Tudo sobre harmonia musical, ritmo e melodia

Seja para cantar em um show com público de 30 mil pessoas ou apenas para os amigos mais próximos. Seja para compor ou seja simplesmente para ouvir sua música preferida. Saber o que é ritmo, melodia e harmonia musical torna tudo muito mais interessante.

Que tal entender um pouquinho e passar a contemplar ainda mais a magia da música? Vamos falar sobre esses conceitos

Para que possamos entender a diferença entre ritmo, melodia e harmonia musical é preciso conhecer o que significam. 

O ritmo é sobre tempo e estilo da canção

Se formos desmembrar o significado da palavra, podemos dizer que sua origem vem do grego rhythmos. Além disso, o ritmo pode ser considerado um dos componentes mais primitivos da música. Isso porque, ele não necessita de tonalidade definida, podendo ser exclusivamente percussiva, como um solo de bateria, por exemplo.

O ritmo é tão antigo, que antes da canção prontinha e de todos os processos que isso envolve, instrumentos de percussão já eram tocados para anunciar festejos, por exemplo. 

Podemos dizer, sem medo de errar, que o ritmo indica o valor das notas, levando em consideração a intensidade e o tempo. 

Para que serve o ritmo da música?

Na prática, quando você ouve uma música, consegue identificar bem rápido se é pop, blues, reggae ou funk, não é mesmo? Isso se deve, em grande parte, ao ritmo. A maioria dos gêneros musicais tem um padrão rítmico que não permite grandes variações, para que a música não saia das características que a distinguem de outros gêneros.

Sendo assim, ritmo nada mais é do que a combinação entre sons e silêncios que são o alicerce para construir a melodia.

Para que você compreenda exatamente o que isso significa, que tal falarmos sobre melodia?

Melodia: o componente memorável da música

Do grego meloidia, que significa “canto” (em grupo, coral). Simplificando: a melodia é o som que a gente cantarola ou assobia quando se lembra de uma música. É basicamente uma sequência de notas simples, com ritmo e alturas (frequências) variadas.

Ou seja, podemos dizer que melodia é, de certa forma, a essência da canção. Sendo assim, a melodia é um componente essencial para despertar emoções em quem escuta a música. 

Por exemplo, quando um filme de suspense faz com que você não tire os olhos da tela, pode ser a melodia desempenhando bem o seu papel. Neste caso específico, notas sobrepostas simultaneamente (harmonia) introduzem dissonâncias que auxiliam a melodia a despertar a emoção desejada. Vamos falar mais sobre isso em seguida 

Harmonia musical: combinação dos acordes presentes na música

Um acorde acontece quando três ou mais notas são tocadas simultaneamente. Para que a canção seja agradável aos ouvidos, é necessário que a música esteja contemplando uma sequência de acordes que combinam entre si. A harmonia é essa combinação de acordes.

Aliás, uma dica importante: para rolar essa combinação, os acordes devem estar dentro de um mesmo tom que, por sua vez, formam uma escala. Ah, em breve vamos falar sobre tom e escala no nosso blog. Fique ligado!

Ademais, os acordes tem a função de acompanhar a melodia. Sendo assim, essa combinação é quem dá sentimento à música. 

Quando você ouve músicas mais tristes, por exemplo, elas podem estar em uma tonalidade menor, que geralmente possuem uma cadência, ou ordem em que os acordes são tocados, que podemos descrever como melancólica, para resumir de forma bem superficial. O contrário acontece com canções mais alegres em tonalidades maiores.

Pratique para entender a teoria da harmonia musical, ritmo e melodia

São muitos detalhes, não é mesmo? Porém, se você deseja se tornar um expert no assunto, a dica é: pratique sem parar. 

E você pode fazer isso em qualquer lugar, basta que comece a identificar esses conceitos enquanto escuta suas músicas preferidas. 

Aprenda a identificar e distinguir se uma canção tem melodia e harmonia. E lembre-se, também, que algumas músicas não possuem nem uma, nem a outra. Afinal, agora você já sabe que para a música existir, basta que ela tenha ritmo.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau