Afinal, a mesa de som Behringer Xenyx 802 é boa?

Se você procura agilidade e praticidade no seu trabalho, a mesa de som Behringer Xenyx 802 é uma opção adequada. Projetada de forma a tornar seu uso de fácil entendimento, ela atende muito bem eventos menores. 

A mesa Behringer Xenyx 802 é um dos últimos modelos de mesas analógicas básicas ainda bastante requisitadas e presentes no mercado. Além dos motivos citados acima, o console chama a atenção pelo porte compacto e versatilidade. De operação bastante intuitiva, essa mesa de som é preferência entre novos profissionais e interessados no ramo. O baixo custo é outro atrativo. As principais características da Xenyx 802 são: 

  • Transporte fácil;
  • instalação simples;
  • aplicação versátil;
  • entendimento acessível para amadores e iniciantes;
  • investimento econômico.

Onde utilizar

A mesa de som Behringer Xenyx 802 é a melhor opção para pocket shows, audições palestras, discotecagens, recepções e cerimônias diversas. Seus recursos permitem qualidade em sonorizações básicas, pequenos grupos musicais de instrumentação simples, para sistemas de som estéreo padrão. 

Quatro canais/seis entradas 

Distribuídas em 4 canais, são suficientes para sonorizar um músico solo ou, até mesmo, uma dupla para um espaço moderado, no caso de apresentação ao vivo. Todos os canais têm entradas de linha em conectores de 1/4″, compatíveis com plugs P10. Entenda os diferenciais específicos de cada canal. 

Duas entradas mono XLR

Os dois primeiros canais da Xenyx 802 têm, além das entradas de linha, outras duas entradas para cabos XLR para microfone. Essas você pode separar para os vocais principais da banda ou, em recepções e palestras, para o orador. A entrada de 3 pinos é balanceada, o que lhe propicia melhor sinal e menor chance de interferência e ruídos no som final. 

Phantom power

A mesa traz um botão que aciona o recurso Phantom Power, necessário para microfones condensadores. Esse tipo de mic é empregado principalmente na microfonação de bateria ao vivo (como over, sobre os pratos) e em estúdio, captando vocais e instrumentos acústicos, como violão e piano. 

Dois pré-amplificadores de microfone Xenyx

As duas entradas contam com os pré-amplificadores Xenyx, garantindo mais potência no sinal enviado para as caixas. Os preamps podem ser controlados nos botões de Gain, ou ganho, como chamamos por aqui. Eles controlam a quantidade de sinal que você enviado. Por isso, o que for ligado nessas entradas dispensa um amplificador. Você precisa dosar bem a quantidade de gain com o volume, no botão abaixo, para afastar a possibilidade de saturação ou distorção no áudio que vai sair das caixas, bem como ruídos inerentes dos próprios circuitos da mesa. Isso é comum a todas as mesas de som, das mais simples às mais sofisticadas.

Dois canais estéreo com entradas duplas de 1/4″ 

Costuma-se dizer, no meio do áudio, que mesas como a Behringer Xenyx 802 têm “quatro canais que podem virar seis”. Isso se deve a esses dois canais dos quais vamos falar agora.

Acontece que dois canais têm entrada dupla, ou seja, cada canal tem duas entradas para plug P10. Sendo estéreos, cada entrada é direcionada para um lado. São ideais para instrumentos que têm o sistema estéreo, como alguns teclados e baterias eletrônicas. 

Entrada auxiliar (enviar / retornar)

Esse recurso mostra porque a mesa de som Behringer pode ir mais longe do que parece. A saída para envio FX pode conectar à mesa processadores de efeitos. Porém, se a Xenyx é o console principal de um sistema de som e você quer incluir efeitos externos, você precisa usar a entrada de retorno – lembrando que essa mesa não possui efeitos nativos. Então, o caminho é:

  • ligar um cabo P10 no envio (send);
  • plugar a outra ponta do cabo na entrada do efeito que você quer usar (um reverb, delay, etc.);
  • Instalar outro cabo na saída do efeito (ou outros dois cabos, no caso de o dispositivo ser estéreo);
  • e, finalmente, plugar esse cabo na entrada de retorno. 

O retorno FX é estéreo, portanto, tem duas entradas. Entretanto, como já citamos por aqui, caso você queira deixar o envio do áudio como mono, basta ligar o cabo na entrada L de left (esquerdo). 

A mesa tem um botão para controlar de forma geral o volume desse efeito externo. Porém, cada canal possui seu próprio knob para regular o quanto de efeito aquele instrumento receberá. Por exemplo: você adicionou um pedal reverb à mesa e quer bastante dele na voz, um pouco no violão, mas nada no teclado. Esse ajuste é possível girando bastante o botão FX no canal da voz e um pouco no canal do violão. Já o controle de efeitos no canal teclado deve ficar zerado. 

Control room/fone

Com essas saídas, é possível inserir outras caixas acústicas com a mesma mixagem do sistema principal, e também um sistema de gravação para registrar seu evento. Outra alternativa é o uso de headphones na saída específica para essa função.

Entradas e saídas de CD/K7

Temos também entradas e saídas com conectores do tipo RCA. As saídas são cópias do sinal master da console e as entradas são ligadas diretamente ao master da mesa de som, sem possibilidade de qualquer tipo de alteração.

Para quem a mesa de som Behringer Xenyx 802 é boa?

  • Quem está aprendendo áudio por conta própria e ainda não possui instrução formal; 
  • Realiza, periódica ou esporadicamente, pequenos eventos sociais sonorizados;
  • Para quem ainda não se familiarizou com áudio digital.

Nesse ramo, classificar um produto como bom significa que ele atende exatamente o que você precisa. A facilidade na operação é um dos trunfos de quem comanda uma apresentação ao vivo, com suas variáveis e imprevisibilidades. Não arrisque! Optar pelo caminho que você domina é a receita para encontrar o som perfeito para seu evento. 


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau