Mesa de som Behringer: ainda posso usar analógica?

Quando o assunto é música ao vivo, como em eventos ou igrejas, técnicos e engenheiros de som têm opiniões muito distintas sobre qual é o equipamento ideal. O fato é que, seja você um amador ou profissional experiente, precisa saber escolher o equipamento mais adequado às suas necessidades sonoras.

Dito isso, uma discussão que gera muitas controvérsias é o que é melhor quando falamos sobre Mesa de Som Behringer Analógica. Por mais que cada modelo tenha suas vantagens e desvantagens, vale a pena conferir o artigo de hoje para entender mais profundamente o que diferencia uma mesa digital de uma analógica e, é claro, o que considerar na hora de escolher a sua.

Quais as principais diferenças entre mesa de som digital e analógica?

Como você provavelmente já sabe, a mesa de som é uma espécie de mixer capaz de controlar todos os instrumentos, microfones e dispositivos (tocadores de CD, entre outros) em um único aparelho, por meio de seus variados canais de áudio.

Nela, há entradas e saídas (input e output) e botões que permitem que você equalize separadamente cada canal. Tais consoles para mixagem do som são fundamentados em dois tipos de tecnologia: analógica e digital. Embora tenham o mesmo objetivo, contam com funcionalidades diferentes.

A principal característica que difere os dois modelos é que, enquanto o equipamento digital converte o som e os interpreta digitalmente, a mesa analógica tem sua tensão direcionada por meio do seu circuito.

Com o avanço das tecnologias de áudio, o sistema do mixer analógico foi reaplicado de modo a tornar determinados procedimentos mais simples e funcionais, como a conversão das ondas sonoras puras em sinais digitais.

Mesa análogica: prós e contras

  • Custo acessível para sistemas mais simples;
  • Muitos técnicos preferem por serem mais fáceis de operar, já que contam com poucos botões e teclas para regular a intensidade do som;
  • Não tem a mesma versatilidade que a mesa digital pode atingir, pois não oferece muitas possibilidades de tratamento do sinal sonoro;
  • Não aceita plugins para otimização do som — o que nas digitais é oferecido em larga escala.

Mesa digital: prós e contras

  • Pode ser conectada a dispositivos modernos como computadores, smartphones e tablets — o que lhe confere mais dinamicidade para produção e mixagem de som;
  • Pode ser mais prática e compacta, já que chega a utilizar um único conjunto de controles para diversos canais;
  • Grande variedade de cenas que podem ser gravadas no próprio software do equipamento;
  • Interface de áudio integrada para gravar o evento diretamente no computador;
  • Alguns modelos podem ser expandidos em números de canais de entrada e de saídas através de equipamentos externos que chamamos de Stagebox.

Quanto custa uma mesa de som?

Muitos fatores influenciam na hora de determinar o preço de uma mesa de som, e não apenas o fato do equipamento ser analógico ou digital. Por exemplo, a quantidade de canais que você precisa, os efeitos que podem ser adicionados, entradas e conexões para dispositivos, indicadores LED, entre outros aspectos.

Porém, nem sempre temos possibilidades de investimentos para adquirir a tão sonhada mesa de som digital que nos dá múltiplas aplicações e acesso a uma infinidade de ferramentas.

Dito isso, podemos encontrar mesas analógicas compactas com poucos canais que custam a partir de R$ 300,00 até mesas mais profissionais e com mais recursos, que ultrapassam a faixa dos R$ 4.000,00. Então, vamos ater às recomendações ao mundo analógico neste texto.

Algumas alternativas recomendadas

Agora que você já tem uma ideia mais específica sobre como se diferenciam as mesas de som digitais das analógicas, é a hora de conferir algumas opções de marcas com grande credibilidade no mercado.

Considerando que existem dezenas de marcas e modelos, neste artigo mostraremos apenas três modelos, sendo um básico, um mediano e um avançado de sistemas analógicos, para que você tenha uma dimensão sobre o que a marca Behringer oferece. Veja variedades acessíveis para todos os perfis e necessidades de técnicos de som, sejam eles amadores ou profissionais experientes no mercado.

Mesa de som Behringer Xenyx 802 Analógica

A linha Xenyx da Behringer oferece uma vasta gama de mesas de som que se encaixam em qualquer orçamento. Esse é um modelo mais mediano e pode ser utilizado tanto para apresentações ao vivo, quanto em estúdios de gravação, apesar de ser um aparelho compacto.

Um diferencial da Mesa de Som Behringer Xenyx 802 é ter entradas pareadas para gravadores e tocadores de CD. Lembrando que ela também é recomendada para ambientes proporcionais a PAs pequenos.

Especificações técnicas:

  • 8 canais de entrada — 6 entradas de linha em 1/4 e duas entradas de microfone XLR
  • Entradas MIC / LINE 2 Mic : XLR de 3 pinos 6 Linha : P10 1/4″ TRS
  • Resposta de Freqüência 10Hz a 20kHz (-3dB)
  • Medição Stereo: quatro segmentos de LED
  • Distorção Harmônica Total (THD) 0,005% / 0,004% A-weigh;
  • Phantom Power +48 V
  • Relação sinal-ruído 110dB / 112dB A-weighted
  • Seção de EQ Alta: 12kHz + / – 15dB
  • Baixa: 80Hz + / – 15dB
  • Saídas P10 1/4″ Stereo

Faixa de preço:

  • De R$ 655,00 a R$ 782,00 — dependendo das funcionalidades adicionais, como entradas UBS, por exemplo.

Mesa de som Behringer Xenyx 502 – Analógica

Este é um modelo mais simples e, por consequência, consideravelmente mais barato do que as alternativas anteriores. A Mesa de som Behringer Xenyx 502 é projetada para proporcionar um som de qualidade de maneira prática e econômica.

Seu mixer conta com apenas uma entrada para microfone e cinco canais input. Para emparelhar com tocadores/gravadores ou teclados, o mixer tem entradas TRS estéreas que se emparelham com outros dispositivos estéreo. Além disso, ela conta um estéreo adicional para que você possa conectar players de CD.

Por ser um modelo compacto, a Mesa de Som Behringer Xenyx 502 é ideal para ambientes pequenos, edição de vídeos domésticos e sistemas de PA pequenos. 

Especificações técnicas:

  • Mixer Analógico alto Headroom
  • Entradas Tape / CD — atribuíveis às saídas do mixer principal ou à saída de auscultadores
  • Clássico Neo “British” — um modelo de equalizador com duas bandas para proporcionar um som mais “encorpado” e característico das tecnologias analógicas
  • Phantom Power Xenix Preamp — semelhante ao Stand-alone
  • Pré-amplificadores de boutique State-of-the-art
  • Premium ultra-baixo ruído

Faixa de preço:

  • Em torno de R$ 379,00 a R$ 400.

Mesa de som Behringer Xenyx X2222 USB – Analógica

A mesa de som Behringer Xenyx X2222 é um dos modelos mais robustos que podem ser adquiridos com uma relação de custo-benefício justa.

Com seus 22 canais, 4 saídas estéreo e 8 mono, a mesa tem resposta rápida, livre de ruídos e com baixo consumo de energia. O aparelho foi projetado para performar de maneira eficiente em apresentações ao vivo, o que é ideal para igrejas ou shows. Porém, ao mesmo tempo, ela conta com os recursos necessários para quem trabalha com gravações, garantindo sonoridade de altíssima qualidade.

Vale destacar que essa mesa oferece bastante modernidade em termos de conectividade com dispositivos atuais, já que tem interfaces de áudio via USB embutidas. Além disso, seus compressores de único potenciômetro são indicados para quem não quer se comprometer em adquirir esses equipamentos de forma separada.

Especificações técnicas:

  • Controle LED para o som vocal e instrumental
  • 8 pré amplificadores Xenyx alimentados por Phantom Power
  • USB estéreo
  • 8 compressores do tipo estúdio com a função one-knob
  • Interface de áudio para conectar diretamente ao computador
  • Mixer analógico com ruído ultra-baixo e alto headroom
  • Função Tap e definições de parâmetros do usuário armazenáveis
  • Processador FX com 16 presets editáveis — multi efeitos (reverb, chorus, flanger, delay, pitch shifter)
  • 3 auxiliares de retorno estéreo multifuncionais com roteamento flexível
  • Inserts de canal em cada canal mono para conexão de equipamento externo
  • EQs de 3 bandas neo-clássico com banda média semi-paramétrico
  • 2 subgrupos com saídas separadas para maior flexibilidade de roteamento
  • 3 auxiliares de envio por canal — um pré/pós fader selecionável para aplicações de monitoramento, um pré-fader para monitoramento e um pós-fader (para FX interno ou como send externo)

Faixa de preço:

  • Em torno de R$ 2.436,00 a R$ 2.804,00.

Vimos acima três consoles analógicos de uma mesma marca, mas para diferentes níveis de uso. Os seguintes posts do nosso blog falam mais sobre os consoles digitais.

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Nerau