Cabo para ligar mesa de som na caixa ativa, como devo proceder?

O assunto “conexão” gera muitas dúvidas por parte de quem está iniciando ou mesmo quem já tem pouca bagagem e, para isso, estamos aqui dispostos a desmitificar a conexão entre mesa de som e caixa de som ativa. Para isso precisamos abordar alguns assuntos, entre eles, o cabo para ligar mesa de som na caixa ativa.

O que é caixa de som ativa?

A caixa de som ativa nada mais é do que uma caixa de som com um amplificador interno embutido, que é conectada na tomada para alimentação do amplificador interno.

Existem diversos modelos de caixas de som ativas e com diversas finalidades. Elas possuem benefícios que são bastante interessantes como, principalmente, o de possuir amplificador, falante e drivers compatíveis e dimensionados um par o outro. Esta característica elimina a possibilidade de excesso de potência na saída do amplificador, que pode ocasionar uma possível queima dos componentes da caixa.

Essa perfeita compatibilidade e dimensionamento não exclui, no entanto, a possibilidade de queima dos componentes. Por isso, as caixas de som ativas costumam tem um LED vermelho indicador de CLIP (ou PEAK). Ele indica sobrecarga na caixa de som (o que quer dizer que você está enviando mais sinal do que a caixa suporta), que pode ocasionar a queima de algum componente eletrônico da caixa, na pior das hipóteses. Por outro lado, na melhor das hipóteses, ocasiona a distorção do som, ou seja, o som rachado.

Se você tem alguma dúvida se é melhor ter uma caixa de som ativa ou passiva, dê uma olhada neste artigo que preparamos!

Níveis de sinal

Outro assunto extremamente importante para que tenhamos certeza e segurança em todas as conexões que fazemos é conhecer o mínimo a respeito de níveis de sinal.

No mundo do áudio analógico existem diferentes níveis de sinal, são eles: nível de microfone, nível de linha e nível de potência. Mas, para que precisamos saber disso?

Cada etapa do seu sistema de som trabalha com um nível de sinal diferente e você não deve ser utilizar qualquer conexão diferente às indicadas para cada nível.

  • Nível de microfone: é o nível que trafega em uma conexão de um microfone, utilizado também nas entradas da mesa de som. Este nível de sinal possui a característica de trafegar um nível de sinal bem baixo. Portanto, precisa se conectar à uma entrada à nível de microfone, pois esta possui um pré-amplificador adequado para elevar o nível de sinal.
  • Nível de Linha: é o nível que sai de um instrumento musical não microfonado como guitarra, baixo e teclado. Este nível também é utilizado nas saídas da mesa de som, nas entradas e saídas de equalizadores e periféricos externos à mesa de som. A exceção é apenas o amplificador (quando utilizado), este trabalha com nível de linha em suas entradas, porém, em suas saídas, utiliza nível de potência.
  • Nível de potência: é o nível utilizado nas conexões entre amplificador e caixas de som passivas, apenas. E, portanto, NUNCA conecte a saída de um amplificador à entrada da mesa som ou à entrada de uma caixa de som ativa.

Mas por que saber sobre isso?

Primeiramente, saiba que nunca deve conectar seu instrumento direto à mesa de som. Isso porque ela está preparada para receber nível de microfone (extremamente baixo) e seu instrumento está enviando nível de linha (consideravelmente alto). Portanto, pode danificar a entrada de sua mesa de som. Em algumas mesas existe a conexão chamada “line in“, nesse caso pode ser feita a conexão de instrumentos diretamente à mesa de som utilizando esta conexão.

Após isto, precisamos entender que caixas de som passivas estão preparadas para receber nível de potência. Portanto, precisam se conectar à amplificadores externos, que são capazes de prover este sinal.

Mas e a caixa de som ativa? Ela trabalha em qual nível de sinal? Devo usar qual cabo para ligar mesa de som na caixa ativa?

Como ligar mesa de som na caixa ativa

A caixa de som ativa possui algumas particularidades que variam de modelo a modelo, vamos exemplificar com dois modelos que você pode encontrar no nosso marketplace!

Turbosound iX15 Caixa Acústica Ativa de PA
Lexsen LPS-15A Caixa Acústica Ativa de PA

No caso das ativas, a caixa possui um conjunto de entradas que trabalham em nível de linha e um conjunto de entradas que trabalham em nível de microfone. Mas para quê existem estas conexões? 

No caso de utilizar a caixa de som como PA de uma igreja ou casa de eventos, provavelmente esta caixa vai se conectar à saída de uma mesa de som, seja ela analógica ou digital. Neste caso, deve ser conectada através das conexões em nível de linha, pois é neste nível que a saída da mesa de som está enviando sinal.

No entanto, no caso desta caixa ser conectada apenas a um microfone ou a um instrumento passando por um direct box, a conexão deve ser feita nas conexões em nível de mic.

Em outros modelos, a caixa pode ter 2 canais de padrão full-range, o que significa que ela trabalha tanto em nível de mic quanto em nível de linha e, portanto, pode-se conectar uma mesa de som ou um microfone em qualquer das entradas desta caixa.

Cabo para ligar mesa de som na caixa ativa

Dúvidas a respeito de cabo para ligar mesa de som na caixa ativa são muito comuns, mas também muito simples de serem resolvidas! O cabeamento a ser utilizado para conectar mesa de som à caixa acústica ativa, basicamente, depende do tipo de conexão a ser feita.

Existem caixas ativas que possuem conexão balanceada e conexão desbalanceada e, para isso, o cabo deve seguir este padrão para realizar a conexão.

Para caixa com conexão balanceada deve-se utilizar cabeamento balanceado. Já para caixas com conexão desbalanceada deve-se utilizar cabeamento desbalanceado. O mesmo ocorre em relação aos conectores.

No entanto, algumas caixas de som ativas possuem uma saída amplificada feita para conectar esta caixa ativa à uma caixa de som passiva. Para isso, a caixa ativa está provendo um sinal à nível de potência nesta saída. Dessa forma, é necessário um cabeamento mais robusto e com conectores mais robustos (geralmente é utilizado conector speakon para isto, associado à cabo PP 2×1,5mm ou preferencialmente maior) para que ocorra a conexão correta e, principalmente, SEGURANÇA na conexão.

Conclusão

Portanto, saiba qual é o tipo de conexão adequada à sua caixa de som ativa, e com isso deverá saber como proceder. Se ainda houver dúvidas, leia este artigo novamente.

Juntamente, tome cuidado com a segurança da conexão, tenha certeza de que todos os cabos estão devidamente protegidos, isolados e dimensionados corretamente para seu sistema ativo.


Gostaria, para finalizar, de compartilhar um versículo bíblico: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos.” – Provérbios 3:5-8


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau