Saiba como montar mesa de som com amplificador com segurança

Quer saber como montar mesa de som com amplificador? A montagem de um sistema de som passivo, que utiliza amplificadores externos para excitar os alto-falantes das caixas acústicas, gera diversas dúvidas. Podem existir questões com relação às conexões, à qual amplificador utilizar, qual o cabo adequado, etc.

Para este tipo de sistema, todo cuidado é importante para ter o melhor possível e, principalmente, obter segurança no sistema. Então, confira nossas dicas sobre como montar mesa de som com amplificador.

O que é um sistema de som passivo?

Basicamente, um sistema de som passivo é caracterizado pelo uso de caixas de som passivas. Essas caixas de som passivas devem ser conectadas a um amplificador externo, que é responsável por elevar o nível de áudio enviado pela mesa de som à nível de potência, que é o nível de sinal correto a se utilizar nas caixas de som.

  • Vantagens: o sistema de som passivo tem muitas vantagens. Entre elas, citamos a de possuir uma manutenção extremamente mais rápida, mais econômica e mais simples de se fazer nas caixas de som. No entanto, a manutenção dos amplificadores utilizados costuma ter um custo mais alto do que os da caixa de som passiva;
  • Desvantagens: a principal desvantagem do sistema de som passivo é que o dimensionamento está na mão de quem está montando o sistema. Ou seja, a potência utilizada está 100% na mão de quem está montando o sistema. Assim, pode acontecer de utilizar um amplificador super ou sub dimensionado para a caixa de som e, com isso, ter a possibilidade de saturar (distorcer) os transdutores. Este problema é minimizado em sistemas de som ativos.

Como montar mesa de som com aplificador?

Série x Paralelo

Primeiramente, um ponto extremamente importante de ser abordado para quem busca como montar mesa de som com amplificador, é sobre o tipo de interconexão entre as caixas de som e o amplificador. Os amplificadores possuem uma impedância fixa em casa saída (geralmente 2 ohms, 4 ohms ou 8 ohms). A impedância total da associação NUNCA deve ser menor do que a impedância da saída do amplificador. Caso for, pode causar até mesmo a queima do mesmo.

Existem 3 tipos de associações: em série, em paralelo e em série-paralelo (híbrida). Cada uma destas associações possuem suas particularidades e, portanto, precisamos saber mais sobre elas.

Associação em Paralelo

Neste tipo de associação, você deve redobrar a atenção, pois se a impedância final da associação ficar abaixo do definido pelo amplificador, ele pode queimar.

Como associar alto-falantes em paralelo e saber sua impedância? Por exemplo:

Dessa forma, temos um amplificador de 2 Ohms em cada canal e, em cada canal há 2 transdutores (alto-falantes): um de 8 Ohms e um de 4 Ohms. Então, neste caso, independentemente da quantidade de alto-falantes (caixas) em cada canal do amplificador, o cálculo para saber a impedância total em cada canal é: 

1/Zeq = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Z3 + 1/Z…

Onde,

Zeq= Impedância equivalente ou total

Z1= Impedância do alto-falante 1

Z2= Impedância do alto-falante 2

Então, neste caso:

1/Zeq = 1/4 + 1/8

1/Zeq = 0,25 + 0,125

1/Zeq = 0,375

0,375 x Zeq = 1

Zeq = 1/0,375

Zeq = 2,67 Ohms em cada canal.

Como o amplificador possui cada saída com 2 ohms, então, a conexão pode ser feita com segurança.

Associação em série

Neste tipo de associação, o cálculo da impedância total da associação é a partir da soma a impedância de cada alto-falante associado no canal. Por exemplo:

No caso da associação em série, o cálculo a ser feito é:

Zeq = Z1 + Z2 + Z3 + Z…

Onde,

Zeq= Impedância equivalente ou total

Z1= Impedância do alto-falante 1

Z2= Impedância do alto-falante 2

Neste caso:

Zeq = Z1 + Z2

Zeq = 4 + 4

Zeq = 8 Ohms

Como o amplificador possui cada canal com 8 Ohms, então esta conexão pode ser feita com total segurança.

Associação série-paralelo (hibrida)

Este tipo de associação é muito utilizada em caixas de contrabaixo e guitarra. Imagine que uma caixa tem 4 alto-falantes de 8 Ohms, mas sua impedância total é de 8 Ohms, como será que estes alto-falantes são associados? Se for em paralelo, a impedância resultante seria menor do que 8 Ohms. Se for em série, a impedância seria maior.

Então, para isso serve a associação híbrida, que utiliza associações série e paralelo no mesmo circuito. Dessa forma, consegue obter valores de impedância como o citado acima.

Para calcular a impedância total deste circuito, basta encontrar a resistência equivalente de cada associação paralela do circuito e somar às impedâncias dos alto-falantes associados em série.

Por fim, caso queira um artigo exclusivo sobre este assunto, sugiro que leia este aqui no blog.

Cabeamento para mesa de som com aplificador

O sistema de som passivo, que utiliza amplificador externo, trabalha basicamente com 2 níveis de sinal.

Em primeiro lugar, temos o nível de linha. Ele está na conexão entre a mesa de som (ou periféricos) e a entrada do amplificador de potência. Então, para este nível de sinal e esta conexão, o cabeamento ideal para obtermos segurança e qualidade sonora (evitando ruídos) é um cabo balanceado utilizando conectores balanceados.

Depois, em segundo lugar, temos on nível de potência, que está presente na conexão entre amplificador de potência e caixa de som passiva. Esta conexão requer bastante cuidado com a escolha do cabo utilizado, pois deve-se atentar à potência trafegada ali.

Existe uma tabela que associa a potência à corrente que trafega no cabo e, sabendo a corrente, facilita descobrir qual será a seção (bitola) dos cabos.

Dessa forma, nunca despreze esta parte do sistema ao buscar como montar mesa de som com amplificador. Pois, um cabo mal dimensionado pode atenuar a potência do seu amplificador, pode superaquecer, e o pior de tudo, fazer seu som perder qualidade. Portanto, tenha certeza de que toda sua conexão está utilizando o cabeamento correto, com a seção correta e com os conectores corretos.

Potência do amplificador

Para saber a potência ideal do amplificador, antes você precisa saber a potência (RMS) limite do falante.

Sabendo isso, saiba que é altamente recomendável que o amplificador tenha maior potência do que as caixas de som (alto-falantes). Isto ocorre porque as músicas que ouvimos contam com diversos picos, e estes picos costumam ser maiores que o valor RMS. Então, se o amplificador possuir exatamente o mesma potência RMS que as caixas de som, estes picos podem gerar distorções no amplificador. Estas distorções, então, são enviadas ao alto-falante gerando superaquecimento e até uma possível queima dos componentes.

Portanto, o ideal é que seja utilizado um amplificador com mais potência do que as caixas de som. No entanto, não é por isto que deve ser utilizado em sua máxima capacidade. Utilizá-lo com folga é o ideal para que nem o amplificador e nem o alto-falante sofram com distorções, superaquecimento e possíveis queimas.

Conclusão

Um sistema de som passivo pode ser o ideal para sua aplicação, principalmente se precisar de um sistema com custo e tempo de manutenção menor. Associado a isso, podemos destacar também ao menor peso das caixas de som e a possibilidade de utilização de amplificadores processados (que já processam o sistema) próximos da house mix. Isso pode ajudar bastante à casas de shows e locadoras de sistema de áudio pois precisam de sistemas prontos para serem utilizados a qualquer momento.

No entanto, a operação e instalação de um sistema passivo tende a ser mais complicada do que a de um sistema ativo. Pois a instalação deve ser minuciosa e considerar impedâncias, potências de amplificadores, cabeamento correto, etc. Já a operação precisa ser atenta, pois, caso o sistema esteja mal dimensionado, a possibilidade de saturação (distorção) do sistema é maior.

Agora que você já sabe como montar mesa de som com amplificador, gostaria aqui de compartilhar também uma passagem bíblica para inspirar sua semana. “Então, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.’” – Mateus 18:21-22


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau