7 programas para editar áudio: conheça agora

A necessidade de editar áudio está se tornando cada vez mais recorrente. Não apenas para produzir melhor um vídeo, mas também para produção de podcasts e conteúdos diversos, a busca pelo software ideal pode ser um empecilho para quem está se interessando pelo mundo do áudio.

Então, não se preocupe! Nesta lista, vamos falar sobre os melhores softwares para editar áudio. Trouxemos programas gratuitos e pagos, não apenas para quem busca por uma maior variedade de ferramentas, mas também para quem precisa apenas de um editor bem simples para cortar e mixar seus áudios.

Para você que busca aperfeiçoar a sua edição de áudios para diversos fins, ou até mesmo para entrar no mundo do podcast, — canal que está mais em alta a cada dia que passa — deixamos aqui a nossa dica.

Confira a nossa lista, agora!

1. Pro Tools: um dos primeiros para editar áudio

O Pro Tools surgiu no mercado há 20 anos atrás, sendo um dos primeiros softwares de edição de áudio a existir. Portanto, foi pioneiro nesse mercado. Na época, quem quisesse gravar algo digitalmente, era com esse programa que você teria que utilizar.

Portanto, pelo seu tempo de existência, ele já é tradicional e muito utilizado para podcasts e estúdios de gravação. A sua interface não foi tão alterada desde a sua primeira versão, o que a torna familiar para quem já o utiliza há algum tempo.

2. Reaper: leve e completo

O Reaper também é um ótimo software para gravação de áudios. Além disso, tem um ótimo desempenho. Você pode utilizá-lo gratuitamente se não for para uso comercial.

A sua interface é completamente customizável, fácil de se utilizar, e o programa é leve para ser usado em qualquer tipo de computador. No entanto, o seu único problema são os seus plugins nativos, que podem ser simples dependendo do que você pretende gravar. É possível baixar plugins extras para usar dentro do Reaper.

Então, de um modo geral, o programa impressiona pela sua quantidade de recursos. Foi o primeiro editor de áudio a ter recursos como controle remoto através do celular. 

3. Audacity: o editor de áudio queridinho

O Audacity é um dos programas queridinhos por quem edita áudios e busca softwares gratuitos. Isso porque sua interface é simples, e de entendimento basicamente intuitivo para quem já tem uma afinidade na área de edição sonora.

Dentro desse software, é possível trabalhar com ferramentas que proporcionam diversos efeitos diferentes. Por exemplo:

  • remoção de ruídos;
  • adicionar efeitos sonoros;
  • cortar trechos do áudio;
  • mixar faixas de áudio;
  • aplicar efeitos;
  • melhorar significativamente a qualidade do som que está sendo gravado.

Dessa forma, ele é um editor de áudio gratuito completo e que satisfaz a necessidade de produtores de podcasts ou até mesmo produtores musicais que estão começando sua carreira. Está disponível para Mac, Linux, Windows e BSD. 

4. Adobe Audition: completo para editar áudio

O Adobe Audition é o programa conhecido por fazer parte do pacote Adobe. Ou seja, ele é o verdadeiro programa conhecido por ter uma enorme variedade de efeitos e ferramentas. Assim, o usuário pode extrair o melhor de sua experiência. Seja para editar áudios de forma individual ou criar uma mixagem, ele funciona perfeitamente para ambas as situações.

Você trabalha com edição de vídeo através do Adobe Premiere? Então, o Adobe Audition tem uma vantagem extra. Isso porque você consegue abrir os áudios do programa de edição de vídeo diretamente no programa de edição sonora. Além disso, ao salvar, o Premiere reconhece e atualiza automaticamente em sua linha do tempo.

5. Mp3DirectCut: o mais simples para editar áudio

O mp3DirectCut é um dos softwares mais simples que temos nessa lista. Dessa forma, nele você consegue fazer apenas edições básicas e rápidas. Se é isso que você precisa, essa pode ser a melhor opção para o seu caso.

Perfeito para edição básica de arquivos no formato MP3 e também pode captar áudios. Então, se você busca um programa para gravar longas narrações e ter a facilidade de editar o áudio capturado no mesmo programa, aproveite! Além disso, ele ocupará apenas 133 KB no seu computador. 

6. Wavosaur: editor de áudio leve

O Wavosaur também é um editor de áudio leve para o seu computador. Com apenas 289KB, ele é perfeito para edições básicas. Apesar de ter um visual que pode assustar editores iniciantes, sua interface e visual pode se parecer bastante com o do Audacity, por exemplo.

Por não ter muitas ferramentas, então, ele é perfeito para quem está começando a estudar as edições de áudio. Também para quem precisa do essencial, como recortar trechos de áudio ou até mesmo realizar uma gravação.

7. Anchor: dica para quem tem podcast

Por fim, essa dica é extremamente valiosa para quem tem um podcast e procura praticidade para editar e publicar os seus programas. O Anchor é um site gratuito de hospedagem para podcasts, que distribui o seu conteúdo para as principais plataformas de streaming.

Nele, você pode veicular quantos episódios quiser e por quanto tempo quiser. Ou seja, não há limite de armazenamento e muito menos tempo para testes.  Além disso, você também pode editar áudio dentro do próprio site ou aplicativo! Vale a pena conferir.

E então, essa lista ajudou você a conhecer e escolher qual o melhor programa para editar áudio para você? Não deixe de testar mais de uma opção para ter certeza.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau