Bateria eletrônica: vantagens de tê-la no seu home studio

A bateria eletrônica, apesar de parecer uma invenção recente, já existe desde a década de 70. Costuma-se dizer que a primeira bateria eletrônica foi criada por Graeme Edge, baterista da banda The Moody Blues, junto com o professor Brian Groves da Universidade de Sussex. 

O novo instrumento foi utilizado por Graeme Edge durante a produção da música Procession, do álbum Every Good Boy Deserves Favor, de 1971. Após a união da bateria eletrônica, desenvolvida pelo seu professor, Graeme improvisou uma bateria com peças de borracha, papel-alumínio, bobinas, imãs, entre outros materiais. 

Apesar dessa bela história, você deve estar se perguntando: por que usar uma bateria eletrônica hoje em dia? Quais são as diferenças em relação à bateria acústica? Em que momento seria propício usá-la? É uma boa opção para quem começou a tocar bateria e quer praticar em casa? Essas e outras dúvidas serão discutidas neste texto.

O que é uma bateria eletrônica? 

Vamos começar pelo básico: a bateria eletrônica (ou bateria elétrica) é um sintetizador que simula uma bateria acústica. Ela é formada por pads, discos montados sobre um rack numa disposição parecida à uma bateria acústica. Os pads simulam os tambores da bateria, uma vez que são circulares, porém, sua superfície é feita de borracha ou tecido. 

Cada pad possui sensores que geram sinais elétricos quando são acionados, no momento em que a bateria está sendo tocada. Esse sinal é transmitido através de cabos até um módulo eletrônico, que produz de fato o som associado ao pad que foi percutido. 

Apesar das baterias eletrônicas não se parecerem com as baterias acústicas, se desprendendo do apelo visual e, nos modelos mais simples, não reproduzirem tão fielmente o som a que estamos acostumados, há muitas vantagens para quem optar comprar esse modelo. Além disso, é possível se conectar com softwares voltados para o home studio

Qual é a vantagem de ter uma bateria eletrônica? 

Inegavelmente, as vantagens de ter uma bateria eletrônica são muitas. Seja para iniciantes quanto para produção musical. Separamos alguns pontos importantes a serem considerados antes de decidir que tipo de bateria comprar: 

  • Para quem iniciou a praticar a bateria, ter uma bateria eletrônica pode ser uma boa opção, tanto para treinar, quanto para iniciar o seu home studio.
  • Para bateristas iniciantes, as baterias eletrônicas tem funcionalidades como o metrônomo e músicas para acompanhamento.
  • As baterias são, geralmente, mais compactas do que as baterias acústicas. 
  • Acima de tudo, faz menos barulho! A bateria eletrônica produz menos ruído acústico do que uma bateria tradicional. É possível usar fone de ouvido para o baterista que deseja praticar de maneira mais silenciosa. 
  • É um dos instrumentos musicais indicados para alguns pequenos estúdios de gravação. Elas não precisam de muito espaço e nem de muitos arranjos com microfones, como a bateria acústica. O som pode ser captado através de conexões e controlador MIDI. 

Antes de pensar em comprar um instrumento eletrônico, é indicado que você esteja familiarizado com ele em sua forma acústica. Quando você consegue diferenciar um do outro, se torna mais fácil de atingir nos instrumentos eletrônicos um som mais fiel aos instrumentos acústicos.

Como gravar e editar o som da bateria eletrônica no seu computador?

Em primeiro lugar, se você pretende montar um home studio e está procurando uma bateria, você já deve ter percebido que a bateria eletrônica é uma ótima opção, já que ela é perfeita para pequenos ambientes e faz menos barulho que as baterias acústicas.

Além disso, os instrumentos virtuais são ideais para produtores musicais resolverem algumas deficiências que podem ser encontradas dentro de um Home Studio. 

Uma maneira eficaz e rápida de captar o som do seu instrumento pelo computador, além de editar e expandir a sua gravação dentro de casa, é trabalhar com MIDI. Uma das maiores vantagens do MIDI incluem a compacidade, uma vez que uma canção inteira pode ser codificada em apenas algumas linhas, em poucos kilobytes, além da facilidade de manipulação e escolha dos instrumentos. 

Outra vantagem de usar o sistema MIDI no seu computador pessoal é que ele pode servir para vários propósitos diferentes, dependendo do software que é carregado. Existem computadores que são multitarefas e permitem a operação simultânea de programas capazes de compartilhar dados uns com os outros. Esses programas podem ser o GarageBand, Logic Pro, Nero, Reaper, FL Studio e Pro Tools, sendo os mais comuns os dois últimos. 

A bateria eletrônica pode ser de grande ajuda para quem pretende montar um home studio. Tanto para quem está iniciando, quanto para profissionais da área. Vimos as grandes vantagens em adquirir o produto e iniciar suas produções de dentro da sua casa, sem incomodar nenhum vizinho e sem perder espaço!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau