Se sua tarefa do momento é encontrar um monitores de referência para seu estúdio profissional de gravação (ou home studio) que se enquadre exatamente na sua necessidade, sem gastar mais do que pode e sem se decepcionar com a qualidade do equipamento comprado o Mundo da Música pode ajudar.

Como todo e qualquer produto de áudio, sempre existirá uma relação entre seu custo e o resultado que o investimento feito trará aos seus trabalhos: o benefício.

O mais importante para momento é se livrar de marcas e modelos pré-concebidos e nos atentar à realidade de nosso trabalho, ao ambiente em que estamos e, não menos importante, qual valor poderemos investir no equipamento. Cabe sempre lembrar que som não existe média, a qualidade do seu som será sempre delimitada pelo seu pior equipamento, logo, não adianta gastar todo seu dinheiro em um monitor e acabar comprando um microfone ruim por conta disso e, obviamente, vice-versa.

Como existem muitas opções em nosso mercado, vamos começar a entender o processo de monitoração para, pelo menos, fazer a exclusão do que não nos serve. Isso já vai ajudar bastante.

Qual é a função dos monitores de referência?

A função do monitor de referência é nos entregar o resultado do nosso trabalho da forma mais coerente, mais fiel em timbres, plano em resposta de frequência (flat), com toda a extensão de nossa audição que vai de 20Hz a 20000Hz. Tarefa complicada, não?

Nossa audição já não é plana naturalmente, cada pessoa pode ouvir o mundo de forma diferente de outra, pois nem nossos próprios ouvidos são idênticos entre si. Some isso à nossa audição, que varia sua resposta de frequência quando ouvimos sons em intensidades diferentes. 

Ok! Aos poucos vão se tornar mais claro os motivos para tanta variação de preço por produtos esteticamente e, às vezes, até em parâmetros muito semelhantes.

Se existisse uma forma de passar o som de sua DAW (Digital Audio Workstation) diretamente para seu cérebro, seria perfeito. Mas como isso ainda não é possível, precisamos transportar este sinal acusticamente até seus ouvidos. Então, é aí que começam os problemas. Além de seu ouvido e seu monitor, entra um fator muito importante: a sua sala.

Qual é o tamanho da minha sala técnica ou home studio?

Uma sala técnica pequena, ou mesmo um home studio (que é nossa sala técnica e de gravação ao mesmo tempo) podem ter problemas acústicos com monitores de referência de grandes dimensões, tornando-a retumbante. Salas com dimensões semelhantes entre paredes laterais, paredes de frente/fundo e teto/piso, possui modos ressonantes sintonizados em frequências muito parecidas, o que piora bastante as reflexões – principalmente nos graves.

O que você pretende ouvir dos seus monitores também influenciará na escolha dos seus monitores como:

  • Ouvir meus trabalhos dentro de meu quarto (home studio).
  • O estilo musical do meu trabalho pede mais graves do que a média.
  • Ouvir meus trabalhos em uma sala de maiores dimensões, com mais pessoas que participam do processo de produção.
  • Escutar meus trabalhos e apresentá-los a pessoas que pretendem gravar em meu estúdio.
  • Ouvir meus trabalhos em uma grande sala e apresentar o meu estúdio para muitas pessoas.

Embora seja muito difícil delimitar o uso e “aplicar um selo” em cada monitor do tipo: “este serve para…”, tentamos dividir em três possibilidades, de acordo com os ouvintes.

Monitores Near Field

Near Field
Near Field

Caso você tenha um home studio ou uma sala técnica pequena em seu estúdio, certamente esse será a melhor opção. Como uma sala pequena ficará retumbante, o uso de monitores com alto-falantes de graves de 4 a 7 polegadas será suficiente para um som linear dentro de sua pequena sala.

Monitores Mid Field

Mid Field
Mid Field

Se você tem uma sala técnica ou um home studio grande (ou, até mesmo, a necessidade de trabalhos com graves mais profundos e presentes), o uso de monitores com alto-falantes de graves de 7 a 10 polegadas pode ser o mais indicado para seu trabalho. Certamente, ele proporcionará som alto e com qualidade para todos poderem apreciar o trabalho sem chegar perto dos limites do monitor.

Monitores Far Field

Far Field
Far Field

Esses são realmente grandes, para salas grandes. Muitas vezes, são embutidos em paredes para que possam ficar em posição acusticamente adequada. Normalmente, não são utilizados para fazer mixagem em si, mas como uma segunda linha de monitoração para apresentar o trabalho aos possíveis contratantes do estúdio, ou apresentação final do resultado do trabalho para produtores e bandas. Esses monitores possuem alto-falantes de graves acima de 10 polegadas (às vezes, até mais que um) ou múltiplos falantes de diferentes tamanhos, cada um para uma região de frequência.

