Comprar um Ukulele é algo extremamente pessoal, e a gente sabe que essa tarefa pode ser bem difícil. Por isso o Mundo da Música elaborou este guia cheio de dicas para você que quer adquirir seu Uke, mas ainda tem dúvidas sobre modelos.

Acompanhe para fazer a melhor escolha!

O que é um Ukulele?

Com um nome exótico, sonoridade particular e um design diferente, o ukulele é um instrumento que vem ganhando destaque no mundo da música nos últimos anos. De origem havaiana, a história dele começou no final de 1800, sendo, primeiramente, classificado como uma mistura entre o violão e o banjo. Porém, foi na década de 1950 que o instrumento alcançou destaque, com a fabricação em grande quantidade.

Com uma sonoridade suave, o instrumento é composto por quatro cordas, sendo que sua afinação é reentrante, pois a última corda tende a ser mais aguda que as outras, o que dá um som único ao instrumento.

Acústico ou Eletroacústico?

O ukulele pode ser adquirido na versão acústica e eletroacústica. A primeira delas é ótima para tocar em locais pequenos, onde não é necessário muito volume. Já os ukuleles eletroacústicos são indicados para uso em estúdios ou para apresentações em locais abertos, onde há a necessidade de um volume mais alto.

Acústico x Eletroacústico

Trata-se de um ótimo instrumento de iniciação na música, pois é prático, devido ao tamanho reduzido. Outro fator é seu preço, muitas vezes mais em conta do que os violões e guitarras. 

Existe mais de um tipo de Ukulele?

É provável que o ukulele pareça simples numa primeira análise. Entretanto, o instrumento possui quatro tipos de tamanhos diferentes entre si, fator que influencia na quantidade de trastes do braço e na sonoridade. Diferentemente das guitarras, ukuleles possuem apenas 4 cordas com afinação em C6.

Vamos conhecer cada um dos modelos?

Ukulele soprano

Com escala de 33 centímetros, o ukulele soprano é o formato mais tradicional e o menor entre eles. Também chamado de standard, esta versão possui 12 trastes em seus braços. Sua afinação original é em D6 (A4, D4, F#4, B4), todavia, a afinação mais popular é em C6 (G4, C4, E4, A4), um tom mais baixo.

Ukulele concerto

Criado em 1920, o ukulele concerto possui o braço mais longo. Com 38 centímetros, é uma opção diferente da versão soprano. Por ter o braço mais longo, o timbre desta versão é mais alto e grave, fator que o diferencia dos outros modelos.

Ukulele tenor

O ukulele tenor possui 16 trastes. Essa versão tem 43 centímetros e é indicado para quem quer mais potência sonora. Sem dúvida, é o modelo ideal para quem busca criar arranjos dedilhados.

Ukulele barítono

É o maior modelo fabricado atualmente. Ele tem 48 centímetros de tamanho e possui 19 trastes. Sua afinação e timbre são diferentes dos outros modelos, o que faz com que muitas pessoas considerem o instrumento como uma guitarra em menor escala.

Conclusão

Você precisa prestar muita atenção antes de comprar qualquer instrumento, em suma. Falar com alguém que já toca o instrumento é uma boa pedida, mas caso você não conheça alguém, esperamos que essas dicas sejam úteis.

Descubra é qual o melhor modelo para a sua musicalidade. Certamente, não adianta nada gastar um alto valor em uma peça que não vai atender à sua necessidade.

Caso consiga responder com um mínimo de exatidão às perguntas acima, você já pode acessar o nosso site na página de Ukuleles e usar os filtros à esquerda da tela para que o Mundo da Música apresente todas as possibilidades. 

Ukuleles mais vendidos

Lista em breve.