Tudo sobre a mesa de som Allen & Heath Qu-16

Chegou a hora de falar sobre a Allen & Heath Qu-16.

Dentre todas as marcas mais famosas de consoles de áudio, talvez a Allen & Heath tenha sido uma das últimas a se estabelecer em nosso mercado. Pode ser possível, até por uma descrença, que o mundo do áudio migraria de forma tão avassaladora do analógico para o digital. Esse é um fato que a marca corrige com grande competência, promovendo a chegada da linha QU ao Brasil.

A família Allen & Heath QU é composta pela QU-16, QU-24, QU32 e duas versões de rack (sem fader), as QU-PAC e QU-SB. Mais especificamente falaremos aqui da QU-16. Trata-se da “menorzinha” da família que contém faders de controle em sua superfície. Possivelmente, será o console de entrada do operador que não abre mão de ter faders abaixo das pontas dos dedos para uma intervenção imediata quando necessário.

Então, abaixo, falaremos sobre seus principais atributos.

Allen & Heath Qu-16

Principais especificações de entradas e saídas

A QU-16 tem 16 canais de entradas com pré-amplificadores para sinais em nível de microfones e mais dois pares de entradas formando um canal estéreo em conectores TRS (P10). Ela possui os pré amplificadores  AnalogiQ™ da marca, que acompanham toda a linha. Cada canal de entrada do console também tem a possibilidade de conectores TRS (P10) em nível de linha a sua disposição.

Neste console encontramos 12 Saídas XLR (2 para Main LR separadamente + 4 auxiliares mono + 3 pares de auxiliares estéreos). Temos uma saída digital AES/UBU em conector XLR e uma dSnake (protocolo da marca) para o uso com os sistemas de monitoração pessoal, stagebox e demais equipamentos da linha com esse protocolo de comunicação.

A experiência de mixagem na QU-16

Primeiramente, o fácil e completo strip channel presente na superfície de controle do console faz a sua operação ser simples e rápida. Ele possui acesso a parâmetros como equalizador paramétrico (peq) de quatro bandas, Trim que é controle de ganho do canal, chaves de polaridade (polarity) e corte de graves (hpf), bem como acesso a compressores e gates. O que você não encontrar nesses controles de forma direta estará disponível na sua tela de 800×480 pixels sensível ao toque. A própria marca salienta que cada entrada possui um fazer. Isso faz dele um console de uso simples, sem muitas “páginas a serem viradas” durante a sua operação.

Além disso, outra grande facilidade deste console é a presença de um sistema de mixagem automática de microfones o AMM (Automatic Mic Mixer). Ele possibilita a mixagem automática de volumes de microfones em situações bem corriqueiras, como palestras e conferências. Muitos microfones ligados e com volumes altos preparados para a fala podem ser claras fontes de ruídos. O uso deste sistema detecta a voz do orador e o coloca em primeiro plano na mixagem, deixando os demais microfones em volumes mais baixos de forma automática para evitar os ruídos de fundo. Pode ser útil em situações relativamente comportadas.

Sistema de monitoramento pessoal

Conforme conta a marca, este console participa de uma lista de produtos que compõem um ecossistema de áudio. Uma das ramificações deste ecossistema é os controladores ME (os mixer pessoais ME-1, Me-500 e o hub ME-U), que possibilitam ao músico fazerem sua própria mixagem de seu retorno. Essa possibilidade traz mais liberdade e menos atribuição ao técnico, que nem sempre tem tempo suficiente para atender a toda a demanda de trabalho.

Outra forma de proporcionar essa liberdade ao músico é usar um smartphone com o aplicativo da console instalado. Ele será roteado via wi-fi configurado para ter acesso a sua mix. Entretanto, desta forma, ainda é necessário um amplificador de fones conectado a saída auxiliar do console como é feito mais frequentemente.

Gravação Multitrack no seu Pen Drive

A QU-16 possui a tradicional conexão USB para uso em seu computador de DAW (Digital Audio workstation) como ProTools, Reaper, Cubase, Logic Pro, entre outros. Isso pode lhe proporcionar tanto uma gravação multipista quanto a reprodução dos canais gravados separadamente para uma passagem de som virtual.

Todavia, este console pode simplificar sua vida com uma função presente poucos consoles desta categoria: a gravação multipista diretamente em Pen Drives. Nesse sentido, essa função proporciona a gravação e reprodução de um total de 18 canais (16 mono + 2 estéreos) em 24 Bits e 48KHz de Sample Rate, sem o uso de um computador, gravando as faixas diretamente em um pen drive ou disco rígido externo.

Ela possui a função de Controle de DAW (DAW Control) para praticamente todos existentes no mercado. Basta a simples instalação do driver para essa função disponível no site da marca.

Devo comprar a Allen & Heath QU-16?

A mesa de som Allen & Heath QU-16 será uma ótima opção para quem gosta de faders e não tem muito espaço disponível. Ou seja, com um ótimo som e recursos compatíveis com suas rivais de mercado mais próximas (como Soundcraft Expression 1, Behringer X32 Compact e Yamaha TF1) pode ser uma opção muito válida e para você. Mas lembre-se sempre de que sua necessidade é prioridade em relação a marcas e modelos de mercado.

Caso tenha alguma dúvida na compra de seu console, o Mundo da Música preparou para você um completíssimo Guia de Compras para Mesas de Som. Use-o sem sempre que precisar. Tente pensar sempre em longo prazo. A aquisição de um console é algo bem importante, então, descreva suas necessidades atuais e coloque no final da lista possíveis upgrades em número de canais seu sistema para averiguar se a QU-24 ou QU-32 não seja uma opção mais racional. Portanto, caso 16 entradas satisfaçam, será uma ótima compra.

Em conclusão, se quiser comparar este console com qualquer outro, faça-o com os seus semelhantes. Afinal, o investimento em controles físicos no console mudará muito a faixa de valor, como a QU-PAC e QU-SB, tornando difícil a comparação direta, mesmo tendo praticamente recursos bem semelhantes.


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