Subwoofer de Estúdio

Muitas vezes, precisamos muito de baixas frequências em alta pressão sonora, ou nos arrependemos de ter comprado um monitor com “falante pequeno”, e ele não nos entrega os graves desejados. Uma possível solução para esse problema é comprar um subwoofer para adicionar graves ao seu sistema. Eles costumam ter as entradas em L e R para receber o sinal de áudio de ambos os lados da mix, e uma saída L e R para mandar o restante das frequências mais altas para os monitores. Dessa forma, livra os pequeninos monitores da tarefa de tocar frequências graves.

Qual é a influência da acústica no resultado sonoro dos monitores?

Total. Um ambiente que não foi concebido para ser uma sala técnica pode trazer nele problemas estruturais de difícil solução. Por esse motivo, precisamos ser criteriosos na compra dos monitores e nos limites de qualidade da sala. Um bom monitoramento traz como premissa a posição adequada dos monitores. Ou seja, sempre na altura nos ouvidos e sempre formando um triângulo equilátero entre o ouvinte e o par de caixas.

A simetria da sala também ajuda bastante. Em tese, para uma melhor audição, com o técnico sentado em sua posição, tudo o que ele vê à direita em sua sala deveria ver a esquerda também. Entretanto, na impossibilidade de fazermos isso, devemos entender essa diferença para compensar na mix caso necessário.

Escolho monitores ativos ou passivos?

Hoje, monitores passivos são muito raros, mas, na eventualidade de ser tomado pelo saudosismo, entenda que esses monitores precisam de amplificadores construídos para tal função. Esse amplificador especial tem potência adequada e larga resposta de frequência que, mesmo fora dos alcances da audição, serve para garantir um resultado mais adequado aos monitores passivos que serão ligados nele.

De forma mais simples, temos os monitores ativos, que já são amplificados internamente sob responsabilidade da engenharia da marca. Com isso, teríamos a certeza do melhor acerto entre amplificador e caixa acústica.

Monitores para home studios

Especificamente falando de home studios, existem muitas marcas no mercado que usam desse título, monitor de referência, para boas caixas Bookshelf, caixas para ouvir música com qualidade. Como parte da tarefa da montagem de home studio é gastar pouco, às vezes somos levados a comprar caixas que não necessariamente são monitores de referência.

Monitores para home studio
Monitores para home studio

De fato, não existe uma necessidade latente de uma caixa cara para um home studio, mas temos que ter consciência do que compramos, não é verdade? E, acima de tudo, se ouviremos o que precisamos para garantir a máxima qualidade ao nosso trabalho, sempre lembrando que parte do processo de monitoração está na acuidade de nossos ouvidos.

Conclusão

A escolha racional de seu monitor poderá facilitar muito sua vida tendo em vista que sua mixagem e sua masterização será muito mais assertiva. Com isso, você terá menos retrabalho de fazer uma nova mixagem, pois notou antes que algo estava errado.

Mesmo que você não adquira o melhor monitor de referência do mundo isso não será um problema se você aprender a usar o seu da melhor forma possível. Digo isso porque você terá que se acostumar com as características de seu monitor em seu ambiente para tirar o melhor resultado do seu trabalho.

Escute muitas músicas que são referência de mixagem no seu estilo em seus monitores. Isso, certamente, trará um padrão a ser seguido em sua mix. Isso fará do SEU monitor a SUA referência. Mas, obviamente, quanto mais plano e rico for o som de seu monitor, mais fácil será sua vida.

Sabemos que existem diferenças nas escolhas de um monitor para um home studio e um estúdio de gravação profissional, por isso, dividiremos em duas tabelas para facilitar a sua procura por seu monitor de referência ideal.

IMPORTANTE: As tabelas estão divididas por investimento e função mais indicada (near fiel para o home studio), mas nada impede de um estúdio profissional de gravação usar um monitor indicado também para um home studio. O contrário, se você está com uma graninha sobrando no bolso, também vale.

Clicando nelas, você acessa os produtos e verá preços e condições nas melhores lojas.

Monitores de referência mais vendidos (indicados para Home Studios)

(Tabela em breve)

Monitores de referência mais vendidos (indicados para Estúdios de Gravação)

(Tabela em breve)