Por que se preocupar com a posição das caixas de som?

Sabemos que são muito frequentes os problemas relacionados a som, principalmente em igrejas e eventos de pequeno porte. Por isso, vamos abordar sobre posição das caixas de som e dar algumas dicas para facilitar o posicionamento. Isso vale para igrejas, eventos ou em casa, com seu sistema de home theater.

É muito satisfatório quando estamos em um ambiente que possui um som agradável aos ouvidos e é inteligível. Se estiver em um nível (volume) confortável e não atrapalhar conversa, melhor ainda.

Porém, também é muito satisfatório quando estamos em um show de uma banda que gostamos. Ouvir um som potente que não agrida à audição auxilia na percepção de todos os instrumentos e vozes.

Tudo isso associa-se às caixas acústicas e seu posicionamento.

Antes de comentarmos de fato sobre apontamento…

Precisamos, antes de qualquer coisa, saber o objetivo desta sonorização. Seria a montagem de um home theater estéreo na sala de casa? Quem sabe, é um P.A. em um estádio de futebol para 50.000 pessoas?

Sabendo o objetivo, o ambiente a ser sonorizado e o tipo de sonorização a ser feita, podemos partir para o processo de posicionamento, de fato. Seguem alguns exemplos.

Sonorização de uma casa / apartamento 

Para este tipo de situação, atualmente existem diversas tecnologias. Entre elas, citamos o sistema 5.1, caixa surround, home theater, Dolby. Quanto mais tecnológico for o sistema, mais necessário é que as caixas estejam posicionadas corretamente – tanto considerando a inclinação, quanto altura e distância. Aconselhamos que sempre sigam as orientações contidas no manual do equipamento de som doméstico.

Claro que são poucos os que, de fato, montam de forma correta em casa, devido a diversos fatores que não dependem exclusivamente da técnica. Todavia, para um resultado excelente, respeite o posicionamento correto.

Sonorização de eventos

Em eventos ao vivo (cultos, shows ou concertos), costuma-se utilizar o PA em estéreo (L+R) ou LCR (L+Center+R). Nesse caso, o posicionamento das caixas deve cobrir todo o ambiente. Porém, o público vai ouvir o som proveniente de apenas uma direção (a direção do palco) – o que, nesses casos, é o objetivo, de fato.

Para que as caixas de som sejam posicionadas corretamente em um ambiente de culto ou de show, devemos seguir alguns pontos para a montagem.

Guia do técnico de áudio de igreja

Tamanho do ambiente e distribuição do público

Neste caso, o tamanho do ambiente e a distribuição do público estão diretamente associados à escolha das caixas corretas, suas quantidades e posicionamento correto.

Em uma igreja de pequeno porte utilizando sistema de PA em Estéreo (L+R), o ambiente costuma ser um retângulo ou quadrado com o palco (ou altar) em uma das extremidades.

Altura das caixas em relação ao chão

Deve-se, primeiramente, se atentar com a altura (em relação ao chão) das caixas. Elas não podem estar muito baixas, pois, nesse caso, o som seria ouvido com maior intensidade pelas primeiras pessoas da fileira. Essas mesmas pessoas bloqueariam o som para as últimas pessoas da fileira.

Posicione as caixas acústicas acima da cabeça das pessoas para aproveitar a abrangência ao máximo, não tendo problema de falta de cobertura. Com isso, as pessoas no fundo da igreja / evento conseguem ser atendidas com um rendimento tão bom quanto aquelas que estão nas primeiras fileiras.

Inclinação vertical das caixas

Além da altura das caixas em relação ao chão, devemos prestar muita atenção com a inclinação vertical da caixas de som, para que a cobertura sonora seja a melhor possível – tanto para as primeiras fileiras, quanto para as últimas.

Imagine o cenário de caixas de som penduradas a 10 metros de altura, sem inclinação vertical alguma. Será que teremos uma cobertura sonora adequada para as primeiras fileiras, principalmente? Provavelmente, não! Para isso, as caixas devem ser inclinadas verticalmente, para cobrir a maior área possível, com o melhor rendimento.

Sempre esteja atento e leia o manual de sua caixa de som para saber qual é o ângulo de abertura vertical da caixa, para auxiliar na inclinação correta. A partir daí, fica mais fácil a tomada de decisões a respeito da inclinação vertical das caixas.

A associação da altura da caixa com a inclinação vertical correta pode ser a chave para uma cobertura sonora mais plana no seu ambiente. No entanto, estes não são os únicos pontos a analisar.

Rotação horizontal das caixas

Um dos erros mais comuns em ambientes de evento/culto, principalmente de pequeno e médio porte, é o posicionamento das caixas de som no formato de X, rotacionando a caixa da direita para a esquerda e a caixa da esquerda para a direita de forma arbitrária.

Muitos pensam que, posicionando dessa forma, terão melhor cobertura no centro do ambiente. No entanto, o resultado é completamente diferente.

Esse tipo de posicionamento gera um cancelamento de frequências sonoras por um desajuste de fase em que tenha diferenças de distâncias entre torres de caixas acústicas.

Uma dica bem simples para isto é: divida a largura do seu ambiente em 3 e posicione sua caixa na interseção, como no exemplo abaixo.

Detalhe: esta dica funciona bem para ambientes abertos, sem paredes laterais ou superfícies que causem muita reflexão. Serve, também, caso você tenha um ambiente com tratamento acústico adequado.

No caso de ambientes fechados, paredes reflexivas, outra dica bastante útil é dividir o espaço total mais vezes (4 ou 5 vezes), como no exemplo a seguir.

Para esta segunda dica, pode-se utilizar pouca inclinação em direção ao centro, para que se evite direcionar som para as paredes por conta da dispersão horizontal das caixas de som. No entanto, não incline demais, pois isso pode prejudicar seu resultado final.

Outra dica extremamente fundamental é: utilize as caixas certas para sua necessidade!

Posicionamento de subwoofer (SUB)

O subwoofer reproduz frequências graves, muito menos direcionais do que as frequências agudas. Uma dica para posicionamento de subs em um ambiente de pequeno/médio porte é que você busque unir as caixas de sub para que haja mais pressão sonora. Posicione-os entre as duas caixas (conjunto de caixas) de PA. Isso pode ajudar muito no resultado obtido pelo seu sistema de som, acredite!

Cuide com carinho do posicionamento das suas caixas de som, pois elas representarão boa parte do seu resultado final!


Gostaria de compartilhar uma passagem bíblica para ajudar nesses tempos de dificuldades:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” – Provérbios 3:5-6


Leia mais:

5 dicas para melhorar seu som ao vivo

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau