Teclados e instrumentos de teclas em geral são abrangentes e versáteis. Por disponibilizarem de linguagem direta e recursos sonoros avançados em relação a outros instrumentos, teclados e pianos são considerados ferramentas fundamentais para iniciação musical.

O piano é o instrumento musical mais aclamado do mundo! Grande compositores, eruditos ou contemporâneos, se valeram deste instrumento para a composição de suas obras.

Você está interessado em comprar um teclado? Nós, do Mundo da Música, queremos que você encontre o seu modelo ideal. Por isso, criamos esse guia prático para facilitar a sua escolha.

Ao longo deste texto, vamos dar destaque para as características mais importantes dos modelos mais populares. Desejamos que você, a partir dessas informações, escolha o modelo e a marca que mais se enquadra ao seu estilo.

O que é necessário para começar?

É importante escolher um instrumento que possua recursos para facilitar o aprendizado e, principalmente, que possua teclas com sensibilidade ao toque. Dependendo da dinâmica ao tocar, o som soa forte ou fraco, simulando a ação de um piano.

Vamos trazer para você um resumo das principais categorias de teclados, e você poderá escolher o instrumento ideal, de acordo com seu gosto musical, ou estilo.

Teclados arranjadores

São teclados que possuem uma gama de sons e ritmos pré-programados, em que você poderá executar um tema simulando o acompanhamento de uma banda, por exemplo.

Os modelos mais completos possuem recursos de gravação e entrada para microfone, além do recurso de “vocalist”, que emula outras vozes durante o canto, de acordo com o acorde executado. Teclados desta categoria têm uma grande procura por músicos iniciantes e “hobistas”, devido à quantidade de recursos que oferecem, fazendo com que a tarefa de aprendizagem musical seja fácil e prazerosa.

Teclado arranjador
Teclado arranjador

Existem três subcategorias, conforme a necessidade de uso:

  • Produtos de entrada: teclados de entrada, para iniciantes e amadores;
  • Produtos intermediários: teclados com algumas características mais profissionais;
  • Produtos top de linha: teclados de alta performance, para uso profissional, em palco.

Teclados Sintetizadores / Workstations

O que é um “sintetizador” ?

O sintetizador é um instrumento musical projetado para produzir sons gerados por meio da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital -incluindo computadores (modulação física) ou uma combinação de diversos métodos.

Sintetizadores / Workstation

Os teclados sintetizadores estão em constante evolução desde sua criação, no final dos anos 1950, e sua utilização a partir da década de 60. Nos tempos atuais, grande parte dos “synths” do mercado possuem motores sonoros individuais, com o poder de síntese analógico, digital ( FM ) e Sample.

Síntese Analógica

No sintetizador analógico, o som vem inicialmente da energia. Depois, o chamado “oscilador” cria a forma de onda, que possui as primeiras características do timbre. A partir daí, você vai seguindo uma sequência lógica de filtros para chegar a um certo timbre. O primeiro sintetizador foi produzido por Robert Moog, em meados dos anos de 1960.

Síntese FM

A abordagem mais básica de um instrumento baseado em síntese FM é composta de dois osciladores senoidais chamados de modulador (modulator – aquele que modula) e portador (carrier – aquele que é modulado). Juntos, irão determinar quais frequências serão produzidas para formar o espectro harmônico.

FM é uma técnica de síntese que possibilita a criação de uma grande variedade de timbres, usada para simular instrumentos acústicos, pianos elétricos e sons não tradicionais, proporcionando uma efetiva economia no processo computacional. A síntese FM foi produzida pela Yamaha Corporation, nos anos de 1970, e popularizada a partir de 1982 com o lançamento de teclado DX7. Em 1995, o tempo de patente concedido à empresa expirou, e outras marcas puderam se valer desta tecnologia que, até hoje, é muito popular.

Sample

O sample é a amostragem real de uma gravação, seja ela de instrumentos musicais, sons naturais ou, até mesmo, de ruídos. O primeiro sampler a se tornar muito conhecido foi o Mellotron, instrumento de teclado fabricado na Inglaterra em meados dos anos 60.

Ele utilizava fitas de rolo de 8 segundos de duração com notas gravadas de cordas, sopros, coro de vozes, flauta e, em alguns modelos, até um rudimentar acompanhamento de ritmo em loop. Cada tecla pressionada acionava o “play” em determinada fita com a nota correspondente.

Atualmente, as amostragens são armazenadas de forma cada vez mais compacta, e o tempo de leitura dos instrumentos musicais é cada vez menor. Grande parte dos sintetizadores/workstations possuem flash memory, que permite a leitura quase instantânea de uma amostragem.

Sintetizadores/workstations são instrumentos profissionais, de alta performance, com recursos de edição de timbres e produções (gravações) musicais. Geralmente, são utilizado em bandas ao vivo e gravações em estúdio.

Como os arranjadores, existem as mesmas três subcategorias, que diferem em recursos, características e valores de cada instrumento. Normalmente, esses teclados estão disponíveis nas versões de 61, 76 e 88 teclas.

Pianos digitais

São instrumentos que possuem teclas com ação de martelo, semelhantes a um piano de verdade. Além do peso, o número real de teclas de um piano (88) está presente nesse teclado.

Piano Digital

O instrumento é indicado para pessoas que se identificam com temas pianísticos, ou alunos que queiram iniciar os estudos de piano, mas não podem adquirir um piano acústico.

Assim como nos modelos anteriores, existem algumas subcategorias, que correspondem aos valores e recursos disponíveis no mercado.

Principais marcas do mercado

Existem ótimas opções, diversas marcas e modelos de teclados disponíveis no mercado. Citaremos algumas:

  • YAMAHA é a marca com maior diversidade de modelos, e que detém a linha tecnológica mais avançada.
  • ROLAND é a marca que sempre traz inovações, e uma timbragem interessante, em todos os modelos.
  • KORG é uma das marcas mais confiáveis do mercado, aclamada por músicos de todas as partes do mundo.
  • CASIO vem se destacando na qualidade empregada em seus pianos digitais da linha Privia, bem como seus teclados arranjadores. Caracteriza-se, atualmente, por ter um ótimo custo-benefício.
  • KURZWEIL sempre foi tradicional em matéria de sintetizadores, principalmente durante os anos 90. Atualmente, produz teclados arranjadores e pianos digitais.
  • CLAVIA ( NORD) produz instrumentos de maneira artesanal, com foco na qualidade dos samples (produzidos em seus próprios estúdios), e na qualidade do material empregada, como ferro e madeira, por exemplo. Sua linha de Stage Pianos é premiada e aclamada por músicos de diversas partes do mundo. É a única marca do mercado atual que não tem sua produção na Ásia.

Conclusão

Se você é apaixonado por música ou deseja se aventurar neste universo maravilhoso, o teclado é o instrumento mais versátil para iniciação! Independentemente do estilo musical (sertanejo, pop, funk, pagode, rock), o teclado se encaixa perfeitamente.

por Diogo Barcelos. Músico e Professor. OMB 32400