Mulheres no áudio: entenda o mercado e conheça as oportunidades

O produtor musical. O vocalista da banda. O técnico de áudio. Em um mundo com tantas mulheres no mercado de trabalho que se dedicam à música, geralmente utilizamos o artigo masculino. Sem ao menos perceber, fazemos isso automaticamente ao se tratar dos diversos profissionais do áudio profissional.

Segundo dados do IBGE, de 2019, o Brasil é composto por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Sendo assim, as mulheres ainda são maioria. No entanto, o cenário não é o mesmo no mercado de trabalho de áudio. 

Isso porque devido a fatores históricos e culturais, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho do Brasil sempre foi um problema. Ainda segundo o IBGE, em 2016 constavam 44% das mulheres do país trabalhando em empregos formais. Essa situação, portanto, reflete também na indústria da música.

Afinal de contas, por que o número de mulheres no áudio ou trabalhando com música ainda continua inferior? O que impede o crescimento desse número? 

Por que ainda temos poucas mulheres no áudio?

A profissão de músico é uma área competitiva. Quantos não sonham em viver somente de música? Quantos não sonham em alcançar um grande número de pessoas com a sua arte? Essa é a realidade de muitas mulheres que lutam pelo seu espaço no cenário musical. 

Não é de hoje que determinadas profissões são vinculadas apenas a um dos gêneros devido às nossas construções sociais. Assim, ao tentar escapar dessas definições impostas culturalmente, muitas mulheres ainda sofrem preconceitos dos mais variados tipos. Em relação ao total de valores distribuídos para todas as músicas nacionais cadastradas, apenas 8% são destinados a mulheres.

Além disso, segundo o Ecad, em 2015, 15,2% dos cadastros feitos no banco de dados do Ecad foram de mulheres. Já em 2019, os cadastros femininos responderam por 17,6% do total. Apesar da porcentagem ainda ser baixa, a presença feminina vem aumentando cada vez mais, gradativamente. Por outro lado, ela segue inferior, em comparação ao número de homens nesse mercado.

Portanto, fazendo análises a partir desses dados, e observando o cenário como um todo, fica claro que a capacitação e a colocação de mulheres nesse mercado é essencial para reverter essa situação. 

Oportunidades para as mulheres no áudio

Com o número de mulheres na área crescendo a cada dia mais, é normal que mais portas venham se abrindo com o tempo. Então, separamos aqui algumas oportunidades imperdíveis para quem está lutando pelo seu tão desejado espaço em um mercado tão competitivo. Confira!  

EQL Directory

Com a intenção de incluir um maior número de mulheres no mercado do áudio, a plataforma streaming Spotify e a organização sem fins lucrativos SoundGirls — responsável por expandir a participação das mulheres na música — se organizaram para formar o EQL Directory.

O EQL Directory é uma plataforma que busca aumentar a igualdade para as mulheres nos campos de áudio e produção, por meio de um banco de dados global para profissionais que desejam ampliar suas carreiras na indústria do áudio.

Assim, o projeto é formado por uma equipe de profissionais escolhida pelo streaming e pelo estúdio Secret Genius para compor o conselho consultivo do serviço. 

Dentro da comunidade é possível criar um perfil após se registrar com o seu e-mail, adicionar links para os seus principais trabalhos e, além disso, fazer upload do seu currículo!

Mulheres Flix

O Mulheres Flix é um projeto feito pelo site Mulheres Audiovisual. Esse site foi fundado por mulheres que desenvolvem meios para que todas possam ser lembradas pelas contribuições nas artes, gerando reconhecimento.

O objetivo do projeto é o cadastro de obras, — como filmes, séries, propagandas, clipes, podcasts, web séries, músicas, livros e artigos científicos. Todas elas precisam ter autoria, produção, composição ou direção de mulheres.

Assim, para que o seu material entre para o acervo do site, é preciso preencher este formulário. Portanto, não perca tempo e se inscreva com aquele seu projeto favorito! 

Conclusão

Portanto, para as mulheres que sonham em seguir o caminho da música: não desistam! Assim como em todas as áreas, no mercado do áudio também há espaço para qualquer pessoa que queira dedicar seus dias ao seu sonho, incluindo principalmente as mulheres, que ganham mais espaço a cada dia.


Leia mais:

Receba nossas dicas e novidades em seu e-mail!

Nerau