Review Shure SM57: microfone para sonorização de instrumentos

A Shure é uma das mais conhecidas fabricantes de microfones e fones de ouvido. Particularmente, os microfones dessa empresa são famosos pela qualidade. Aqui, vamos abordar um modelo icônico, presente em gravações de artistas famosos e até em discursos presidenciais: o SM57.

É um equipamento versátil, que dará muita qualidade ao seu trabalho com música. Vejamos, então, algumas características sobre o Shure SM57

Aviso importante: como identificar um Shure falso?

Antes de falar deste equipamento, é necessário um aviso primeiro: existem muitas imitações sendo oferecidas no mercado. Muitos fabricantes tentam reproduzir equipamentos das marcas conhecidas, copiando o desenho, porém, utilizando componentes de menor qualidade e tecnologia, confeccionando verdadeiras armadilhas. Além disso, existem as falsificações, ainda mais perigosas. Além de copiar a aparência, elas tentam se passar pelo equipamento da fabricante. São, na verdade, tentativas desonestas de enganar compradores em busca de preços baixos.

Certamente, os microfones da Shure estão entre os mais falsificados, especialmente o SM57 e o SM58. Por isso, desconfie de promoções com preços muito abaixo do mercado e só compre de comerciantes e marketplaces confiáveis.

Se quiser entender como identificar se o Shure SM57 ou Shure SM58 é falsificado, confira o vídeo abaixo do Mundo da Música com dois Kadooka e Milton, especialistas da marca no Brasil:

Review Shure SM57: microfone para sonorização de instrumentos
Microfone Shure SM57

Visão geral

O Shure SM57 é um microfone dinâmico, ou seja, possui uma bobina que se move de acordo com a pressão sonora. Os microfones desse tipo normalmente são mais pesados que os condensadores, também mais resistentes. Este é um aspecto importante: a resistência e durabilidade fazem o modelo ser muito útil para gravações ou apresentações ao vivo, em que os impactos causados por uma baqueta uma queda podem ser comuns. É também um microfone adaptado para aguentar altas pressões sonoras, que não irá sofrer desgastes por um instrumento com grande ataque ou por um amplificador, por exemplo.

O SM57 tem menos de 20 centímetros de comprimento e, aproximadamente, 300 gramas, sendo um equipamento compacto e robusto. A conexão é o padrão XLR, de três pinos. Vale dizer que a própria Shure fabrica um adaptador para entradas USB, ideal para quem trabalha com a conexão do microfone direto no computador, sem o intermédio de uma mesa de som.

O padrão polar é o cardioide, ou seja, é um microfone unidirecional que capta bem o som vindo da frente do equipamento e anulando as fontes sonoras vindas de trás. As frequências que esse microfone capta estão entre 40 e 15000 hertz, compreendendo um amplo espectro de sons audíveis pelo ser humano. Esta característica permite uma boa captação da voz humana, porém, com algumas ressalvas que fazem bastante diferença e o tornam mais indicado para a sonorização de instrumentos.

SM57: voz X instrumentos

Os microfones fabricados pela Shure são utilizados nas mais diversas situações. Apesar de ser um microfone versátil, o SM57 é mais indicado para a sonorização de instrumentos do que para o registro de voz.

Esse microfone enfatiza as frequências graves da voz humana, da mesma forma que apresenta uma deficiência nas agudas, o que pode trazer problemas dependendo do tom de voz de quem for usá-lo. Dependendo da situação, se for o caso de amenizar a resposta de tons agudos, pode ser uma boa opção, mas que vai exigir certa manipulação do áudio, seja na operação da mesa de som ou, posteriormente, na produção musical. Este é um ponto importante e que já demonstra que a utilização do SM57 para voz exige algum conhecimento técnico. Nada insuperável, mas prefira utilizar tamanha capacidade de aguentar pressão sonora na captação da sua bateria, por exemplo.

Muitas pessoas são levadas a crer que este microfone é o ideal devido ao fato de ter sido utilizado em muitas gravações históricas, como alguns vocais de Michael Jackson ou Cyndi Lauper. Ou seja, há um fator de familiaridade muito presente: de tanto ouvirmos determinados artistas que gostamos, acabamos por nos acostumar com determinada estética. Desta forma, ao saber que estas gravações foram feitas utilizando um equipamento, é comum que se deseje tentar repetir tal feito, o que pode levar a uma escolha errada.

Mesmo na linha dos dinâmicos, é provável que o SM58 atenda melhor as expectativas de gravação vocal. Se o momento é de fazer um investimento em um microfone para vocais, pesquise um microfone condensador que irá ser mais sensível e irá captar melhor as diversas frequências da sua voz. Só tome cuidado com todas as demais consequências que o uso de um microfone a condensador traz principalmente se for usado em apresentações ao vivo.

Diferenças entre o Shure SM57 e o Shure SM58

Se quiser mais dicas das diferenças entre o Shure SM57 e o Shure SM58, o especialista da Shure no Brasil, Kadooka, conta para você neste vídeo em parceria com o Mundo da Música, confira!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau