Review do microfone Uber Mic USB, da M-Audio

A demanda por equipamentos de Home Studio cresceu muito nos últimos tempos e isso é uma tendência que não vai embora tão cedo. Muitas pessoas estão criando conteúdo em suas casas, o que aumentou a busca por soluções de áudio mais profissionais.

O problema é que muitas dessas pessoas não são (e, talvez, nem queiram ser) técnicas de áudio. Elas, geralmente, precisam de bons resultados com pouco investimento, seja ele de tempo ou capital.

Então, se você quer gravar podcasts, fazer live streaming, gravar violão, voz, overdubs ou, simplesmente, quer um áudio melhor para os seus vídeos, talvez um microfone USB seja a solução. 

Qual é a diferença entre um Microfone USB e um convencional?

Microfones USB são equipamentos que exercem mais de uma função. Eles funcionam como qualquer outro microfone, captando energia sonora e a transformando em energia elétrica. Porém, além disso, também fazem a conversão A/D do sinal para o seu computador, funcionando como uma interface, amplificando o sinal e, muitas vezes, também como sistema de monitoramento por meio de saídas de fone. 

Um pacote completo para quem precisa de uma solução rápida e relativamente barata, obviamente tendo seus prós e contras.

Se quiser saber mais sobre outros tipos de microfones, acesse nosso post sobre o assunto.

microfone Uber Mic USB

O microfone 

Agora, vamos falar de um dos modelos mais populares da categoria: o Uber Mic da M-Audio. Ele é um microfone condensador, tipo mais usado em Home Studios, compacto, prático de montar e instalar.

O Uber precisa de apenas um cabo USB (USB mini B incluso) para começar o trabalho, além de um software para gravação (DAW) para quem deseja fazer gravações, e não só streaming ou Lives. 

Falando em software, se você ainda não tem uma DAW em seu computador, a M-Audio afirma ter uma parceria com a AVID e, na compra do seu produto, eles “disponibilizam” o download do Pro Tools First. Mas, sinceramente, isso não deve ser um fator decisivo na escolha do seu equipamento, uma vez que o software já é disponibilizado gratuitamente para todos no site oficial da AVID.

O software é a versão (bem) limitada do programa referência mundial de gravação, mas, dependendo das suas necessidades, ele pode ser mais do que suficiente. Além disso, a M-Audio ainda oferece o download de 2Gb de samples da Touch Loops para serem usados livremente em suas músicas ou produções.

Características do microfone Uber Mic USB

O Uber Mic possui tela de LED, que mostra o ganho de entrada do microfone, volume da saída do fone e o padrão polar selecionado. Abaixo dela, um controle de volume para o monitoramento por fone e outro controle que permite mixar o quanto você quiser ouvir do monitoramento direto do microfone, com zero latência (sem atrasos) e quanto do sinal retorna do seu computador após o processamento. 

Outra função muito útil, principalmente se estiver usando o Uber para Lives, é o Botão Mute, usado para silenciar com mais rapidez e praticidade durante o streaming.

Na parte traseira do equipamento existem 2 controles: um botão para selecionar o padrão polar e o controle de ganho de entrada do microfone. Na parte inferior, ele possui uma entrada balanceada padrão 3.5mm para fones (que é o usado na maioria dos fones domésticos), a conexão USB e a rosca para fixá-lo na base ou no extensor.

Vamos aos números! 

Seu conversor A/D tem a resolução de 16bit, padrão CD, que é o suficiente para serviços de streaming como Spotify, mas pode ser necessário fazer conversão do seu arquivo final para 24bit dependendo do projeto.

Sample rate ou taxa de amostragem de 48kHz, resposta de frequência de 30Hz a 20KHz, SNR de 110dB e aguenta 120dB SPL. A saída de fone tem impedância de 10 Ω e potência de 30 mW. Além disso, ele é alimentado via USB e não necessita de fontes externas ou Phantom Power.

Além do microfone, ele vem com um sistema de suporte já montado nas laterais, uma base para fixar o Uber Mic, um extensor para deixar o microfone mais alto e um cabo USB Mini-B.

Usos do microfone Uber Mic USB

O Uber Mic USB funciona como um interface, mas é possível utilizar mais de um dispositivo ao mesmo tempo. É relativamente simples combinar dois deles ou, até mesmo, uma segunda interface independente, se você estiver usando um sistema Mac OS.

Porém, se o seu sistema for Windows, o processo pode não ser tão simples, apesar de possível. Nesse caso, demandaria alguns passos extras que podem causar algum problema de sincronia entre aparelhos. Não é o cenário ideal em gravações musicais, mas pode ser fácil de corrigir, em projetos mais simples.

Os sistemas operacionais mínimos para uso são: Windows 7 (32- or 64-bit) ou mais recente, e macOS 10.10.5 ou mais recente. É compatível com iOS, porém, é necessário investir num kit da Apple, o iPad Camera Connection Kit – que é um tipo de interface para os aparelhos da marca. Isso pode fazer com que o seu microfone se torne mais prático de ser usado em qualquer lugar, como em entrevistas fora do seu estúdio, por exemplo.

O microfone Uber Mic USB é muito versátil e foi feito para quem quer ter um coringa na mão. Ele possui 4 padrões polares: Cardióide, Bi-direcional (Figure 8), Omnidirecional e Estéreo, o que facilita o seu uso em situações diversas. Seus possíveis usos incluem, mas não se limitam, às aplicações abaixo.

Gravações de Podcast e Narrações

Se você estiver gravando o podcast sozinho, o padrão cardióide atende perfeitamente À sua necessidade. Caso esteja entrevistando alguém ou tenha um outro participante, você tem a opção do Figure 8, que capta igualmente fontes vindas de trás do microfone. Porém, pode perder um pouco nos graves.

Entrevistas

Sendo compatível com sistemas iOS (ver detalhes acima), ele pode ser conectado em aparelhos da Apple* e carregados para onde você precisar.

Gravações Musicais

Com o padrão cardióide, é possível gravar voz e overdubbing de instrumentos em estéreo. Se pretende gravar percussão ou um combo de guitarra, por exemplo, talvez pesquise as opções de microfones dinâmicos.

Lembrando que o microfone Uber Mic USB não inclui um Shock Mount, que serve para absorver pequenos impactos. Ele pode, então, captar barulhos indesejados da superfície em que foi colocado. 

Enfim, devo comprar ou não?

Em suma, a resposta é: depende! Qual é a sua necessidade?

Se suas necessidades são variadas e o orçamento não é tão extenso, o modelo é muito indicado. Se você não pretende gravar uma bateria de 32 peças, ou se a sua preocupação não vai além de ter um bom som para sua voz ou instrumentos não tão dinâmicos, como violão, por que não?

Mas se você pensa em adquirir dois microfones desse modelo, ou se pretende dar um upgrade nos seus equipamentos em pouco tempo, talvez seja interessante refinar sua pesquisa. Avalie se compensa investir um pouco mais em uma interface independente, com duas ou mais entradas, e microfones de sua escolha. Principalmente se você pretende gravar instrumentos variados. 

Tente pensar nas suas necessidades em médio prazo. Se elas batem com o que é proposto pelo equipamento da M-Audio, o Uber Mic pode ser uma boa para o seu Home Studio!

Importante: verifique compatibilidade com seu aparelho e OS antes de efetuar a compra.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau