5 instrumentos musicais da África para você conhecer

A variedade de instrumentos musicais da África é tão grande quanto a cultura em que estão inclusos. Em uma cultura tão vasta e tão rica, é claro que iríamos nos deparar com uma diversidade de instrumentos! Por mais desconhecidos que eles sejam para nós, eles foram de extrema importância para a formação cultural do nosso país. 

O continente africano se destaca pela grande variedade étnica cultural que carrega consigo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que existem mais de 3.000 grupos étnicos diferentes entre os 54 países que constituem o continente. 

Os homens, mulheres e crianças que vieram da África trouxeram consigo suas culturas, costumes, culinária e muito mais. É por isso que, até hoje, sentimos os impactos da miscigenação no Brasil, principalmente quando se trata de música! Já comentamos sobre alguns instrumentos musicais poucos conhecidos, mas hoje vamos falar sobre a cultura afro-brasileira! 

Como os instrumentos musicais da África influenciaram na cultura brasileira? 

Certamente, os instrumentos musicais africanos são uma das muitas características especiais da cultura africana. Assim, a musicalidade do continente somada às suas danças compostas por diversos ritmos e instrumentos é o que marca quando se fala de música. 

É possível notar a sua influência na cultura brasileira se manifestando em diferentes formas: de um lado, temos a capoeira, que além de luta, também simboliza a música e a dança; do outro lado, temos o samba, ritmo que se originou dos batuques associados a elementos religiosos.

Por isso, incorporamos diversos instrumentos musicais que vieram da África, mas que estamos tão acostumados a tê-los em nosso dia a dia que, quase sempre, nos esquecemos de suas origens, como é o caso do pandeiro, por exemplo. Pensando nisso, separamos 5 instrumentos musicais africanos para você conhecer!

Conheça 5 instrumentos musicais africanos 

1. Agogô

Instrumentos musicais da África: Agogô
Agogô

O agogô é um instrumento de percussão, composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. O seu som é feito quando se usa uma baqueta de madeira que bate em cada uma dessas campânulas, com a finalidade de criar um ritmo com seus tons diferentes. 

2. Berimbau

Instrumentos musicais da África: Berimbau
Berimbau

O berimbau é um instrumento reconhecido por ser utilizado na capoeira, dando ritmo a dança. Ele consiste em um arco feito de uma vara de madeira (verga), com o comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m, e um fio de aço (arame), preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades, uma cabaça é fixada ao arco, funcionando como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e uma vareta.

3. Cuíca 

Instrumentos musicais da África: Cuíca
Cuíca

A cuíca já é famosa entre a gente! Presente em muitas rodas de samba e baterias de escolas de samba, a cuíca é um tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. Ao friccionar a haste com um pedaço de tecido molhado enquanto pressiona a parte externa do instrumento com os dedos, ela produz um som característico, que varia entre graves e agudos. 

4. Kora / Corá

Instrumentos musicais da África: Kora
Kora

A Kora é um instrumento de cordas que tem uma caixa de ressonância feita de cabaça e cordas que, originalmente, eram feitas de pele de antílope. Ela é tocada utilizando apenas o polegar e o indicador de ambas a mãos para dedilhar suas cordas, enquanto os outros dedos seguram o instrumento. É uma harpa-alaúde de 21-cordas amplamente utilizada por povos na África ocidental.

5. Tambor falante 

Instrumentos musicais da África: Tambor falante
Tambor falante

O tambor falante é um instrumento em forma de ampulheta: suas duas extremidades são cobertas com couro e amarradas entre si por tiras tensionadas. Dessa forma, seus sons podem ser regulados, fato que faz o instrumento ser conhecido também por “tambor de comunicação”. O tocador coloca o tambor embaixo do braço e levanta ou abaixa o tom do tambor falante, ao apertar ou liberar as cordas.


Em conclusão, música e seus vários instrumentos musicais são os responsáveis por criar esse mundo tão completo e diverso. A música existe como forma de expressão de inúmeras culturas, religiões e sociedades. Um mundo sem música seria incompleto, com toda a certeza!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau