Diferenças entre técnico de áudio, sonoplasta e operador de som

Existe uma infinidade de jeitos para nomear os profissionais que trabalham no ramo musical: técnico de áudio, sonoplasta, operador de som ou até mesmo “menino do som”. 

No entanto, por mais que todos esses termos pareçam significar a mesma coisa, é importante lembrar que cada um deles se refere a uma função específica! Sim, existem diferenças! 

Para não correr risco de passar vergonha, e para valorizar cada um dos profissionais que trabalham lado a lado para garantir a qualidade de som que consumimos, separamos a definição das profissões citadas. 

Confira abaixo as explicações detalhadas das funções de cada uma delas, faixas salariais e qual é o melhor caminho para quem deseja se profissionalizar no mundo da música!

TÉCNICO DE ÁUDIO 

O técnico de áudio é um profissional capaz de criar projetos de sistemas de sonorização e gravação. Dessa forma, ele pode preparar, instalar e desinstalar equipamentos de áudio, seus acessórios e também auxilia o operador de som quando for necessário. 

Esse profissional também consegue projetar sistema de sonorização ao vivo. Além disso, consegue identificar certas falhas nos sistemas de áudio e tem a solução correta para agir e resolver o problema. 

Mercado de trabalho

Para quem tem curiosidade e afinidade com a área e deseja se aprofundar, existem alguns cursos que podem ser feitos para se profissionalizar.  

Em alguns cursos, o aluno recebe treinamento quanto à postura correta que um profissional do ramo deve manter ao se relacionar com pessoas do seu nicho, sendo elas músicos, diretores, artistas e etc. 

Para os que optarem por fazer uma graduação antes de se tornar técnico em áudio, uma boa escolha são os cursos que envolvem o mundo audiovisual, como Rádio e TV, Cinema ou Produção Audiovisual. Não existe curso superior de Engenharia de Áudio no Brasil.

O mercado de trabalho para um técnico de áudio é grande. Ele pode trabalhar em qualquer atividade que necessite de um profissional do áudio, como, por exemplo: ao lado de bandas, em casas de show, igrejas, rádio, TV, universidades, teatro ou trios elétricos. 

Guia do técnico de áudio de igreja

SONOPLASTA

A sonoplastia é o nome dado à comunicação pelo som. Sendo assim, o sonoplasta se torna o responsável pela sonorização. 

A sonorização nada mais é que a realização de efeitos especiais e fundos sonoros – ou aqueles efeitos especiais que ouvimos tanto no rádio, quanto na televisão, em filmes, séries e programas.

O profissional trabalha como um “artista plástico” do som. Ele irá usar os seus conhecimentos para trabalhar com a trilha sonora de um produto. Quando falamos trilha sonora, o trabalho do sonoplasta vai além de apenas acrescentar uma música romântica em uma cena de amor, por exemplo. 

Uma de suas principais funções é o processo de adicionar às cenas a música exata para causar a sensação certa a ser passada. Com muito cuidado, a trilha sonora deve se tornar o par perfeito com a situação que está sendo mostrada. 

Além de tudo isso que já comentamos, o sonoplasta costumava ter um trabalho a mais! Para simular as mais diversas situações, antigamente os sonoplastas tinham que criar sons do zero até que se assemelhassem às suas necessidades. 

Diversos materiais eram utilizados, como folhas de papel, pentes, areia e qualquer coisa que os ajudasse no momento. Hoje em dia, já é possível encontrar bancos on-line com milhares de efeitos de som diferentes.

Mercado de trabalho

Seu campo de trabalho será, principalmente, em emissoras de rádio, de TV aberta ou fechada, produtoras ou em qualquer lugar que exija a presença de uma pessoa especializada em lidar com sonorização. Geralmente, o sonoplasta será o apoio para a produção ou direção de programas. 

Um caminho para quem sonha em ser sonoplasta é a graduação de Rádio e TV. A formação tem em sua grade alguns dos fundamentos necessários para realizar as funções da profissão. 

OPERADOR DE SOM 

Já o operador de som trabalha especificamente com a manipulação e operação de equipamentos de som. Ele, junto com o assistente de som, efetua o controle de todo o som durante os ensaios e espetáculos. Ele é o responsável por captar e registrar o som.

Além de entender bem sobre o funcionamento técnico de todos os aparelhos, como as mesas de som e de mixagem, é um diferencial importante ter uma sensibilidade teatral e uma atenção maior com a música.

É de extrema importância ter esse tipo de conhecimento, uma vez que o operador de som precisa dominar todas as fontes de som. Além disso, é necessário saber em qual momento em que precisará mixar/misturar dezenas de canais e fazer com que cada um dos instrumentos se torne audível dentro do mix, e que todos eles cheguem ao áudio gerado para o público. 

Frequentemente, técnicos de áudio também atuam como operadores.

Mercado de trabalho 

Outro local de trabalho em que se faz necessária a presença do operador de som é durante as gravações. Isso pode ser dentro de emissoras de rádio e de televisão. Seguindo as indicações do diretor de som e apoiado pelo assistente de som, ele faz a captação.

Para se tornar um operador de som, a formação mais comum é a da faculdade de Rádio e TV. 

Pré-requisitos 

Se você deseja se tornar um técnico de áudio, sonoplasta ou um operador de som, temos uma notícia boa para você: não existe pré-requisito para iniciar a sua carreira! 

Você precisará apenas da sua curiosidade e vontade de aprender mais, fazer cursos e formação na área, e pronto! Você estará pronto para trabalhar no mundo da música.

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau