O que é guitarlift e por que você precisa de um para o seu violão

O guitarlift é daquelas invenções que salvam a vida do violonista. Inicialmente criado por fabricantes na Alemanha, o produto não deve ter mais de cinco anos de existência. Entretanto, já entrou na lista de preferências de quem toca violão sentado, seja estudando, lecionando ou se apresentando.

Antes de tudo, o guitarlift nada mais é que um suporte feito de acrílico. Tem quatro ventosas com o intuito fixar o acessório na parte traseira do violão, podendo ser posicionadas de várias maneiras diferentes. Assim, o instrumentista é quem deve ajustar a altura e o ângulo ideais, de acordo com seu porte físico, jeito de tocar, posição e tudo mais. 

Guitarlift
Guitarlift em ação – Imagem de guitarras.nl

Ponto de apoio

Quando se está tocando com violão apoiado na perna, é claro que ele fica vulnerável a pender para qualquer lado: frente, lados…isso varia de acordo com o estilo de quem está tocando, seu porte físico e o próprio modelo do instrumento. Você, que toca violão, pode até não perceber, mas você acaba segurado o instrumento enquanto toca, para que ele não caia ou saia do raio de operação. O guitarlift resolve essa instabilidade, ajustando o violão em um ângulo preciso. Sem dúvida, ele fica mais firme e perto do corpo. 

Se você pensou em qualidade de interpretação, não se preocupe. O violão continua sendo parte do seu corpo, do mesmo modo. A linguagem corporal é parte integrante da performance e tem, de fato, efeitos no que é tocado, porque compõe a sua apresentação, concorda? O guitarlift não atrapalha essa conexão corpo/instrumento. Pelo contrário, ela aumenta essa sensação, expandindo as funções dos braços, o que antes era difícil explorar. Assim, mais estável, a disponibilidade do violão é total. Por isso, há flexibilidade e mobilidade para explorar possibilidades sonoras. 

Mobilidade 

Com o guitarlift, o violão fica menos propenso a sofrer impactos consequente dos seus movimentos. Assim, você fica mais livre para tocar. Aquela função de segurar o instrumento, paralela ao ato de tocar, desaparece. 

O braço que toca o ritmo não influencia nos movimentos do corpo do instrumento, assim como a mão que faz os acordes não precisa segurar o violão para controlar as subidas e descidas do braço do instrumento. A execução mais relaxada resulta em qualidade! Também, vai embora o incômodo nas costas, bastante comum em violonistas profissionais. O guitarlift oferece a posição ergonomicamente ideal para o instrumentista.

Som

Não é só o instrumentista que ganha com o guitarlift. O suporte também influencia no som, evitando que os lados e as costas do violão fiquem amortecidas. Ele permite a vibração da traseira do corpo do instrumento, valorizando integralmente a amplificação da caixa do instrumento. O violão ganha em projeção, influenciando no timbre. 

Lendo assim, pode parecer que você vai ter que aprender a tocar violão de novo. Nada disso. O guitarlift vai facilitar um ponto chave da execução que você nem se dava conta. É tudo o que você já fazia, mas bem mais tranquilo.

Guitarlift
Imagem de stringsbymail.com

Montando o guitarlift

O guitarlift é maleável. Você é quem vai descobrir o jeito ideal de fixá-lo. Novamente, influenciam seu corpo, modo de tocar, o tamanho de instrumento e até o jeito de sentar.

Coloque as ventosas próximas à borda. Isso libera as costas do violão e permite maior estabilidade. Ajuste a parte inferior do violão ao guitarlift e faça um teste. A dinâmica da sua execução agradece!

As ventosas do guitarlift aderem apenas a superfícies lisas envernizadas. Excesso de pó ou quaisquer resíduos podem atrapalhar sua fixação. Atualmente, a maioria dos violões possui costas laminadas, mesmo aqueles com tampo maciço

O acessório existe nos tamanhos grandes (o mais usado) e médio (indicado para violões pequenos). 

Limpando

Aposto que passou pela sua cabeça uma preocupação com as marcas que as ventosas podem deixar no corpo do seu brinquedo. Claro, é compreensível. 

É preciso manter a limpeza das ventosas, sempre lavando-as com muita água. Depois, limpe com uma toalha de microfibra. 

Guitarlift transparente
Imagem de londonguitarstudio.com

Nas costas do violão, é indicado passar uma lixa d’água e, depois, um polimento para remover eventuais marcas.

A manutenção frequente evita qualquer tipo de dano ao instrumento. Não fique muito tempo sem limpar o violão e o guitarlift, e guarde ambos em locais adequados.

Na medida em que amadurece como músico, você passa a ver a coisa sob outra perspectiva. São identificados elementos que fazem muita diferença no seu trabalho. Todo recurso que possibilita que você entregue o melhor da sua arte passa a ser bem-vindo. No final das contas, o seu som é você. Serão importantes todas as ferramentas que tornem esse caminho cada vez mais claro!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau