Protocolo AES50, você sabe para quê serve e onde aplicar?

Você já ouviu falar em Protocolo AES50, onde usar e como usar? Neste artigo, vou compartilhar um pouco sobre este assunto e as aplicações dele no dia a dia de eventos, cultos e gravações.

O que é o Protocolo AES50?

É um dos protocolos utilizados na conexão digital entre equipamentos de áudio. Foi criado pela Sony Pro Audio Lab em 2005 para substituir o protocolo AES10 que fora utilizado até então. Comprado pelo Music Group (detentora de marcas como Midas, Behringer, Klark Teknik, TC Electronics, Tannoy, etc.), para implementação em seus dispositivos de áudio digital, foi e é amplamente difundido até os dias atuais. 

O Protocolo AES50 é utilizado para transmissão de áudio digital entre equipamentos através de um único cabo e com latência baixa.

Onde utilizar o Protocolo AES50?

Ele pode ser utilizado em amplas conexões, bastando apenas que os equipamentos a serem conectados tenham suporte à AES50. Já foi utilizado em diversos eventos de grande porte mundialmente, como shows de: Led Zeppelin, Metallica, AC/DC, Aerosmith e Arctic Monkeys.

É frequentemente utilizado para conectar mesa de som à Stage Box como na figura a seguir:

Pode-se utilizar, também, para expansão de canais nas mesas de som. Isso ocorre no caso do console de áudio digital Behringer X32. Em sua versão Compact, a mesa de som possui apenas 16 inputs XLR e 8 Outputs XLR. Assim, pode-se utilizar até 32 inputs XLR e 16 outputs XLR, através de uma expansão por Protocolo AES50. Neste caso, basta conectar ao console um Stagebox com a quantidade de inputs e outputs desejada. Observe o limite de processamento do console que, no caso, é de 32 in x 16 out.

Outra possibilidade de utilização do AES50 é a conexão da mesa de som a amplificadores, monitores, Digital Snake (Multicabo digital), etc. Dessa maneira, a versatilidade fica maior e a chance de haver falhas, menor.

Na versão SuperMAC, pode-se utilizar 24 canais bidirecionais à taxa de amostragem de 96KHz e 48 canais bidirecionais à 48KHz, utilizando cabo UTP Cat 5e blindado. Em HyperMAC, pode-se fazer até 192 canais bidirecionais à 96KHz ou 384 canais bidirecionais à 48KHz, sendo utilizado cabo UTP Cat 5e / Cat6 para distâncias até 100m ou fibra ótica para distâncias até 500m.

Guia do técnico de áudio de igreja

Infraestrutura necessária para conexões AES50

Conexões via Protocolo AES50 são extremamente simples. Basta que os equipamentos a serem conectados tenham suporte à AES50 ou tenham slot disponível para colocação de uma placa de expansão via AES50. Isso feito, basta conectar estes equipamentos através Cabos UTP Cat 5e (Cabo de Rede Cat5e) – de preferência, blindado para não sofrer interferências.

A partir disso, configure seu equipamento de mixagem de forma a reconhecer e utilizar as conexões via Protocolo AES50 para enviar e receber sinal.

Um detalhe importante é que apenas um único Cabo UTP Cat 5e possibilita o tráfego duplex (ida e volta) de todos os canais. Isso quer dizer que, em apenas um cabo, consegue-se trafegar os canais de input e output configurados.

Outro ponto importante é que a maioria das placas AES50 possui a conexão A e B, a fim de utilizar uma infraestrutura de backup caso haja um rompimento de cabo, por exemplo, minimizando falhas e ruídos.

Existe também a possibilidade de utilização de fibra ótica com o fim de fazer a conexão via Protocolo AES50. Nesse caso, é necessário utilização de um conversor à parte. Fibra ótica é necessária para conexões com distância entre 100 e 500 metros. Para distâncias menores, cabos UTP Cat 5e já atendem à maioria das necessidades.

Roteamento

Um ponto interessante sobre o Protocolo AES50 é que ele é uma conexão ponto-a-ponto. No entanto, podem ser utilizados roteadores cross-point especializados. Por consequência, permite a criação de uma rede de áudio em estrela, roteamento simplificado e de baixa latência entre os dispositivos compatíveis na rede.

Principais vantagens

  • Transmissão de áudio digital entre equipamentos através de um único cabo (UTP Cat 5e/Cat 6 ou Fibra Ótica);
  • Baixa latência;
  • Fácil roteamento.

Portanto, o Protocolo AES50 é um dos principais protocolos de transmissão de áudio digital atualmente. Utiliza-se em diversos grandes eventos, por conta de sua praticidade em conectar dispositivos e possibilitar a expansão da capacidade física de conexão de consoles de áudio digital. Nesse sentido, minimiza a chance de falhas através da possibilidade da conexão de backup e minimiza ruídos, pois utiliza menos cabeamento do que tradicionalmente seria utilizado em um multicabo comum.


Por fim, gostaria de compartilhar também uma passagem bíblica:

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados” – Marcos 11:25-26.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau