Cauê Nessin, 13/03/2020
A mesa de som amplificada é um dos dispositivos mais importantes para um técnico de som que atua em eventos, festas, shows e igrejas. Afinal, é neste equipamento que todos os áudios são processados, equalizados e se transformam em um som limpo e agradável.
Embora o conceito popular sobre a mesa de som seja “misturar todos os áudios”, o indivíduo que é responsável por operá-lo deve ter o mínimo de conhecimento sobre o que está fazendo. E é justamente por isso que preparamos este conteúdo. Acompanhe a leitura do artigo para saber o que é uma mesa de som amplificada e como usá-la!
O que é uma mesa de som amplificada?
Como foi dito na introdução, há diversas funções para uma mesa de som, como ajustar o volume de cada instrumento e dos vocais, adicionar efeitos, equalizar o áudio, entre outros. Porém, sua premissa se resume a “misturar” os sons que são direcionados aos seus canais de entrada.
As mesas de som tradicionais costumam vir apenas com conectores P10. No entanto, hoje em dia, existem equipamentos mais robustos e sofisticados que contam com XLR. O fato é que cada canal de uma mesa de som pode ter as duas opções de conexão: um conector P10 para entrada de nível de linha e outro conector XLR (para microfones).
Devido ao fato de o microfone enviar um sinal consideravelmente mais baixo para a mesa — o que exige que ela seja amplificado manualmente até que se torne audível — as entradas para ele contam com um pré-amplificador.
Vale mencionar, ainda, que existem modelos de mesa de som amplificada que já vêm com conectores P10 para que recebam o sinal dos microfones. Isto é, uma entrada pré-amplificada similar a dos conectores XLR.
Como usar uma mesa de som amplificada?
Para usufruir ao máximo dos benefícios que esse tipo de equipamento pode proporcionar, é muito importante conhecer cada uma de suas funções. Neste tópico, mostraremos quais são os principais controles que integram uma mesa de som e para que servem.
Equalizador
Serve para que o sinal seja modificado em diferentes bandas, como agudos, médios e graves, por exemplo. É no equalizador que a atenuação ou o ganho desses knobs são reguladas em determinadas faixas de frequências. É muito importante consultar o manual do equipamento que você adquiriu para saber quais frequências podem ser atingidas pelo equalizador.
TRIM (controle de ganho)
Essa função é responsável pela regulagem do ganho de sinal. Isto é, controlar a intensidade do sinal que deverá ser pré-amplificada.
Volume
Toda a quantidade de sinal processado é regulada pelo controle de volume, que é direcionada para a saída principal (também conhecida como Main Out). Na saída principal, todos os canais da mesa de som amplificada são “misturados”. Porém, há uma diferença entre o TRIM e o Volume: o Volume não tem controle sobre a amplificação do sinal do som. Ou seja, ele apenas regula a quantidade de sinal do áudio que deve ser direcionada para Main Out.
FX Send (mandada de efeito)
É o controle responsável por regular a intensidade de sinal de áudio que será direcionada para a saída de FX da mesa de som amplificada. Resumidamente, o som sai pelo FX Send para algum equipamento que processa efeitos externos, no qual o áudio é processado e, então, retorna à mesa através de outro canal. Há modelos disponíveis no mercado que contam também com entradas FX Return, nas quais o som é processado, retornando para a própria mesa de som.
Botão de LOW CUT (filtro de passa-altas)
Sua finalidade é atenuar as frequências sub graves de forma mais atenuada, o que é altamente recomendado para que se evite a interferência de frequências graves durante uma gravação, por exemplo, como batidas acidentais no pedestal do microfone, pisadas no chão, entre outros.
Em geral, o “CUT” é feito em torno dos 80 Hz. Isso não significa necessariamente que todas as frequências inferiores a 80 Hz serão canceladas. Porém, de 80 Hz (para trás), qualquer frequência sofrerá uma atenuação acentuada — aproximadamente 24 dB por oitava.
INSERT (inserção de efeito)
Alguns modelos de mesa de som têm uma conexão específica em cada canal, conhecida como INSERT. O INSERT, por sua vez, é uma espécie de conexão com duas vias (estéreo), sendo uma destinada à saída do do som para o dispositivo processador de efeitos que, então, retornará para a mesma conexão (após ser processado), por meio da segunda via. É muito comum que essa conexão seja feita com os tradicionalmente conhecidos “cabos Y”.
PAN (panorama)
Se você pretende direcionar o som de um canal para outro (direito para o esquerdo, por exemplo) da mesa amplificada, deve utilizar o controle PAN. Com ele, é possível trabalhar o estéreo do áudio, isto é, o palco sonoro. Para que você tenha uma ideia, os instrumentos podem ser posicionados para que fiquem audíveis em um determinado lado da música.
Além disso, você também pode ligar o microfone do vocal principal no primeiro canal e direcioná-lo 100% para a saída do lado direito (Right ou Canal R) e, no segundo canal, conectar o microfone do backing vocal, mandando-o 100% para o lado esquerdo (Left ou Canal L).
Main Out (saída principal ou saída Master)
Por fim, este é o canal da mesa de som responsável por “jogar” o áudio da mesa para os conectores de saída que estão ligados nas caixas de som amplificadas ou nos amplificados dos instrumentos.
Qual mesa de som amplificada é recomendada para utilizar em uma igreja ou ambiente de médio/grande porte?
Agora que você já tem uma noção mais precisa sobre o que é e como utilizar esse tipo de equipamento, indicaremos a mesa de som Behringer, que é uma das mais indicadas para ambientes grandes, mas com uma boa acústica, como uma igreja.
Behringer PMP3000 – Mesa de Som Amplificada Profissional
Especificações técnicas:
- Tecnologia de amplificação revolucionária — pouco peso, incrível performance sonora e muita potência;
- Mixer amplificado estéreo compacto — 2 x 600 Watts (totalizando, no modo bridged, 1200 Watts de potência);
- Mixer composto por 16 canais — 4 estéreos, 8 monos e um retorno TAPE separado;
- Sistema de detecção de microfonia moderno FBQ — capaz de revelar rapidamente frequências críticas para removê-las com facilidade;
- Design Compacto — peso dos mixers amplificados tradicionais e com a metade da profundidade;
- Processador de efeitos digitais integrado de 24bit, incluindo 100 PRESETES — inúmeros multi-efeitos como Pitch Shifter, Delay, Reverb, Flanger, Chorus e muito mais;
- Equalizador gráfico de 7 bandas — permite a correção de frequências nas saídas do Main Out ou do monitor de maneira muito mais precisa;
- Pré-amplificadores para microfones 8 “IMP” de altíssima qualidade + chave Phantom Power +48 Volts — perfeito para microfones condensers;
- Função Voice Canceller — para remover o áudio da voz do cantor durante as gravações;
- Efeito estéreo Surround XPQ 3D — muito mais vitalidade e “clareza” no estéreo;
- Modo de operação duplo mono (Main/Monitor) ou estéreo (Main L/R);
- Entradas CD/Tape com ajuste de estéreos para que fontes externas sejam conectadas;
- Equalizador de 3 bandas extremamente eficiente — com leads CLIP em todos os canais mono e filtro de corte para graves;
- Saída pré-amplificada multi funcional — proporciona muito mais flexibilidade.