Como melhorar a organização dos equipamentos de áudio na igreja

Um dos problemas mais recorrentes quando o assunto é áudio na igreja é sobre a organização dos equipamentos de áudio.

Posição das caixas de som, da mesa de som, dos periféricos e bagunça com cabos são as principais dificuldades dos responsáveis pelo áudio na igreja quando o assunto é organização dos equipamentos de áudio na igreja. Para isso, resolvemos dar algumas dicas sobre organização desses equipamentos na igreja ou em qualquer evento.

Nas minhas caminhadas pelas igrejas fazendo trabalhos de consultoria ou como operador de áudio para bandas cristãs da região, eu percebo que, de forma recorrente, a bagunça nos equipamentos é assunto para dúvidas e solicitação de dicas.

Vou citar algumas ferramentas e dicas importantes para a organização dos equipamentos de áudio!

1. Mesa de som e periféricos

No ambiente da mesa de som e dos periféricos (amplificadores, equalizadores, processadores, etc.), a estrutura é fixa. Ou seja, raramente há algum tipo de movimentação radical dos equipamentos e cabeamentos. Nesse caso, as dicas são:

  • Tenha todas as conexões devidamente feitas e revisadas para que não seja necessário mexer frequentemente no cabeamento;
  • Com o cabeamento devidamente revisado, utilize organizadores de cabo como este:
Fonte: Hellermann Tyton
  • Utilize um organizador para cada grupo de cabos. Por exemplo: agrupar todos os cabos de força (energia), agrupar todos os cabos em nível de potência (saída dos amplificadores), agrupar todos os cabos em nível de sinal (cabos de áudio de microfones, instrumentos e entre equipamentos). Desta forma, elimina-se aqueles vários cabos jogados e embolados, sendo cabo de energia junto com cabo de sinal e cabos de potência. Isso pode gerar problemas com interferências eletromagnéticas, inclusive.
  • Considere também a utilização de eletrodutos para essas organizações. Dependendo de como é a estrutura que comporta os seus equipamentos, ele é muito eficaz. Existem eletrodutos rígidos (parecem cano hidráulico) e existem eletrodutos flexíveis (semelhantes a conduítes de elétrica). Vejam um exemplo: 
eletrodutos
Fonte: Revista AdNormas
  • Outra dica super importante é: utilize os cabos corretos para as aplicações corretas, com os tamanhos corretos. Se, de fato, essa estrutura for fixa, não há motivo para que haja muita sobra de cabos nas conexões entre mesa de som e periféricos, elimine essa sobra excessiva de cabos para abrir espaço útil no seu ambiente.
  • Um equipamento super importante no quesito organização é o multicabo (também conhecido como medusa), que é um cabo que possui diversos cabos internamente, facilitando o trânsito de cabos. Vejam um exemplo: 
multicabo
Fonte: vendasrapidas.com

2. Altar / Plataforma

A organização do altar é, sem dúvidas uma das maiores preocupações da igreja, para isso, separei algumas dicas importantes para ajudá-los.

  • Considere a união de todos os cabos em um local e, para isso, pense no formato de troncos, utilizando multicabos individuais com menos conexões para cada músico, todos eles conectados a um único multicabo principal, como, por exemplo: 

Este modelo de organização é muito utilizado em shows de grande porte e em igrejas de médio/grande porte, pois a organização do palco/púlpito/altar fica muito melhor. Cada músico recebe apenas 1 cabo (multicabo) que ali ele pode conectar todos os seus instrumentos, fones e dispositivos que necessite conectar ao sistema de som.

  • Outro grande problema é quanto à energia. Em diversos locais médios e pequenos acontece de ter extensões atravessadas no altar, pois não há pontos de energia próximos àquele músico. Uma solução para isto é, semelhantemente ao exemplo acima, uma estrutura de troncos também para a energia. Cada músico recebe, além de um multicabo de áudio, uma régua de energia com quantidade de tomadas suficientes para ele conectar todos os seus equipamentos que necessitem de energia. Com isso, se, para um tecladista, por exemplo, precisava-se passar 2 cabos para o teclado + 1 cabo para o fone + 1 cabo para um notebook + 1 extensão, com esta estrutura, passaria-se apenas 1 multicabo de x entradas (sendo x a quantidade de entradas que ele precise com alguma sobra) + 1 extensão com x entradas (sendo x a quantidade de tomadas que ele precise com alguma sobra).
  • Outro ponto crucial para a organização do altar / plataforma é a redução na utilização de caixas de monitoração (retorno). Não só pela organização do altar, como também pela diminuição do volume no altar, é que grande parte das igrejas está substituindo o uso de caixas de som pelo uso de fones de ouvido pelos músicos e cantores. Com isso, abre-se mais espaço livre no chão, diminui a quantidade de “informação” no altar e melhora a qualidade da monitoração dos músicos/cantores.
  • Como técnicos de som, nem só na beleza do ambiente precisamos pensar, mas também na operação de áudio, na funcionalidade e na qualidade que o sistema de som oferece. Portanto, uma dica crucial para o posicionamento dos monitores de palco (retornos) é: posicione-os de forma frontal ao músico/cantor. Pode parecer pouco importante, mas relacionamos isso ao padrão polar da maioria dos microfones utilizados por cantores (padrão cardióide – veja aqui um material que tira dúvidas sobre este e outros assuntos).

Para mais assuntos sobre técnicas, equipamentos, dicas e sobre música, volte sempre ao nosso blog. Aqui você encontra um vasto material de qualidade para você, sua banda ou sua igreja!


Antes de finalizar, gostaria de deixar aqui uma passagem bíblica para meditação! “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” – Efésios 4:32


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau