Mackie DL1608: tudo sobre o console de áudio

Se coragem, para você, vale alguma coisa, a Mackie DL1608 tem de sobra. Em uma época de transição cheia de preconceitos com os, agora queridinhos, sistemaS digitais, a Mackie puxou a frente de uma série de produtos que invadiram nosso mercado atualmente: o controle de todos os parâmetros do console exclusivamente por meio de um dispositivo externo (Tablets e Smartphones).

Assim, vendo o sucesso que a DL1608 emplacou no Brasil, outras marcas correram atrás do “prejuízo” de seu conservadorismo e criaram suas versões para controle a distância.

O fato de ser precursora no Brasil em sua categoria tem suas vantagens. Até que um produto de uma outra marca saia da ideia para o projeto, do projeto para a linha de produção e da linha de produção para a prateleira da loja, a mesinha da Mackie estava nadando de braçada. Entretanto, a desvantagem é que sua concorrência virá com tudo o que “faltava” em seu projeto para se tornar um produto concorrente imbatível. Ou quase.

Vejamos abaixo os principais detalhes que fazem dessa pioneira uma grande sacada para pequenas produções.

Entradas e saídas da Mackie DL1608

Ela conta com 16 canais de entrada balanceados (12 XLR + 4 Combo (XLR/TRS P10)). Nestes canais, estão presentes a linha de pré-amplificadores OnixTM da marca. Seus conversores AD/DA são os Cirrus Logic® de 24 Bits com baixo ruído e ótimo headroom (114 db de faixa dinâmica). Suas seis saídas Auxiliares (Aux send) em nível de linha são balanceadas e em conectores do tipo TRS (P10), mais duas saídas master LR com conector XLR, totalizando oito saídas. Todas elas são assistidas por Equalizadores Gráficos de 32 bandas e Limiters.

O acionamento do Phantom Power para alimentar seus direct boxes ativos ou seus microfones condensadores é feito por meio de uma única chave. Possui uma conexão Ethernet (RJ45) para a ligar um roteador wireless externo, uma vez que o modelo não dispõe de roteador interno.  

Um dos raros pontos negativos do pequeno console é seu ajuste de ganho, que é físico – ou seja, ao salvar uma cena, suas posições não ficarão gravadas. Mas, para um console de 16 canais deste porte sendo usado para suas principais funções, talvez isso não seja um grande problema.

Processamento da DL1608

Como de praxe em todos os sistemas atuais, a pequenina já vinha com equalizador paramétrico de 4 bandas mais o filtro de Low Cut (HPF). Compressores e gates em todos os seus canais para trazer tranquilidade em sua mix com dinâmicas muito mais controladas.

Ela dispõe também de dois processadores de efeitos (Reverb + Delay) já configurados no sistema com roteamento pronto, ou seja, não rouba os auxiliares que você usa para fazer retorno para seus músicos.

Logicament,e tudo isso pode ser salvo em cenas de forma bem simples para facilitar o trabalho do técnico/operador.

Master Fader: layout agradável e intuitivo

Desde sua primeira versão, novidade para muitos técnicos, o app de controle da Mackie DL1608 sempre foi muito intuitivo para quem estava embarcando no áudio digital. Seu visual era extremamente simples com parâmetros com boa separação “física” até para dedos mais gordinhos ou menos sutis ao toque.

No início, estava disponível somente em plataforma iOS. Sua última versão, o Master Fader 5, já é compatível com outros sistemas operacionais.

Controle Wireless or Docked

A primeira versão deste console foi construída para uso com o iPad (Apple). Logo sua “doca” foi desenhada inicialmente para iPad 1 , 2 e 3 com o conector de 30 pinos sem o uso de nenhum tipo de acessórios (cases, covers e afins). Depois, recebeu atualização para o conector Lightning® da Apple, que está presente nos iPad 4 em diante. Dica: verifique isso antes de comprar seu console, se você pretende usar seu tablet preso sem se preocupar com a carga da bateria.

Agora, se você quer se libertar do cantinho em que colocou seu console e passear livremente no ambiente testando seu som em todos os pontos, trabalhe wireless com um simples roteador wi-fi conectado ao seu console.

Use seu iPad como tocador ou gravador

  • Tocador. Ao conectar seu iPad na doca, você poderá usar um app do seu dispositivo que toque músicas, e isso estará disponível diretamente no canal interno exclusivo para essa função. Sim, sem cabos você “dá play” na sua música e o Master Fader recebe este sinal lado a lado à sua mixagem. O único cuidado a ser tomado é que o APP escolhido tem que poder trabalhar em segundo plano, já que você não quer perder sua música ao acessar o Master Fader.
  • Gravador. O DL1608 permite que você grave o LR do seu sistema diretamente em seu iPad, facilitando, assim, o compartilhamento do seu trabalho. Bacana, não?

Últimas atualizações do sistema Master Fader 5

O Master Fader 5, até o momento deste post, é a última versão do controlador desta console. Agora, ele está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android™, macOS®, e Windows®. Para usá-lo serão necessários sistemas Android 6.0 iOS 11, Windows 10, macOS 10.12 ou mais recentes. Sim! É isso mesmo! Agora o Master Fader funciona nesses quatro sistemas operacionais. Mas a doca continua somente para o iPad.

Dentre suas principais atualizações, temos novas máquinas de efeitos, importação e exportação de cenas, ajustes na estabilidade e desempenho, e outras compatibilidades e funções.

Uma atualização bacana que esse console recebeu (mesmo não sendo nesta versão), é o RTA e Espectrógrafo. Essa ferramenta ajuda muito o operador mostrando visualmente as frequências do canal selecionado em cima do equalizador, o que facilita muito a equalização, uma vez que vemos o que estamos alterando.

Conclusão sobre a Mackie DL1608

De fato, ela tem atributos que se tornaram obsoletos, mas ainda tem detalhes que a tornam única em sua categoria. Qualidade de seu som, portabilidade, praticidade e controle extremamente intuitivo para quem está chegando no áudio agora são seus grandes trunfos que resistem à sua idade.

Viva a tecnologia e os projetos de marcas inteligentes e ousadas!


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Nerau