Entenda o que é uma interface de áudio e para quem ela é indicada

Você já pensou em fazer suas próprias gravações? Então, continue a leitura para aprender o que é interface de áudio e para que serve.

A música é uma arte que alimenta a paixão e entusiasmo a cada passo que damos na sua compreensão. Buscamos sempre progredir nos estudos e controle de instrumentos musicais, além de entender como funciona a indústria e o processo musical.

Por esse motivo, aqui no Mundo da Música, além de dicas para aumentar o potencial e domínio dos instrumentos musicais, também abordamos temas como produção musical, avaliação de equipamentos e acessórios e montagem do seu home studio.

No que se refere a esse último item, nós possuímos uma vasta quantidade de informações e artigos em nosso blog. Por isso, sugerimos que você mergulhe no conteúdo para entender como todo o sistema funciona, e descobrir o que é ideal às suas necessidades.

Está pronto para dar os primeiros passos e entender hoje como é possível a quase qualquer um ter um sistema de qualidade a um preço acessível pronto para fazer gravações caseiras? Continue a leitura e aprenda mais sobre a interface de audio, para que serve e como começar!

Gravações caseiras com qualidade

Qual musicista nunca sonhou em ter a possibilidade de fazer suas próprias gravações e produzir suas próprias músicas no conforto do lar e com uma qualidade profissional? Felizmente esse é um avanço que a tecnologia nos proporcionou e do qual muitos já usufruem.

Imagine que no lendário estúdio de Abbey Road, para gravar o que é considerado o álbum divisor de águas da música pop, o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, os Beatles dispunham de um gravador com apenas 4 canais.

Atualmente, em qualquer DAW (sigla em inglês para Digital Audio Workstation) você é capaz de trabalhar, virtualmente, com uma quantidade infinita de canais e efeitos. E, ainda, sem gastar uma fortuna e usando o seu próprio computador. Existem DAW’s pagas ou gratuitas, simples ou mais elaboradas. Por exemplo, com programas como Ableton Live, Apple Logic, FL Studio, Pro Tools, Reaper ou Audacity.

Contudo, apesar dos home studios serem cada vez comuns e acessíveis, os sistemas operacionais como Windows ou Mac não foram projetados para produzir música. Isso significa que é essencial que as placa-mães não fiquem sobrecarregadas e que as portas de entradas mais comuns sejam utilizadas da maneira correta.

Por isso, hoje discutiremos a importância das interfaces de áudio e para que servem. Também explicaremos por que elas são uma das mais fundamentais ferramentas necessárias para o sucesso das suas gravações em casa.

Interface de áudio: pra que serve?

A interface de áudio, também chamada de Placa de Som externa, é uma peça de hardware que tem o objetivo primário de converter sistemas AD e DA. Isto é: ela transforma o sinal analógico (“A”) de um microfone ou instrumento em sinal digital (“D”, portanto “Analógico para digital” ou “AD”). Ela também transforma o sinal digital que sai do computador em sinal analógico (“DA”).

Os motivos para se ter uma Interface de áudio são os mais diversos:

  • otimizar o trabalho da CPU;
  • fornecer Phantom Power para os microfones que precisam;
  • pré-amplificar o sinal de audio;
  • fornecer conectores para entradas de microfone e instrumentos;
  • oferecer saídas para monitor de áudio e headphones;
  • diminuir a latência – tempo de intervalo – entre a emissão de um sinal e sua gravação.

Por que utilizar uma interface de áudio?

Como dissemos acima, a placa-mãe do computador gerencia uma série de dados ao mesmo tempo. Quando a interface de áudio converte AD ou DA, ela libera a placa-mãe dessa tarefa e otimiza seu funcionamento, tornando travamentos na sua máquina e “engasgos” em suas gravações muito mais raros.

Além disso, a placa de som permite gravações mais precisas. Elas suportam melhores taxas de amostragem para som analógico.

A maioria das DAWs usa um tipo de driver chamado ASIO (Audio Stream Input/Output) para o controle dos seus sistemas. Ele controla os dispositivos de gravação de áudio. Acontece que o ASIO só funciona em conjunto com interfaces de áudio.

No caso dos PC’s, os drivers de áudio nativos, como MME e Direct X, não foram desenvolvidos para produção musical. Portanto, mesmo que sua DAW reconheça o driver de áudio, haverá muita latência. Ou seja: você enfrentará demora na reprodução do som em trabalhos de gravação e edição.

Portanto, a utilização com o driver para o qual foi projetada, proporciona fidelidade e qualidade da gravação ao executar uma DAW. Qualquer que seja o seu sistema operacional, o ASIO garante melhor processamento de áudio e baixa latência de gravação.

Interface de áudio: para que serve na música eletrônica?

Mesmo que você trabalhe com música eletrônica e não necessariamente trabalhe com gravações de voz ou instrumento, a Interface de Áudio, ainda assim, pode ser bastante importante para o seu trabalho. 

Na música eletrônica o produtor trabalha com uma grande quantidade de plugins: programas que rodam dentro de sua DAW. Você utilizará não só plugins de efeitos mais simples, mas também delay e reverb, até outros mais complexos para sintetizar os sons que você deseja, incluindo instrumentos virtuais. Isso, naturalmente, sobrecarrega o processamento de seu computador.

Além disso, de diminuir a latência, a Interface de Áudio faz os programas travarem menos, e elas garantem um fluxo de trabalho e ideias sem interrupções frequentes.

Qual é a melhor interface de áudio?

Existem opções para todos os orçamentos, necessidades de gravação, sistemas operacionais, DAWs específicas e outras. Por isso, você pode consultar reviews e artigos que irão ajudar a tomar a melhor decisão nesse quesito.

Há, por exemplo, reviews sobre diversas Interfaces de Áudio, como a BEHRINGER U-PHORIA UMC22 ou a FOCUSRITE SCARLETT SOLO. Encontre também dicas de como montar seu home studio ou uma lista das melhores DAWs gratuitas para quem está começando.

Conclusão

Resumindo, uma Interface de Áudio é uma das primeiras, se não a primeira ferramenta à qual você deve adicionar ao seu home studio. E, a partir daí, você deve pesquisar cada vez mais sobre o assunto para entender qual é a melhor opção dentro das suas necessidades.

Entendeu o que é interface de áudio e para que serve? Então, mãos à obra e aos estudos! Afinal, fazer música é muito mais que tocar um instrumento, mas, no fim do dia, é extremamente recompensador!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau