Microfone com fio ou microfone sem fio?

A batalha microfone sem fio versus microfone com fio é uma constante na vida de músicos e técnicos de áudio.

Em tese, o microfone sem fio tem a mesma qualidade sonora de um microfone com fio. Em tese.

Quando temos poder de investimento para comprar um mesmo modelo e mesma marca, sendo que a única diferença é a presença ou não de um cabo para conectá-lo, possivelmente os microfones soarão de forma igual ou muito parecida.

Isso não acontecerá se você tiver um orçamento determinado e optar por um microfone com fio e sem fio do mesmo valor. Certamente, o microfone com fio vencerá em qualidade e durabilidade.

A chegada da nova telefonia celular transmitindo na banda de 700 MHz complicou um pouco mais nosso trabalho, uma vez que a antena de telefonia é muito mais potente, “atropelando” nossos pequenos sistemas de microfones sem fio.

Abaixo, discutiremos tópicos que nos auxiliarão na escola de um sistema sem fio – ou, mais importante ainda, se devemos ou não usar um sistema sem fio.

Mobilidade

Um cabo sempre terá um som melhor que uma transmissão de RF (sem fio). Então, caso o instrumento ou voz em questão não precise de mobilidade, use um microfone com fio.

Veja o exemplo abaixo:

Quero um microfone para o cantor, mas ele toca violão ligado por cabo em todas as músicas!

Penso um pouco.

Por que um microfone sem fio se ele vai estar paradinho na frente de um pedestal o tempo todo?

A não ser que eu tenha dinheiro sobrando pra investir em dois sistemas milionários para o seu violão e sua voz, prefiro optar por um microfone com fio.

Qualidade da cápsula

Como já falado em spoiler no início deste texto, se analisar uma marca qualquer, não faz muito sentido ela produzir cápsulas especificas para sistemas de microfones sem fio. Logo, certamente utilizará alguma cápsula que já está presente em sua linha.

Cabe a nós descobrirmos qual é a cápsula e verificar se ela está de acordo com nossa utilização. Caso a grana esteja curta e, mesmo assim, você precise de qualidade, de novo, opte por um microfone com fio.

Qualidade do transmissor

Ok, falamos que a qualidade de um microfone sem fio e com fio, de uma mesma linha de produto de uma determinada marca, é igual. Se fosse sempre assim, não teria tanta diferença de preços entre sistemas que compartilham uma mesma cápsula. Não é mesmo?

Bons sistemas sem fio modificam o mínimo possível o timbre de uma cápsula quando comparados com sistemas com fio. Além de resposta de frequência (níveis de graves, médios e agudos que a cápsula capta) o microfone mantém a dinâmica (relação entre sons fortes e fracos) do som.

Lembra-se da grana? Pode investir? Não? Opte por um microfone com fio.

Uso simultâneo de vários sistemas sem fio

Ou você está em um lugar distante dos grandes centros urbanos, longe de todas as antenas de TV e telefonia móvel, ou você passara certo trabalho com a escolha de frequência adequada de uso ou, até mesmo, cortes na transmissão sem fio.

Infelizmente é assim, bons sistemas sem fio proporcionam boa transmissão e possibilidade de trabalhar com muitos sistemas ligados simultaneamente, mas têm alto custo.

Os sistemas simples que encontramos em todos os lugares e custam pouco exigem que o “universo conspire a favor” de nosso trabalho para que tudo funcione direito.

Se você tem o controle deste universo, que bom. Caso contrário. Opte por um microfone com fio.

Fluxograma para escolha de microfone sem fio ou microfone com fio

Conclusão

O texto não tem a intenção de desanimá-lo na escolha de um sistema sem fio, mas tenta alertar de que não é uma tarefa simples.

Pense um pouco sobre cada item discutido e chegue você mesmo à conclusão de que se deve ou não usar esse tipo de sistema.

Desta forma, você evitará que seu investimento vá parar dentro de uma gaveta pegando poeira – pois este, sim, seria um investimento caro!

Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau