A distância do microfone na captação de vozes e instrumentos

A distância do microfone no momento da captação é uma das dúvidas mais recorrentes entre todos os profissionais e entusiastas que precisam lidar com a sonorização.

E justamente para sanar esta dúvida é que decidimos criar este artigo. Nas linhas abaixo você vai descobrir a posição ideal para posicionar o microfone em cada situação.

Mas, antes de começarmos, é fundamental que você faça como 1.223 técnicos e operadores e receba dicas exclusivas diretamente no seu e-mail.

Qual a distância ideal para posicionar o microfone?

Eu acredito que poucas tarefas no áudio dependem de tantas variáveis quanto a microfonação. Porém, para termos uma ideia inicial do tema, podemos fazer o seguinte exercício: de que forma você gostaria de ouvir o instrumento ou a voz que deseja captar?

Dessa forma, podemos perceber que o microfone usado nada mais é do que um captador de sons. Portanto, posso pensar que a posição que ele deve ficar é a posição que ele “ouve” o que é importante para mim.

Quando estamos em um ambiente silencioso e/ou acusticamente controlado, podemos distanciar o microfone da fonte sonora o suficiente para captar todas as nuances de seu timbre, bem como a interação que a sala acusticamente faz com ele.

Com isso, teremos que ter cuidado, afinal de contas, qualquer som vindo de outro instrumento ou ruído na sala serão captados e reproduzidos em nosso sistema.

Logo, como dificilmente captamos uma única fonte sonora e também usamos um sistema de caixas acústicas que apontam para este microfone, somos forçados a aproximar o microfone do instrumento para garantir controle na mixagem e evitar as temidas microfonias.

Ambientes silenciosos e controlados nos possibilitam o uso de microfones condensadores com certa facilidade e qualidade, já que eles são famosos por captar “tudo” que está em sua volta. 

Agora, caso seu ambiente em questão for extremamente reverberante ou ruidoso devido aos instrumentos da banda, o ideal é utilizar microfones dinâmicos para facilitar o trabalho no dia a dia.

Guia do técnico de áudio de igreja

O efeito proximidade

Existe uma tendência, principalmente nos microfones dinâmicos, que quando aproximamos a fonte (por exemplo, uma voz), aumenta a captação de graves por este microfone.

Com isso, se o orador ou cantor não tiver consciência deste fato, e ficar alterando o tempo todo a distância do microfone, a resposta de frequência tende a variar bastante nas baixas.

Microfones condensadores de mão tendem a ter menor variação pelo efeito proximidade, mas devemos lembrar-nos do que foi dito logo acima… eles captam tudo de todas as direções, ou seja, cuidado com os ruídos!

A imagem se divide em dois quadros:

O primeiro mostra um homem cantando com um microfone bem próximo a sua boca e, ao mesmo tempo, outro microfone mais distante. Ambos estão captando a voz, mas em amplitudes diferentes.

A segunda imagem possui um gráfico que exibe a diferença dos sons captados pelos microfones. Cada equipamento é representado por uma linha. No começo do gráfico, as linhas estão distantes, com decibéis e frequência hertz diferentes. Mas conforme o som vai sendo captado, em algum momento, elas se normalizam e se tornam iguais.

Distância ideal do microfone para captar vozes

Quando se trata de som ao vivo, normalmente competindo com diversos instrumentos e caixas de retorno, é mais fácil ocorrer casos de microfonia. Podemos dizer, então, que quanto mais próximo o microfone estiver da boca melhor.

Ok, a distância do microfone e a boca não precisa ser mínima, ao ponto de prejudicar até a dicção. Mas você verá que se estiver próximo vai ser mais difícil apresentar qualquer tipo de problema operacional.

Lógico, quem for usar o microfone deveria ser instruído sobre esses assuntos, mas também deverá ficar em uma posição confortável para quem fala. Deixar as pessoas com medo de usar um microfone não é algo desejável para nosso trabalho.

Distância ideal do microfone para captar instrumentos

Praticamente tudo que vale para vozes, vale também para os instrumentos. Porém, devemos entender que, diferente da voz (emitida somente pela boca), os sons dos instrumentos podem chegar de diversas posições. O violão é um exemplo.

Nesse caso, a distancia do microfone deve ser suficiente para que a sonoridade do instrumento chegue completa ao equipamento.

Nem mesmo uma caixa de guitarra que, em tese, é a única fonte sonora do instrumento, pode ficar com o falante “encostado no microfone”. O resultado seria um timbre característico daquela posição, pois o falante da caixa tende a ser muito maior do que o microfone. 

Conclusão

Devemos sempre levar em conta a situação que nos encontramos no momento e posicionar o microfone de acordo com a fonte sonora e o nosso objetivo.

Assim, deixamos os outros sons a serem captados fora do microfone em questão, pois deveremos usar outros microfones para as fontes que restam.

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Nerau