Direção correta do microfone: captando vozes e instrumentos

Se você trabalha, profissional ou amadoramente com sonorização, com certeza já se perguntou: para que direção apontar o microfone? E é justamente sobre direção correto do microfone que iremos falar ao longo deste artigo…

Nas linhas abaixo você irá descobrir para onde você deve apontar o microfone e como direcioná-lo da maneira correta para obter o melhor resultado possível.

Para onde apontar o microfone?

Excluindo os microfones omnidirecionais – que são microfones que captam sons de todas as direções – todos os outros foram projetados para sempre apontar em seu eixo axial.

O que é isso? Calma, vou lhe explicar com de uma maneira mais simples.

Imagine que o microfone omnidirecional ou multi direcional é simplesmente uma lâmpada. Ou seja, a lâmpada joga sua luz para todas as direções da mesma forma com que esse tipo de microfone, o “omni”, capta os sons de todos os lados do ambiente.

Este tipo de microfone não são muito utilizados em som ao vivo, justamente por não termos controle sobre a direção de sua captação a não ser pela distância da fonte sonora. Por isso, ele tende a dar muito problemas de realimentação.

Posição correta do microfone para cantar
Posição correta do microfone para cantar

Continuando na analogia, todos os outros microfones são lanternas. Alguns com foco mais aberto, como os microfones cardioides, outros com um foco mais fechado, como os hiper cardioides e shotguns.

O que importa de verdade é que o microfone capta mais e melhor para onde ele aponta, assim como a lanterna ilumina mais em seu eixo axial. Ou seja, para onde ela aponta.

Guia do técnico de áudio de igreja

Comportamento das frequências e suas direções

Já não bastassem todos esses nomes esquisitos: eixo axial, cardioide, omnidirecional. Sou obrigado a comentar que agudos e graves se comportam de formas diferentes quanto a sua “diretividade” (mais uma).

Resumindo bastante, os graves tendem a ser omnidirecionais e os agudos tendem a ser mais focados. Voltando a analogia: graves são lâmpadas, agudos são lanternas.

Gráfico de dispersão de frequência: 5 kHz
Dispersão de frequências: 5 kHz
Gráfico de dispersão de frequência: 500 Hz
Dispersão de frequências: 500 Hz
Gráfico de dispersão de frequência: 63 Hz
Dispersão de frequências: 63 Hz

O resultado disso é que ainda que a mesma distância, se você falar perpendicularmente (90°) ao eixo do microfone o som tende a sair mais abafado, pois serão atenuadas as frequências mais agudas.

Se quiser, faça o teste. Coloque um microfone a 90 graus e fale para perceber a diferença do som quando se fala com ele apontado diretamente para você.

Apontando o microfone para captar o som das vozes

Como visto no artigo sobre distância da posição do microfone, e sempre lembrando que estamos falando de captações em meio a muito “ruído” causado por outros instrumentos, temos que trabalhar com o máximo de proximidade principalmente no canto. Agora, no eixo axial.

Lógico que na oratória, quanto não temos tanto ruído atrapalhando e a voz é nossa única fonte, podemos ser mais permissivos quanto à distância e eixo do microfone em relação à boca do orador.

Apontando o microfone para tambores, bumbos e outros instrumentos percussivos

Dificilmente instrumentos percussivos serão fontes muito pontuais (sons e timbres vindos de mesma direção). Logo devemos apontar para tudo que faz sentido ser captado.

Por exemplo: microfones apontados para a parte da pele em que a baqueta encosta na mesma, no caso da microfonação de uma peça da bateria.

É importante lembrar que microfones não gostam muito de “baquetadas”, então evite colocá-los na trajetória de baquetas de bateristas e percussionistas entusiasmados com sua música.

Apontando o microfone para violões, violinos e instrumentos acústicos de corda

Às vezes temos uma falsa impressão que o som vem da posição dos dedos do instrumentista. 

Sim, parte do timbre do instrumento em questão certamente vem de lá mesmo, mas parte vem do corpo do instrumento, justamente por justificar seu formato como um instrumento acústico, ou seja, o corpo é parte integrante e importante da sonoridade.

Então tentaremos colocar o microfone em posição que contemple a origem total de seu som. Acompanhe na imagem abaixo a posição ideal.

Apontando o microfone para captar o som de caixas de guitarras

Mesmo imaginando o som de uma caixa de guitarra como um som pontual (som que se origina de um pequeno espaço), o falante desta caixa possui sonoridades diferentes entre sua borda (sons mais graves) e seu centro acústico (sons mais agudos).

Ou seja, com a escolha do microfone adequado e seu correto posicionamento já estamos escolhendo o som que mais nos agrada da guitarra, antes mesmo de pensar em usar equalizadores para ajustar o timbre esperado.

Conclusão

Como vimos até aqui, a direção ideal para você apontar o microfone depende do tipo de microfone e principalmente da fonte do som.

Se for preciso, salve este artigo entre os seus favoritos e volte sempre que ficar com alguma dúvida sobre isso.

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau