Luthier: o que é e como se tornar um?

O luthier é uma profissão que pouco se conhece de nome, mas muitos apaixonados pela música trabalham sob as mesmas funções. Vamos por partes: você gosta de mexer com instrumentos? Tem facilidade em consertar, reparar, regular as cordas do seu violão ou guitarra? 

Vamos um pouco mais longe. Você consegue afinar o seu instrumento apenas de ouvir os sons? Sonha em construir o seu próprio instrumento? Ou você, que já construiu os seus próprios violinos e violas — também estamos falando com você!

Aposto que você nem imagina, mas o seu hobby é exatamente o que faz um luthier! Não sabe do que a gente está falando? Então, fica com a gente até o final desse texto para tirarmos todas as suas dúvidas sobre essa profissão. 

O que é um luthier? 

O Luthier é o profissional especializado em construir e reformar instrumentos musicais de forma artesanal. O termo “luthier” vem da palavra francesa “luth”, que significa “alaúde”, instrumento de cordas árabe. No entanto, existem algumas outras formas utilizadas para se referir a esse profissional, como por exemplo: luteiro, guitarreiro e violeiro. A arte do luthier é conhecida como luteria, que vem do francês “lutherie”

Essa profissão existe há muitos anos. Os antigos luthieres costumavam trabalhar apenas com a construção ou reparo de instrumentos de corda acústicos com o corpo de madeira, como violinos e violoncelos. No entanto, com novos instrumentos, houve um aumento também no campo de trabalho. 

Contudo, se engana quem pensa que o trabalho do luthier se resume apenas a isso! É um ofício com muita pesquisa envolvida. O luthier trabalha não apenas com fornecedores, com a compra da matéria-prima necessária, mas também se dedica a estudar muito para garantir que tenha as técnicas utilizadas para esse tipo de serviço. 

Além de arte, o luthier precisa entender sobre música e acústica, desenho, dominar as técnicas de carpintaria e trabalhos com a madeira. Além do mais, precisa ter conhecimentos de elétrica e mecânica. Ufa! Haja funções para uma só profissão!

Um notável luthier foi Antonius Stradivarius, ou, em italiano, Antonio Giacomo Stradivari, que morreu em 1737. Ele é uma grande referência para quem segue o oficio. Stradivarius foi aprendiz de Niccolò Amati, com quem aprendeu a desenvolver a arte de fazer instrumentos de corda. 

Como se tornar um luthier?

Geralmente, o tipo de conhecimento que um luthier detém é passado de geração a geração, de mestre para aprendizes. Então, essa profissão é para quem quer viver de música.

Além disso, você não precisa de um certificado ou um diploma na área para atuar no ramo. Entretanto, existem uma boa quantidade de cursos profissionalizantes na área, oferecidos por conservatórios e instituições de nível técnico.

Para se matricular nesses cursos, a exigência pode variar: alguns cursos técnicos exigem que o aluno já tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio. Ademais, em alguns conservatórios, é possível ingressar apenas tendo conhecimentos de música.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo MEC (Ministério da Educação), existe um curso na área: Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais. Ele forma profissionais capacitados a construir, restaurar, conservar e afinar instrumentos, considerando os aspectos acústicos, sonoros e regionais. 

Você pode encontrar esse curso técnico em poucas instituições, sendo uma delas o Conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo, em cooperação com o Centro Paula Souza, do governo estadual. 

Quanto às faculdades, existe apenas uma graduação específica na área em somente uma universidade no Brasil! Ela fica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso se chama Curso Superior de Tecnologia em Luteria, e tem a duração de 6 semestres (3 anos) em turno integral. 

Onde o luthier pode trabalhar? 

Em conclusão, luthier tem muitas opções de trabalho. A principal delas é a oficina ou o próprio ateliê. No entanto, é possível encontrá-los também em outros lugares, como:

  • bastidores de orquestras;
  • escolas de música;
  • grandes lojas de instrumentos;
  • fábricas de instrumentos musicais.  

A boa notícia é que existem poucos profissionais bons na área! Portanto, não costuma faltar trabalho para quem segue a profissão. Além disso, Luthieres renomados acabam sendo muito requisitados e, muitas vezes, até constroem a sua própria linha de instrumentos. 

Por outro lado, para os profissionais que são contratados pelo mercado privado, com carteira assinada, tem o salário fixo em torno de R$1.600,00. Esses são dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), compilados pelo site Salario.com.br. 

Assim, o Luthier é um profissional de extrema importância para o mundo da música. Então, se você se identifica com esse trabalho, vale a pena investir, aprender mais e transformar seu hobby em uma profissão.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau