Guia de Compras: Mesas de Som

Com este guia de compras sobre mesas de som, o Mundo da Música ajuda você a escolher sua melhor opção de equipamento. Veja os assuntos que abordamos:

O que é uma mesa de som?

O que é input?

Uma mesa de som, que também pode ser chamada de console de áudio, mixer ou misturador, é a central de controle de todo áudio. Isto é, todas as fontes (microfones, instrumentos musicais e tocadores de mídias) passam por ela até serem direcionadas às diversas caixas acústicas de nosso ambiente. Ou em alguns casos, para workstations de gravação.

No passado, existiam diferentes tipos de mesas de som, cada uma para determinada função. Hoje, com a chegada dos consoles digitais, esse equipamento se tornou mais versátil, podendo ser usado nas mais diversas aplicações – tanto no áudio ao vivo, quanto em alguns tipos de gravações.

Tipos de mesas de som

Dada esta atual versatilidade dos modernos consoles entrando no mercado, resta-nos dividir os consoles em digitais e analógicos. Ainda existe diferença de investimento nestes dois tipos, algo que será decidido de acordo com a aplicação que você dará a eles. 

Mesas de som analógicas

Mesa de Som Behringer Xenyx 502

Sim, ainda há mercado para este tipo de equipamento. Sistemas de som mais simples e/ou operados por quem não tem um sólido conhecimento em fundamentos de áudio tornam este tipo de console atrativo.

As mesas de som analógicas cumprem seu papel com desenvoltura até detectarmos a necessidade de envolver outros processos, como compressão, equalização e efeitos, de forma mais rebuscada.

Logo, quando pensamos em um grande sistema de áudio com a necessidade de muitos equipamentos para manipular o som entre o microfone e a caixa de som, isso nos faz tender a um mixer que nos dê mais possibilidades de tratamento em nosso áudio, sem precisar de equipamentos extras. Então, tendemos ao console digital.

Mesas de som digitais

Mesa de som digital Behringer X32

Quando comparamos quantidades de canais entre um sistema digital e um analógico, o valor para sistemas pequenos está baixando com o passar do tempo.

O que, num passado não tão distante, era praticamente inacessível para pequenas produções, tornou-se viável com o avanço na construção de potentes processadores a um custo baixo. Isso originou a construção de pequenos consoles com, praticamente, todas as ferramentas das grandes mesas digitais.

Então, dotadas de múltiplos recursos em seu firmware (software dedicado a um hardware), a mesa de som digital se tornará a saída técnica e financeira mais viável – o que coloca o sistema analógico em obsolescência.

Aplicações

Mesas de som para estúdio

Mesa de som para estúdio

Grandes estúdios de gravação ainda têm interesses em pomposos consoles com valores milionários. Justificam que a qualidade gerada pelos seus pré-amplificadores e filtros equalizadores são inigualáveis se comparada com o sistemas digitais.

Para uma aplicação de ponta (a nível mundial) até se explicaria pela emoção e afinidade dos produtores com esses equipamentos, levando a qualidade do som a categorias que eles não atingiriam em sistemas totalmente digitais.

Entretanto, o áudio digital evoluiu muito, e essas diferenças ficaram menores. O que, talvez, não justifique um investimento de meio milhão de reais em um console desse porte em troca de “2% a mais de qualidade”. Quem pode pagar por isso nos dias de hoje?

Atualmente, tanto consoles digitais, quanto consoles analógicos (esses, às vezes, somente em um par de canais) podem se conectar a um computador e substituir as placas de som convencionais na hora de uma gravação. Talvez não seja a melhor opção para um grande estúdio de gravação, levando em consideração a qualidade dos pré-amplificadores e conversores para áudio digital, mas ainda é uma boa ideia para pequenas e médias produções. Sem falar na possibilidade do uso versátil de um console tanto no dia a dia do ao vivo, quanto para algumas gravações.

Mesas de som para ao vivo

Como escolher mesa de som profissional para igreja?

No passado, esses consoles de dividiam em:

Console de P.A – Console destinado à mixagem do som de um evento ao PÚBLICO (Public Address). Este continha estrutura de construção e ferramentas que auxiliavam a tarefa do operador de P.A. como: rápido acesso a todos os canais, sub grupos, matrix, entre outros.

Console de Monitor (retorno) – Console destinado a mixagem do som de um evento para os artistas do espetáculo. Ele continha estrutura de construção e ferramentas que auxiliavam a tarefa do operador de monitor, como: rápido acesso aos auxiliares, muitos auxiliares disponíveis para múltiplas vias de monitor, saídas para monitoração e controle do sinal de áudio que ia ser enviado ao músico, entre outros.

Com a chegada dos consoles digitais, esses equipamentos se tornaram um só. Ora dois consoles idênticos com um fazendo a função P.A. e outro fazendo a função monitor, ora em produções menores, fazendo os dois trabalhos no mesmo console com o uso de “controle remoto” por tablets ou, até mesmo, smartphones.

Em suma, uma mesa de som para ao vivo faz o gerenciamento de tudo o que acontece no momento, e o que será amplificado para a audiência de muitas pessoas. 

Como escolher uma mesa de som?

Esta tarefa se tornará mais simples quando pensarmos em cada necessidade que temos para o uso dela de forma separada. Então, podemos nos perguntar: que características procurar em uma mesa de som?

Abaixo, em tópicos, analisaremos os principais pontos no momento de tomada de decisão entre um console ou outro.

Pegue o papel e caneta, e mãos à obra!

Quantos canais de entrada eu preciso?

Faça as contas! Some todos os canais de instrumentos usados, com uma atenção especial para a bateria – que normalmente é compostas de muitas partes e, com isso, muitos microfones. Adicione à conta todos os microfones para vozes e players de mídias (dois canais por equipamento por ser estéreo) como DVD, computadores, CDJ, entre outros.

Será conveniente colocar uma sobra de canais de, pelo menos, 20% do usado, afinal, nunca se sabe quando a família vai aumentar ou teremos algum convidado inesperado para o “almoço” – digo, o evento.

Quantos auxiliares eu preciso?

A quantidade de auxiliares que sua mesa de som deverá conter será a soma de tudo o que é feito através deles.

Iniciamos por vias de monitor (caixa de retorno), não importando se é feito por meio de caixa acústica no chão ou de fones de ouvidos. Idealmente, precisaríamos de uma via por componente (músico, cantor, orador, etc).

Às vezes, não temos recursos ou espaço para isso, e precisamos usar uma única via para um grupo de músicos, com uma ou várias caixas recebendo o mesmo sinal de áudio em cascata.

Também, devemos somar os auxiliares que usaremos para processadores de efeito (um por equipamento usado) e possíveis outros usos, como mandadas para gravação, side fill e outros.

Quantos subgrupos eu preciso?

Se for necessária uma mesa com muitos canais (mais de 20, por exemplo) já passa a ser muito útil a aquisição de mesas que tenham essa função. Isso serve para agrupar canais e ter um controle de volume geral do grupo. Por exemplo: cinco microfones para um coral, ou um set de bateria com 10 microfones.

Como é comum precisar baixar ou subir volumes de todos os microfones destes grupos de uma vez só, é conveniente o uso de subgrupos para isso.

Em alguns consoles digitais achamos essa mesma função de DCA, Group, Bus, entre outros.

Preciso de efeitos integrados no console?

Todos os consoles digitais têm efeitos integrados. Os analógicos, nem sempre. Porém, notamos que boa parte do mercado de consoles analógicos está recebendo esse recurso.

O fabricante entende que o cliente que ainda compra um console analógico, ou não tem poder de investimento para adquirir um console digital que contemple todas as suas necessidades, ou ainda não dispõe de estrutura e conhecimento suficiente para precisar de um processador de efeitos externo a esse console.

Portanto, se você entende o uso de efeitos e ainda está procurando por um console analógico, verifique a necessidade e adquira um console com um pequeno processador de efeito integrado. Caso não precise, use a diferença de investimento para melhorar outros atributos mais importantes para você.

Preciso de equalizador gráfico integrado no console?

O pensamento desse recurso é idêntico ao pensamento da presença de processadores de efeitos em consoles analógicos:

  • Não tenho investimento suficiente para adquirir um bom equalizador gráfico de 31 bandas estereo para o meu sistema? 
  • Este equalizador custará o mesmo valor (ou até mais caro) que o console que procuro? 

Nada mal comprar um console que tenha uma versão simplificada dele integrada, para que consiga regular seu som da melhor forma possível.

Preciso utilizar meu console para gravação e/ou transmissão?

Em épocas de atribuir múltiplas funções aos equipamentos, surge a necessidade de fazer registros (gravações) dos áudios que passam pelo console.

Todos os itens seguintes podem ser resolvidos com a escolha adequada do console:

  • O uso da mesa de som, tanto para ao vivo, quanto para uma gravação de estúdio (ou até uma gravação ao vivo);
  • Para transmissões ao vivo de eventos pela internet;
  • Como uma placa de som para gravação multi pistas;
  • Ou, até mesmo, usá lo para controlar a sua DAW (Digital Audio Workstation)

Primeiramente, não podemos confundir a presença de um conector USB (o mais comum) em um console com chamá-lo de digital. Muitos console analógicos estão vindo com essa conexão, porque têm uma “placa de som” integrada, dispensando a compra de uma em separado para executar as funções listadas acima.

A maioria dos consoles que dispõe do recurso contêm um “placa de som” de duas entradas e duas saídas (2in/2out). Ou seja, mesmo tendo 16 canais, a console só conseguiria gravar uma mixagem desses 16 canais em dois, ou dois canais separados por vez.

Boa parte dos consoles digitais já está um passo à frente. Essas mesas de som digitais podem enviar ou receber de um computador (com um software adequado) todos os canais separadamente. Isso nos dá a possibilidade de fazer gravações multipistas e passagens de som virtuais (Virtual Sound Check).

Preste atenção em um detalhe importante: mesmo o console dispondo destes recursos, em alguns eles são feitos por meio de placas de expansão que, nem sempre, vêm junto com o equipamento. Às vezes, elas devem ser adquiridas separadamente.

Preciso operar meu console a distância?

O ideal é que o operador ouça o que a maioria do público está ouvindo sempre. Porém, nem sempre nos deixam posicionar o console onde seria a posição exata para ele, por incontáveis motivos: fica feio, toma espaço, atrapalha a passagem, por exemplo. 

Então, uma alternativa a esse problema é a instalação do console na posição que, medianamente, agrade a técnicos e demais tomadores de decisão, além do uso de algum dispositivo de controle remoto para o operador se posicionar da melhor forma.

Na impossibilidade de ter um console no centro do ambiente com um multicabo (subsnake) ligando-o ao palco ou altar, usamos notebooks, tablets ou, até mesmo, smartphones para o seu controle. Inclusive, muitos já contêm um roteador WiFi integrado. Porém, muitos dispõem somente de uma saída de mesa para a ligação de um roteador externo. 

Se você passa por esse problema de posicionamento, ou dispõe somente de um único console digital para fazer P.A. e retorno ao mesmo tempo, esse controle de mixagem remoto pode ser de grande valia.


Portanto, ao considerar todos os pontos discutidos acima, dificilmente você errará na escolha de sua mesa de som (console de áudio, formalmente dizendo). Avalie sempre suas necessidades, anote todos os detalhes importantes do seu uso no dia a dia e vá em busca do seu console ideal.

Marcas e modelos serão menos importantes do que um console que faz tudo o que você precisa.

Quando se deparar com valores, pense que, mesmo com parâmetros muito semelhantes, existem diferentes níveis de construção de cada equipamento. Isso refletirá em diferença de preço, mas que poderá retornar em qualidade sonora e durabilidade! 

Caso consiga responder boa parte das perguntas acima, você já pode acessar o nosso site na página de categorias Mesas de Som e usar os filtros à esquerda da tela para que o Mundo da Música apresente todas as possibilidades do mercado que possam satisfazer às suas necessidades. 

Se você já conhece alguns modelos do nosso mercado, preparamos uma lista de equipamentos mais vendidos, para que você possa conferir se as mesas que conhece estão entre as mais vendidas.

Clicando nelas, você acessará o produto em nosso site, verá preços e condições nas melhores lojas – com produtos oficiais e garantia.

Vitrine de Mesas de Som

Mesas de som mais vendidas
mesas de som analógicas até 2000
mesas de som digitais ate 7000
mesas de som analogicas ate 16 canais
mesas de som digitais ate 16 canais
mesas de som digitais para transmissão ao vivo
comprar mesas de som

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre a forma de uso desses equipamentos, abaixo temos links que falam mais sobre o assunto e podem ajudar você a ter certeza da sua escolha!

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau