Como ligar monitor de referência no PC: dicas e opções

Ainda que notebooks sejam cada vez mais populares, os PCs ainda ainda marcam presença em casas e home studios. Especialistas dizem que o modelo tem maior flexibilidade na troca e melhoria de peças e componentes em relação ao note. Outra vantagem é que o fato de usar fonte externa confere ao desktop maior vida útil.  

Se você pretende ligar monitor de referência no PC, esteja certo de que seu set de trabalho precisa de um espaço fixo. Outro ponto importante: nos desktops, a maioria das entradas estão na parte traseira do CPU. Você pode conectá-lo ao monitor de 4 maneiras:

  • PC direto no monitor;
  • PC – mesa de som – monitor;
  • PC – interface – monitor;
  • PC – interface – mesa de som – monitor. 

A maneira escolhida e as conexões dos equipamentos – mesa, interface, monitor – irão determinar o tipo que você precisa. As possibilidades são:

  • XLR balanceado: a melhor opção por entregar um sinal de qualidade. 
  • TRS (P10) – balanceado 
  • TRS (P10) – desbalanceado
  • TRS (P2) 
  • RCA. Monitores que utilizam essa conexão apresentam uma queda de 10 dbv na presença do sinal. 

É muito comum ter entradas diferentes entre o monitor, o PC, placas de som, mesa e todos os envolvidos. Considere contar com adaptadores de plugs. Também estão disponíveis no mercado cabos  mistos – conector TRS em uma ponta e XLR na outra, ou RCA. Você pode também mandar fazer esse cabo, configurando-o para que ele se adapte à distância entre os equipamentos e aos outros fatores da sua sala. 

PC – monitor

Presumimos que, como você possui um monitor de referência, suas ambições devem ir além de apenas ouvir músicas, certo? Só esse fato já aponta para a importância de uma placa de melhor qualidade. Elas são feitas para suportar DAWs e suas produções de áudio, objetivo que está longe das placas comuns que vêm da fábrica, já nos computadores. Essas são ideais para execução de áudio e pequenas transmissões online, entre outros recursos simples. 

Existem placas semiprofissionais onboard, que são instaladas dentro do CPU. A maioria delas possui saída P2, mas, normalmente apenas uma. Você vai precisar de um cabo com uma ponta TRS (P2) “estéreo” e a outra ponta dupla do tipo compatível com seu monitor – XLR, P10 ou RCA, mas desta forma sempre o sinal será desbalanceado. 

PC – mesa de som – monitor

Nesse caso, você pega aquele mesmo cabo com uma ponta TRS (P2) “estéreo” citado no tópico anterior e liga a outra ponta, dupla, na mesa. Os conectores podem ser: 

  • XLR  ou TRS (P10): sendo plugados em dois canais da mesa, como se fossem dois instrumentos. Ou na entrada auxiliar. 
  • RCA: na entrada de CD/Tape. 

Depois, da mesa, você pluga dois cabos na saída principal – geralmente TRS (P10) – e os conecta aos seus monitores. 

PC – interface – monitor

Ligar uma interface externa de áudio no PC é mais fácil, uma vez que a maioria delas vem com os cabos próprios, geralmente USB ou Firewire. A interface dispensa o uso da sua placa de som nativa e até da mesa – dependendo de quantos canais você precisar. 

O dispositivo também tem as saídas próprias para os monitores (na maioria das vezes TRS “P10”). Nesse caso, para ligar ao monitor, você vai precisar de dois cabos mono, um para cada caixa. 

PC – interface – mesa de som – monitor

Essa configuração está em desuso, uma vez que o pré-amp, o benefício da mesa, atualmente é comum nas interfaces externas. Já os equalizadores e efeitos então, são cada vez mais numerosos nas DAWs.

Partindo da ideia de utilizar o melhor que ambos os equipamentos tem a oferecer, a ligação se faz da seguinte maneira:  

  • A mesa recebe os instrumentos, daí, sua saída (main out) é enviada para a interface, em dois cabos mono  TS (P10). 
  • A interface é que precisa converter o áudio analógico em digital e trabalhar com a DAW. Por isso, ela é conectada ao PC via USB ou firewire e ao monitor, através de suas saídas, que podem ser TRS ou TS (P10), XLR ou RCA. 

Algumas situações em que a soma mesa + interface ainda faz sentido:

1) Usar os canais da mesa

Você quer gravar quatro canais: voz, violão, guitarra e teclado, por exemplo. Sua mixer tem esses 4 canais, mas a interface só tem 2. 

  • Monte o set na mesa, com cada instrumento em seu canal. 
  • Gire o pan de 2 desses canais (voz, violão) para a esquerda e os outros 2 (guitarra, teclado) para a direita. 
  • Conecte dois cabos (geralmente P10) na saída principal da mesa – Main Out. 
  • Ligue cada cabo em uma entrada da interface – que como explicado acima, é conectada ao PC e ao monitor. 

P.S.: A interface vai somar os 4 canais em 2. De um lado, a voz e violão misturados, do outro, guitarra e teclado juntos (daí o giro dos pans). Por isso, você vai precisar mixar os instrumentos já na mesa, antes de gravar – frequências, volumes, efeitos, etc. 

2) Usar um pré-amp da mesa

Para interfaces que possuem uma entrada em linha, sem pré-amp. É possível ligar um instrumento a um canal da mesa de som que tenha pré-amp e enviar, via saída direct out do próprio canal da mesa (P10) o sinal para a entrada em linha da interface. 

Volume

Na mais simples das opções, você já terá dois controles de volume disponíveis. Como os botões de volume do monitor de referência  normalmente ficam na parte de trás das caixas, o indicado é deixá-lo em um volume estável, por volta de + 4 dBU. 

No caso de trabalhar com interface, o mais usual é que o volume do computador também fique fixado. Assim, o controle do volume deve ser realizado diretamente na interface, que receberá a maior variação de sinal. O mesmo vale para o caso do sinal sonoro chegar à interface via mesa de som.

Ficou claro? Ligar monitor de referência no PC não é nada complicado, mas é uma das mais importantes da produção do seu home studio. Agora, mãos à obra!


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau