Que bom que você está disposto a participar dessa experiência enriquecedora que é possuir um violão. Todo instrumento musical é um passaporte para um mundo repleto de possibilidades e conhecimento. Qual é o violão ideal para você? O Mundo da Música vai ajudar você a identificar as características mais marcantes desse instrumento tão popular, para que você encontre o modelo certo para o seu som.

Cordas de aço ou nylon?

Primeiramente, essa é uma questão fundamental quando você for comprar o seu violão. São modelos de diferentes sonoridades e tocabilidades.

Nylon

Cada fabricante tem a sua nomenclatura para categorizar os seus modelos. Podemos encontrar no mercado termos como “Clássico” e “Concerto” para os violões com cordas de nylon, mas o que nos interessa é a sua sonoridade e tocabilidade.

Em relação à sonoridade, esse tipo de violão está intimamente ligado à música clássica, choro, samba, bossa nova e MPB em geral. Possui uma qualidade sonora versátil, que responde muito bem às nuances da dinâmica que o músico explora no instrumento.

A tocabilidade de um violão equipado com cordas de nylon é excelente devido à maleabilidade desse material. É o tipo de corda que menos machuca a ponta dos dedos. Essa leveza torna esse modelo muito popular entre os iniciantes. Normalmente, o espaçamento entre as cordas é maior, exigindo uma maior largura da escala. Para compensar essa característica, há diferentes modelos com diferentes tamanhos na grande maioria dos fabricantes.

Aço

Este modelo está ligado à música pop, rock, blues, country e sertanejo, para citar apenas alguns gêneros que exploram a sonoridade das cordas de aço, é claro. 

Material mais duro do que o nylon, o aço produz um som brilhante e com mais volume. Assim, esse tipo de corda pode ser um pouco desconfortável para o iniciante, até que formem calos nas pontas dos seus dedos. Por outro lado, oferece uma excelente tocabilidade devido ao menor espaçamento entre as cordas.

Agora que você decidiu se prefere cordas de nylon ou de aço, vamos falar de outras características que fazem a diferença na hora de escolher o seu violão.

Acústico ou Eletroacústico?

A diferença técnica entre o violão acústico e o eletroacústico é presença ou não de um sistema de amplificação de som. Além disso, a diferença em termos financeiros é o valor do instrumento. Normalmente, o violão eletroacústico custa um pouco mais do que a sua versão acústica.

Acústico

É o instrumento sem qualquer tipo de amplificação com o seu som natural, perfeito para estudar em casa e para momentos intimistas. Entretanto, podemos usar o violão acústico em uma banda? Certamente! Existem inúmeras formações de conjuntos musicais que usam exclusivamente instrumentos acústicos, e o violão é destaque nas rodas de samba e choro, por exemplo. Os sons mais bonitos já gravados pelos grandes mestres do instrumento saíram de um modelo acústico.

Eletroacústico

Com o aumento do tamanho do público em apresentações ao vivo, e com as diversas formações de grupos musicais (acréscimo de bateria e metais, por exemplo) surgiu a necessidade de um sistema de amplificação do som do violão. Com isso, estava aberto o caminho para o que viria a ser a guitarra elétrica.

O violão eletroacústico permite que você se apresente nos mais variados ambientes, com a vantagem de manter as características acústicas do instrumento. Basta tocar com o violão desplugado. Simples assim. Portanto, com um investimento um pouco maior em relação ao acústico, esse é o modelo perfeito para você tocar na sua igreja, na sua escola, na sua banda, tendo a certeza que será ouvido.

Se você tem está montando um home studio, basta plugar o violão na sua interface para eliminar todos os problemas com ruídos do ambiente. Em suma, você pode aproveitar tanto o som acústico quanto o som eletroacústico, seja no estúdio, em casa, ou em qualquer situação de show.

Há diferentes sistemas de captação para violões, que variam em sonoridade e preço. Normalmente, necessitam de um pré-amplificador para aumentar o seu sinal. Esses pré-amplificadores são muitas vezes instalados na lateral do instrumento, e podem vir com a possibilidade equalização de volume, grave, médio e agudos. Necessitam de baterias para funcionar. 

Quais são os modelos mais comuns?

O que conhecemos hoje como violão é um instrumento que passou por inúmeras transformações ao longo da sua história. Dos pequenos violões de cordas de tripas do século 16 até os grandes violões Dreadnought da primeira metade do século 20, muitos fabricantes inovaram no seu formato e estrutura. Vamos citar alguns modelos mais populares que você vai encontrar hoje em dia.

Clássico

Violão Clássico Tagima Memphis Series AC 39
Violão Clássico Tagima Memphis Series AC 39

Já falamos um pouco desse modelo logo acima. É extremamente popular no Brasil por estar intimamente ligado a nomes como Dorival Caymmi, João Gilberto e Baden Powell. As curvas acentuadas do seu corpo fazem parte da nossa memória coletiva, de tal forma que, se pedirmos para uma criança desenhar um violão, esse será o modelo. É um instrumento leve e de fácil tocabilidade, o preferido da maioria dos iniciantes. 

Folk ou Dreadnought

Violão Folk Takamine GD11MCE Mahogany
Violão Folk Takamine GD11MCE Mahogany

Você já ouviu falar em violão Folk, não é mesmo? Mas, na verdade, o nome oficial desse modelo é Dreadnought. O termo “folk” emplacou no Brasil porque esse violão está ligado, principalmente, à música folclórica dos Estados Unidos, popularizada por figuras como Bob Dylan. Além do mais, para falantes da língua portuguesa, convenhamos, é muito mais fácil pronunciar e ler Folk, do que Dreadnought. Possui um corpo de grandes dimensões (profundidade, comprimento e largura) e equipado tradicionalmente com cordas de aço. 

Jumbo

Violão Strinberg Jumbo SJ200 Black Mahogany Modelo Novo SJ20
Violão Strinberg Jumbo SJ200 Black Mahogany Modelo Novo SJ20

Será que um instrumento com esse nome é grande? Ele não é grande: é enorme! O violão Jumbo lembra o violão Clássico, mas a sua base é mais arredondada e seu corpo é mais largo. 

Flat

Violão Giannini Flat Eletroacústico Sf14 Nt Aço Com Afinador
Violão Giannini Flat Eletroacústico Sf14 Nt Aço Com Afinador

O termo em inglês que dá nome ao instrumento já entrega o jogo. “Flat” significa “chato”, indicando que a distância entre o tampo e o fundo desse violão é menor. Seria um violão “achatado”, embora Flat soe muito melhor. No Brasil, é mais comum encontrarmos modelos equipados com cordas de nylon, o que o torna um instrumento muito agradável de tocar. Por não ter a profundidade de um Clássico, a sua projeção sonora é menor, tornando a sua versão eletroacústica mais popular. 

Violão de 7 cordas

Violão 7 Cordas Rozini RX207 ACNI Acústico Nylon
Violão 7 Cordas Rozini RX207 ACNI Acústico Nylon

Se o seu gênero é samba ou choro, a incursão no universo do violão de 7 cordas será uma grande aventura. Com uma corda a mais do que o violão Clássico, o 7 cordas é famoso por suas melodiosas linhas de baixo. Equipado com cordas de nylon, esse instrumento possui uma corda mais grave, normalmente afinada em C (Dó). Todavia, não é o instrumento mais indicado para quem tem mãos pequenas. 

Violão de 12 cordas

Violão 12 Cordas Elétrico Rozini RX415 ATF Presença Brasil
Violão 12 Cordas Elétrico Rozini RX415 ATF Presença Brasil

É um instrumento robusto projetado para suportar a tensão de 6 pares de cordas de aço. Exige mais força das mãos para digitar os acordes, mas o resultado sonoro é impressionante. Os dois pares agudos têm a mesma espessura, enquanto cada uma das cordas graves está acompanhada de uma corda com espessura mais fina, normalmente afinada uma oitava acima. Essa combinação produz um som de grande riqueza harmônica.

E o que mais preciso saber sobre violão?

Cada parte de sua construção tem a sua importância. Desde a escolha do tipo de madeira até a qualidade das tarraxas, tudo influencia na sonoridade e também no preço do instrumento.

As madeiras desempenham um papel fundamental tanto na sonoridade quanto no preço. Madeiras nobres, como o jacarandá, são mais caras. Há muitas nuances sonoras que cada tipo de madeira irá ressaltar em cada instrumento. Uma ótima dica é saber se o tampo do violão é sólido ou laminado. 

Quando o violão tem o tampo sólido ou maciço, significa que ele é constituído de uma única lâmina de madeira, na espessura ideal para o instrumento. Como a qualidade acústica do instrumento depende da sua capacidade de ressonância, o tampo sólido, por ser uma peça inteira, tem uma excelente resposta.

Já o laminado, que é um tampo construído com a sobreposição de lâminas finas de madeira não tem uma resposta tão rica quanto o tampo sólido. Por outro lado, esse processo reduziu o custo de produção e desperdício de material, o que torna o instrumento mais barato do que o sólido. E podemos encontrar ótimos instrumentos com o tampo laminado no mercado.

Conclusão

Certamente, comprar um violão bom não significa comprar um violão caro. Uma boa compra é aquela que mais se adéqua às suas necessidades, acima de tudo. Você conseguirá o melhor resultado com o instrumento perfeito para o seu som, não com o mais caro. Esperamos que estas dicas ajudem você a encontrar um violão com o seu perfil. 

Se ainda tiver dúvidas, veja este texto sobre violões para iniciantes.

Violões mais vendidos

Lista em breve! Enquanto isso, acesse nossa categoria de violões no site.