características marcantes que fazem um bom guitarrista. Mas você já se perguntou o que consagra o melhor de todos? A resposta é técnica, feeling e, claro, muita paixão pelo que faz.

Quem são os 10 melhores guitarristas do mundo?

A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam mais de 50 milhões de guitarristas espalhados pelo planeta. 

Nesse artigo, vamos falar sobre eles: os 10 melhores guitarristas do mundo, segundo a famosa lista feita pela Revista Rolling Stone. Quer saber mais sobre Hendrix, Clapton, Page, Richards, Beck, King e outros?

Fique ligado no nosso artigo, compartilhe com os amigos e acompanhe as novidades no blog do Mundo da Música.

Jimi Hendrix: o melhor guitarrista de todos os tempos

Pense em um instrumentista que está em praticamente todas as listas publicadas de melhores guitarristas da história, sempre ocupando o primeiro lugar. É ele: Jimi Hendrix.

A principal atração do icônico Festival de Woodstock preferia amplificadores valvulados de alta potência e foi um dos músicos que popularizaram o pedal wah-wah, que utilizava frequentemente para dar uma expressividade quase vocal a seus solos.

Apesar não ter sido o menino prodígio da guitarra, se tornou o melhor do mundo por conta da criatividade quase compulsiva que desenvolveu ao longo do tempo.

O blueseiro Eric Clapton e sua guitarra mágica

Dono de baladas inesquecíveis como Tears In Heaven e Change The World, Eric Clapton sempre foi reverenciado pelo seu talento no blues. Foi um dos integrantes da banda de rock Cream, que marcou seu nome na história.

Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso, tanto de crítica, quanto de público, e tendo várias canções listadas entre as mais populares, tais como “Layla”, “Wonderful Tonight” e a regravação de “I Shot the Sheriff”, de Bob Marley.

Infelizmente, as drogas e o álcool também marcaram a história de Clapton por algum tempo. Porém, junto de sua guitarra mágica, o cara superou mais essa e foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE). 

O guitarrista mais procurado na Inglaterra

James Page fez história na banda de rock Led Zeppelin e se tornou o guitarrista de sessão mais procurado na Inglaterra.

Além disso, o terceiro maior guitarrista do mundo sempre foi conhecido por fazer o uso extensivo das guitarras Gibson Les Paul, tendo, por muitas vezes, usado versões modificadas desses instrumentos de maneira a conseguir timbres variados.

Keith Richards: o rei dos refrões musicais

Não tem como falar da banda Rolling Stones sem citar o quarto melhor guitarrista do mundo: Keith Richards, que introduziu o som de duas guitarras na linha rítmica dos Stones.

A reconhecida sonoridade única produzida pelo músico é a afinação diferente de sua guitarra. Richards aprendeu e adotou a afinação em sol aberto, com a guitarra afinada num acorde em sol: ré-sol-ré-sol-si-ré.

Jeff Beck: o guitarrista que toca sem palheta

O músico Jeff Beck foi o fundador do The Jeff Beck Group, cujos álbuns vendiam bem, mas não eram muito comerciais. Porém, foi ao gravar o Blow by Blow, em meados de 1975, que conquistou o grande público. 

É conhecido e admirado por tocar sem a palheta, diferente da maioria dos guitarristas mais conhecidos. Passando por vários estilos musicais, do jazz ao rock, Beck segue firme e forte lançando seus discos, que agora criaram raízes na música eletrônica.

B.B. King: uma vida inteira dedicada ao blues

O rei do blues chegou a fazer quase 300 shows pelos quase 100 países por onde passou com sua guitarra e canções de amor.

Com sua voz rouca e uma presença de palco invejável, King recebeu 15 prêmios Grammy ao longo da brilhante carreira. Sua maneira cheia de classe ao tocar a guitarra e seu modo de cantar, inspirado no gospel, foram as marcas registradas do rei do blues. 

O pioneiro do rock e dos clássicos do gênero

Chuck Berry foi um dos pioneiros do rock e deixou memoráveis canções como “Maybellene” e “Roll Over Beethoven”. O cara entrou no hall da fama do rock e recebeu o prêmio das mãos do guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards. 

Apelidado como o “Pai do Rock and Roll” pela NBC, Berry alcançou um novo nível de popularidade quando uma versão de “My Ding-a-Ling” se tornou seu único registro no topo das paradas. 

Eddie Van Halen: do piano aos solos de guitarra

Eddie é um dos guitarristas mais aclamados da história, reconhecido por fabricar seus próprios instrumentos, as guitarras Frankestrat. 

O músico recebeu diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Entre suas parcerias mais famosas está o solo de guitarra da canção “Beat It”, do álbum Thriller, de Michael Jackson.

O guitarrista mestre da improvisação

Duane Allman é conhecido no mundo da música pela sua técnica slide guitar – uma forma de tocar guitarra em que se utiliza no dedo médio, anular, mínimo ou indicador, um pequeno tubo oco para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra. 

Seu tom foi considerado um dos maiores de todos os tempos pela Guitar Player Magazine. Além disso, Allman era consagrado pelos colegas como alguém de muita personalidade e disponibilidade em ajudar os outros.

Pete Townshend: um dos mais influentes artistas do mundo

Conhecido como o principal compositor do Rock The Who, Townshend fez mais de cem canções enquanto esteve no grupo, o que durou cerca de 40 anos.

Entre seus trabalhos mais conhecidos está a criação de Tommy, para qual o termo “ópera rock” foi criado, além da inovação no uso de feedback e a introdução do sintetizador como um instrumento de rock.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau