O que é podcast: como planejar, produzir e distribuir

Podcast é um tipo de mídia que se torna cada vez mais popular no Brasil. A partir de uma pesquisa realizada em 2019 que contou com mais de 16 mil participantes, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) conferiu que mais de 60% do público ouvinte vem consumindo este tipo de mídia há, pelo menos, 5 anos, havendo uma predominância ainda do público masculino, mas com um perceptível aumento do público feminino.

O Mundo da Música está antenado a isso, e apresentamos aqui no blog alguns roteiros para quem está buscando começar a conhecer esse universo. Já fizemos aqui um artigo específico sobre tipos de microfone e equipamento para esta atividade. É interessante dar uma olhada naquele artigo primeiro, pois abordamos alguns temas que serão desenvolvidos aqui.

O que é podcast

Esta mídia é um como um programa de rádio, porém, distribuído pela internet ou em aplicativos e sites específicos, conhecidos como agregadores de podcasts. É comum que alguns programas sejam apresentados ao vivo em plataformas como o YouTube, porém, a maioria dos produtores se concentra em oferecer conteúdo gravado, que pode ser ouvido a qualquer momento após ser baixado.

Desde esse ponto, já ocorre uma quebra com algumas características do rádio, em que há uma sincronia entre o emissor e o ouvinte: a partir da possibilidade de download, as pessoas podem ouvir o programa no momento mais oportuno. Além disso, o conceito desse tipo de mídia vai ao encontro do ambiente de uma sociedade mais conectada pelo avanço da internet e pela diminuição das distâncias entre quem produz e quem consome conteúdo, possibilitando a oferta sob demanda, tendo como base o que o público-alvo procura, por exemplo. Este é somente um exemplo das inúmeras possibilidades que vêm se apresentando para esse tipo de mídia.

O termo podcast é atribuído ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que desenvolveu um meio de distribuir arquivos de áudio usando um comando de programação, que mandava arquivos de áudio de um determinado blog ou site, via RSS, para o Itunes.

Vamos deixar descritos aqui os principais passos necessários criar e distribuir seu podcast. Esquematicamente falando, deve-se pensar no conteúdo/formato, na produção e na distribuição.

Conteúdo e formato de um podcast

O primeiro passo é “o que se pretende comunicar” – a partir daí que virá todo o planejamento. Nesse sentido, as possibilidades são muito amplas. Na mesma pesquisa da ABPod, fica claro que o público ouvinte é muito diverso e que está em franca expansão, constatando o interesse por temas muito diversos, como filosofia, autoajuda, história, música, cultura pop, notícias, moda, entre muitos outros.

Dito de outra forma, há espaço para praticamente todo tipo de debate e informação. A questão é tentar produzir conteúdo com relevância independentemente do tema, com a melhor qualidade sonora possível. Pense nos assuntos que são do seu interesse e naquilo que você acredita que o público precisa ou quer ouvir, conteúdos ainda não disponibilizados ou novas abordagens.

Vale lembrar que a escolha do público-alvo também é um fator determinante para o tamanho que seu projeto terá. Ou seja, o tamanho e características do seu público possível serão de tal modo se o objetivo é fazer um programa de notícias sobre uma cidade específica, por exemplo. Se for um programa com temática religiosa, terá outras possibilidades.

Pense bem nessa equação e tente encontrar equilíbrio entre esses fatores para concluir o projeto pensando em um formato de programa. Isso inclui tempo de duração de cada episódio, frequência e número de participantes.

Um programa de entrevistas semanal com bancada fixa, ou uma dupla de apresentadores que debatem temas diversos e, eventualmente, convidam algum especialista? Tudo isso depende das suas possibilidades e do que pretende alcançar. Vale dizer também que nada disso precisa ser estático, o programa pode e deve ser adaptado ao longo do tempo.

Como produzir um podcast?

Após finalizado o projeto, chega a hora de produzir o programa em si. Aqui, estamos apresentando um modelo de processo para auxiliar as pessoas, não significa que isso é uma regra.

Muitos projetos começam despretensiosamente, com lives feitas entre amigos, e acabam se tornando programas fixos. Se o seu projeto for adiante, a produção do seu programa se tornará uma rotina e deverá ser constantemente aprimorada. Todavia, alguns pontos podem ser previstos e não variam muito. A questão aqui é tentar visualizar o processo como um todo e adaptar da forma que for possível.

Em primeiro lugar, deve ser resolvida a questão do local de gravação e o equipamento a ser utilizado. Obviamente, o ideal é montar um estúdio, um ambiente onde se tenha o equipamento e o devido isolamento acústico e onde se possa reunir os participantes do programa e convidados. Apesar de ser a escolha ideal, não é a mais simples.

Várias produtoras de podcasts têm tido sucesso em montar seus estúdios, da mesma forma que ainda mais podcasts isolados têm surgido e ganhado espaço na rede. Deve-se levar em conta quem estará envolvido no projeto e o que se tem pra começar. Como afirmamos anteriormente, o podcast pode ser muito versátil e abrangente.

Equipamentos

É possível que um programa de entrevistas seja realizado com cada participante na sua casa, uma facilidade em termos de logística quando se pretende um programa de entrevistas, por exemplo. De fato, é o que a maioria dos programas que seguem ativos na pandemia está fazendo. Tenha em mente que, se cada participante estará em casa, cada um usando seu próprio fone de ouvido com microfone, isso será um fator determinante na qualidade de seu produto final. Portanto, tente começar por conta própria ou com uma equipe reduzida.

Escolha um cômodo da sua casa onde seja possível o maior isolamento acústico. Além disso, o equipamento é fator determinante. Como dissemos anteriormente, você pode começar com o microfone do próprio notebook ou os embutidos nos mais simples fones de ouvido. Se for o equipamento disponível, faça com o que tiver. Porém, com pouco investimento, é possível começar com uma qualidade considerável.

Cabe aqui dizer que um microfone USB e um fone de ouvido de referência já dão conta do recado. Havendo um pouco mais de recurso, invista em interface de áudio e microfone dinâmico. Outra possibilidade bastante usada para tentar aliar custo e benefício, são os headsets, os fones de ouvido com microfone integrado – Há modelos acessíveis da Logitech e da Phillips. Um headset tem a vantagem de também poder ser usado como fone de referência para a edição, sempre dependendo de sua qualidade, é claro.

Será necessário também um computador com programas de áudio para gravar e editar o programa. Inicialmente, o programa mais indicado é o Audacity: além de ser totalmente gratuito é muito simples e intuitivo.

O que é podcast e como produzir o seu?

Distribuição de podcasts

Chegando neste ponto, é hora de distribuir seu conteúdo para o seu público, através dos diversos agregadores, que são as plataformas que permitem ao público acessar e ouvir podcasts. Muitos podcasts mantêm seus próprios sites e blogs, além de redes sociais.

Para estar nas plataformas de distribuição, será necessário criar um feed RSS. O RSS é uma tecnologia presente desde os anos 90, e que é responsável pela reunião e distribuição de conteúdo. Você deverá fazer o upload dos arquivos de áudio com os seus programas nessas plataformas paradistribuir para os principais aplicativos. Os mais utilizados são o Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, em primeiro lugar disparado, o Spotify.

A questão do agregador que irá gerar o seu feed RSS é um ponto sobre o qual é necessário um certo tempo de estudo. Apesar da maioria ser um serviço gratuito, alguns são pagos ou oferecem diferentes serviços para usuários pagos – por exemplo, limite de upload mensal ou de tamanho de arquivo a ser enviado.

Pesquise alguns nomes como o Anchor e o Podomatic, para que você possa ter uma ideia das suas diferenças. Um agregador que tem sido muito utilizado no Brasil é o CastBox: gratuito, estável, permite a integração com os principais aplicativos e redes sociais.

Posteriormente, pesquise bastante as diversas plataformas e faça a escolha que irá melhor se adequar. Vale lembrar que o YouTube, apesar de bastante utilizado, não permite facilmente o download. Ainda, o Soundcloud, rede social de áudio muito utilizada, possui uma limitação grande de upload para os usuários gratuitos e não tem integração com o Spotify.

Fazer a integração com os aplicativos é a parte mais fácil do processo: o agregador irá gerar um link do seu feed que será levado ao site do aplicativo. O Spotify tem uma página específica para os produtores de podcast, da mesma forma que o Itunes. Todos exigem somente a criação de uma conta e o link do seu feed.

É possível ganhar dinheiro com podcasts?

Há diferentes possibilidades de monetizar seu conteúdo, ou seja, de ganhar dinheiro com ele. À medida que seu conteúdo passa a ganhar relevância, começa a existir essa possibilidade. Entretanto, não é um caminho rápido. Você precisa de bastante audiência para, de fato, ter um programa rentável. Por isso, concentre-se na qualidade do seu produto e faça aprimoramentos permanentes, pois cada plataforma tem seus parâmetros de monetização.

Finalizado esse ciclo, é importante que seja inserido na sua rotina produtiva um estágio permanente de avaliação. Há várias possibilidades de auferir o retorno e a audiência: o Spotify disponibiliza uma interface com esses dados. Esse é um ponto essencial para que esse processo seja constantemente aprimorado, devendo levar em conta os números de audiência e o retorno do público.

Também, pense bem no seu planejamento e no assunto que quer abordar, para se diferenciar. Inclusive, o Zine Cultural fez algumas matérias interessantes sobre podcasts, que você pode acessar para se familiarizar com o assunto antes de produzir:

Seguindo este roteiro, é possível começar a produzir seu conteúdo. Atualmente, é uma das formas mais acessíveis de fazer sua voz ser ouvida mundo afora.


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Nerau